Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Quimioterapia: alimentação adequada é essencial para o tratamento

Publicado

em

Por

Default Featured Image

[ad_1]

Durante a batalha para vencer um câncer, é comum que no período de quimioterapia o paciente apresente redução do apetite devido ao efeito dos medicamentos. Entretanto, a alimentação é fundamental para a recuperação do corpo – assim como é uma aliada para vencer a doença.

“O paciente precisa de um profissional que desenvolva uma dieta atrativa e bem elaborada, porque há alimentos que devem ser evitados durante a quimioterapia. É indicado que tenha uma proteína de fonte animal, como um filé de frango, peixe ou carne, pois nela haverá uma série de vitaminas e minerais que irão ajudar na recuperação e fortalecimento da imunidade”, explica a nutricionista e educadora física Dani Borges.

A dieta deve ser completa e diversificada, incluindo também vegetais: “é imprescindível que tenha ervilhas, lentilha ou o feijão, um proteínas vegetais altamente nutritivas e repletas de ferro”, orienta a nutricionista Dani Borges. “1/3 a 1/4 do prato precisa conter um carboidrato complexo, como batata doce ou mandioca, por exemplo. O restante deve ser composto por verduras e legumes, como vegetais folhosos, brócolis e beterraba”, afirma.

Existem alimentos que devem ser evitados, como o açúcar refinado e também os alimentos muito ácidos: “a presença de aftas na boca é um sintoma comum, portanto, frutas com excesso de acidez como o abacaxi podem piorar essa condição”, adverte Dani Borges.


Outro sintoma comum de pacientes que realizam quimioterapia é apresentar o ressecamento da pele e dos fios de cabelo: “o consumo de água deve ser elevado. Se necessário, o paciente precisa até mesmo colocar um alarme para se recordar”, orienta Dani Borges. A água irá ajudar a hidratar o corpo e também a auxiliar o organismo a absorver a medicação.
 

 

Sobre Dani Borges

 

Quimioterapia: alimentação adequada é essencial para o tratamentoDani Borges tem 30 anos e é uma atleta Fitness WBFF PRO, nutricionista, modelo, health coach e educadora física. Como influenciadora digital, tem mais de 418 mil seguidores e posta dicas de motivação, alimentação saudável, receitas e treinos.

Sua paixão pelo fitness surgiu na adolescência após ter tido um quadro de obesidade que a motivou a buscar uma mudança radical de hábitos. Dani começou a atuar como modelo fitness e competidora em 2010, participando nos anos seguintes de competições de fitness nos Estados Unidos e também fotografando para marcas ligadas ao segmento, especialmente em Orlando e Miami, se tornando um dos rostos mais conhecidos do grande público, brasileiro e internacional, que consome publicações e revistas de fisiculturismo. 

Como nutricionista, Dani Borges atende em seu consultório no Brasil e online através das plataformas digitais.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos


[ad_2]

Dr. Luciano Esteves - Divulgação Leia Mais

O “arquiteto da autoestima”: Como um médico carioca revoluciona a medicina estética com abordagem única no Brasil

Mortes em Terra Yanomami caem 27,6% desde declaração de emergência Leia Mais

Mortes em Terra Yanomami caem 27,6% desde declaração de emergência

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado Leia Mais

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.