Quando se fala sobre hábitos saudáveis no dia a dia, as pessoas logo pensam em alimentação equilibrada, prática de atividade física e manutenção da saúde como um todo. Entretanto, um elemento que contribui bastante para garantir mais qualidade de vida é o hábito de leitura. Esse costume faz com que a pessoa se torne mais saudável, compreensível, consiga aprender coisas novas e ainda reduz o estresse, pois é um excelente momento de relaxamento e diversão.
A leitura não precisa se resumir apenas à mídia física tradicional, como livros, revistas e jornais. A leitura na internet, utilizando uma VPN de alta velocidade, também é válida, uma vez que permite acesso a uma quantidade praticamente infinita de informação. Com essa ferramenta, é possível conhecer e estudar diferentes assuntos presentes na rede, tendo uma grande abrangência de fontes à disposição – e a VPN amplia ainda mais as possibilidades.
Mas, afinal, qual é o tempo ideal de leitura diária que a pessoa deve ter? Entenda mais sobre esse assunto e saiba como a VPN pode te ajudar no texto a seguir.
Quanto você deve ler por dia?
Para essa pergunta, não existe uma resposta certa. A ciência sabe que ler, nem que seja alguns minutos todos os dias, já contribui para melhorar a sua qualidade de vida. Ou seja, mesmo com a correria da rotina contemporânea, ainda é possível separar um tempo do dia para cultivar esse hábito, uma vez que ele não exige horas e horas de dedicação.
Por isso, os cientistas comentam um mínimo de tempo que deve ser dedicado à leitura todos os dias. Fazer isso por cerca de 20 a 30 minutos todos os dias já colabora para melhorar a concentração e ajuda a tornar a pessoa mais produtiva. Um estudo feito pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que ler por 30 minutos diariamente colabora para prolongar a expectativa de vida em mais de dois anos.
Além desses benefícios, a leitura pode ser um diferencial para o futuro profissional e acadêmico. Ter ao menos 1 hora de leitura todos os dias, voltada para a aprendizagem e o conhecimento, por cinco dias na semana, é algo capaz de fazer muita diferença no percurso profissional de alguém, expandindo o seu conhecimento.
VPN: um diferencial para a leitura online
Para que esse tempo de leitura na internet seja ainda mais proveitoso e seguro, a melhor saída é utilizar um serviço de VPN. Para quem não está familiarizado, a sigla significa Virtual Private Network (Rede Privada Virtual), uma ferramenta responsável por garantir uma conexão mais segura e totalmente privada para o usuário na internet.
Funciona da seguinte forma: a VPN cria um túnel criptografado que consegue ocultar o endereço de IP do usuário. Isso confere mais segurança à conexão, protegendo a identidade e os dados pessoais da pessoa, sobretudo ao utilizar redes de Wi-Fi públicas, por exemplo.
Dessa forma, a ferramenta redireciona o tráfego da rede por meio de um servidor remoto, que criptografa a conexão no processo. Portanto, a VPN faz com que o usuário se conecte a um servidor, passe pela criptografia e, aí sim, acesse o site desejado. Graças à criptografia, os dados ficam protegidos do ataque de hackers.
Além dessa segurança, que dá muito mais conforto e tranquilidade para acessar qualquer site que a pessoa tenha o interesse de ler, o serviço também oculta o IP do usuário. Em troca, ele fornece um novo, que inclusive pode ser um IP de outro país. Isso é muito importante para a leitura de conteúdos exclusivos, já que existem sites que só podem ser acessados por pessoas que residem em determinada região, por exemplo. Com a VPN, é possível contornar essa restrição e ter acesso ilimitado à informação.