Siga-nos nas Redes Sociais

Esportes

Raia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval é rota de baleias

Publicado

em

440298 1115178 Rota Das Baleias
Foto: Júlio Cardoso

A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, que ocorre de 20 a 27 de julho, poderá contar com a presença de visitantes muito especiais em suas águas: as majestosas baleias jubartes.

Durante o período de disputas, é fundamental garantir que essa espécie possa migrar, sem interferências em seu trajeto natural. Esse processo é registrado desde 2016 pela organização e Ilhabela (SP) já adicionou o bailado dos animais como ponto turístico.

As baleias jubartes estão em movimento migratório rumo a Abrolhos (BA) passando pelo litoral norte, mais precisamente no Canal de São Sebastião. E é provável que sejam avistadas em grande número nas raias das regatas oceânicas.

Julio Cardoso, do projeto Baleia à Vista, reforça a importância de os velejadores estarem atentos. “Para todos os velejadores, o fundamental é a atenção, prestar muita atenção aos borrifos, a uma batida de cauda, enfim, a tentar localizá-las, se elas estiverem nas raias, e tomar o cuidado, se estiver em rota de colisão, fazer o famoso jibe da baleia, desviar, ou simplesmente acompanhar e apreciar as acrobacias que elas costumam fazer”.

Nos últimos dois anos, o comportamento delas tem sido de vir pelo sul, entrar pelo canal de São Sebastião, passar umas horas descansando e depois retornam pelo sul. Ao saírem vão para os lados da Ponta do Boi e seguem no rumo nordeste para a Bahia.

”Nós, do projeto Baleia à Vista, vamos estar com olheiros, vamos ter parceiros com embarcações, e se tivermos notado alguma nas raias, especialmente da regata de Alcatrazes e Toque-Toque, nós vamos dar o alerta para a Comissão Técnica” .

”Vocês (velejadores) serão avisados pelo canal 74. Independente disso, é fundamental nessas regatas manter esse trabalho de muita atenção porque elas estão por aí. Que vocês possam apreciar as baleias, de preferência, fora de uma rota de colisão”, completou o ambientalista e diretor do Yacht Club de Ilhabela, Julio Cardoso.

A presença das baleias jubartes adiciona um toque especial à celebrada Semana Internacional de Vela Daycoval, evidenciando a necessidade de coexistência entre a prática esportiva e a preservação da vida marinha. Além de proporcionar uma experiência única aos participantes.

Luiz Doro / @dorofoto / HT Sports Leia Mais

Etapa de Vitória do Circuito CAIXA será mais um capítulo na história de superação de Chicletinho

IEE Divulgação Leia Mais

Projeto Formações IEE chega a quatro estados e beneficia mais de 20 mil alunos, em novembro

Foco Radical Leia Mais

Wine Run – Caminhos de Pedra une esporte e cultura do vinho neste sábado (8), na Serra Gaúcha

Renan Camargo Leia Mais

Duas finais, um mesmo palco: o futebol da advocacia toma conta da Ibrachina Arena

Renan Camargo Leia Mais

São José do Rio Preto conquista o hexa e Bauru vence nos pênaltis a Série Prata da 24ª Copa Estadual OABSP/CAASP

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.