Home Estilo e Vida Saúde Raiva humana: médico tira dúvidas sobre doença
Saúde

Raiva humana: médico tira dúvidas sobre doença

Envie
Default Featured Image
Envie

A raiva é uma doença viral, transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico, contido na saliva do animal infectado, principalmente através da mordedura. O médico Tasso Carvalho explicou como a doença age no corpo, seus sintomas e formas de transmissão.

“A doença caracteriza-se como uma encefalite progressiva aguda e letal, apresenta dois grupos básicos de transmissão: o urbano e o rural. O urbano ocorre principalmente entre cães e gatos e é de grande importância nos países do terceiro mundo, e o rural, que ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas”, disse.

De acordo com o profissional de saúde, os principais sintomas são: “mal-estar geral, febre, perda do apetite, dor de cabeça, náuseas, dor de garganta, irritabilidade. Em fase mais avançada pode causar delírios, espasmos musculares involuntários e convulsões.”

Conforme o médico, todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. Já existem casos documentados de transmissão inter-humana.

Por fim, Tasso afirmou que a doença pode ser fatal. “A progressão da doença pode ser fatal por conta do caráter progressivo do acometimento neurológico, inicialmente periférico e evoluindo para o sistema nervoso central. Nessa fase, causa uma difusa inflamação do parênquima cerebral chamada encefalite – fase fatal em 100% dos casos”.

Sobre Dr. Tasso Carvalho

Tasso Carvalho é Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação Strictus Sensus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e é médico pela pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Tasso também é nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran e AMB). Foi Coordenador do Curso de Medicina na Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB) durante dois anos. O médico criou a Integrative Academy, uma plataforma onde já ministrou 12 cursos que falam desde terapias de equilíbrio hormonal, de homeostase hormonal, base da fisiologia à terapêutica.
Registros: CRM 18983 e RQE 12749

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Leia Mais
CFM veta terapia hormonal para menor de 18 anos e restringe cirurgias

CFM veta terapia hormonal para menor de 18 anos e restringe cirurgias

Leia Mais
Entidades reagem a vetos de terapias hormonais para menores

Entidades reagem a vetos de terapias hormonais para menores

Leia Mais
Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic 

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic 

Leia Mais
Rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer, diz especialista

Rouquidão persistente pode ser sintoma de câncer, diz especialista

Leia Mais
Envie