Home Agronegócios Qual o melhor milho para silagem
Agronegócios

Qual o melhor milho para silagem

Envie
Qual o melhor milho para silagem
Envie

Na hora de fazer uma silagem de milho, um tipo de alimento bastante comum usado dentro da pecuária de gados aqui no Brasil, é fundamental saber qual tipo utilizar.

Afinal, o objetivo é conseguir um produto final da mais alta qualidade, aumentando a produtividade no seu rebanho, ao mesmo tempo em que diminui os custos alimentares, sem a necessidade de comprar insumos.

Quando falamos sobre silagem de milho de qualidade, temos que ter em mente que antes isso significa uma produção máxima no volume da massa verde em relação ao hectare, uma maneira de se ter um alimento com baixo custo.

Entretanto, hoje o foco é armazenar a forragem usada na alimentação de gado, tanto leiteiro quanto de corte, sendo que o milho é usado porque fornece mais energia e aumenta as proteínas para o gado.

Dito tudo isso, nosso objetivo aqui é mostrar qual a melhor opção de milho para silagem. Vamos lá!

Silagem de milho: Entenda o que é!

A silagem trata-se de uma prática usada para fazer o armazenamento de forragem, evitando assim uma grande perda nutricional do alimento para o gado.

Além disso, com esse tipo de técnica é possível manter o alimento armazenado por muito mais tempo, devido a um processo de fermentação totalmente controlado ao longo do processo.

E por que fazer silagem de milho? Veja a seguir quais são as razões principais pelas quais vale a pena investir nele:

  • Permite uma produção de massa bem alta por cada hectare, o que permite até mesmo que os pequenos produtores possam utilizar a silagem de milho em sua pecuária
  • É um tipo de cultura muito fácil e mais simples de se manejar, então mesmo quem está iniciando agora tem uma maior agilidade para que possa produzir bem e em grande quantidade
  • A silagem de milho garante uma qualidade nutricional alta, pois apesar de existirem outros tipos de cultura com um fornecimento de massa bem alta, o milho tem uma qualidade nutricional que é bem mais elevada, garantindo assim uma produção maior de leite pelo gado
  • É mais fácil realizar a ensilagem com o uso do milho, visto que usando de poucos equipamentos e recursos, com um custo menor, dá para fazer uma forragem realmente conservada
  • O custo por cada quilo da matéria seca é muito mais baixo quando comparado com diferentes tipos de alimentos. Assim, ainda que tenha uma exigência de um investimento alto por cada hectare, o custo total tende a ser menor, no final, por conta da alta produção da silagem

Veja também: Transbordo Canavieiro, qual a sua importância para o produtor rural?

Melhor milho para silagem: Entenda qual a opção mais adequada

O cultivo do milho usado para silagem não é sempre o mesmo que se utiliza nas lavouras com grãos.

Ainda que os grãos realmente estejam mais relacionados com a quantidade de energia que é promovida pela silagem, é importante também ter atenção para a questão da digestibilidade.

A utilização dos híbridos aqui se torna uma ótima opção, pois eles geram a produção de grãos dentados ao invés dos grãos duros.

Os grãos dentados de milho são as melhores opções para silagem porque têm características que trazem um aumento na qualidade da mesma, como:

  • Aumentam a proporção do endosperma farináceo quando comparado ao milho vítreo
  • Tem uma maior disponibilidade para o animal, o que resulta em um teor de energia muito maior
  • Tem uma maior digestibilidade para o gado, o que torna mais fácil seu uso e aproveitamento
  • Traz uma maior facilidade para a gradação em água

Fora a parte dos grãos que compõem a silagem do milho, mais de 50% da massa seca tem na sua composição a parte vegetativa dessa planta.

Portanto, quando você for escolher o melhor milho para silagem, é importante atentar-se a quais são as quantidades das fibras que estão presentes nesse cultivo.

A silagem de qualidade deve ter um teor de fibra detergente neutro em torno de 40%, além de que é interessante que ela tenha um menor teor de fibra detergente ácido.

Isso porque se esse teor for muito alto, isso impacta na redução da qualidade e da digestibilidade de uma silagem, pois o FDA tem relação direta com a lignina, e a mesma possui uma digestibilidade baixa.

Conclusão

Como visto aqui, na hora de definir como vai ser o processo de silagem para uso na sua pecuária, é fundamental conhecer qual é o melhor tipo de milho para essa finalidade, garantindo assim um produto de mais alta qualidade. 

Neste texto, mostramos a você o que significa uma silagem de milho, quais são as vantagens de realizar esse processo e ainda qual o tipo de grão ideal para que você tenha um produto realmente bom para oferecer ao gado.

O que achou do artigo de hoje falando sobre qual o melhor tipo para silagem?

Período de transição das vacas leiteiras impõe desafios nutricionais aos pecuaristas
Período de transição das vacas leiteiras impõe desafios nutricionais aos pecuaristas
Tío Nacho e UBEES promovem capacitação de mulheres na América Latina via apicultura regenerativa
Tío Nacho e UBEES promovem capacitação de mulheres na América Latina via apicultura regenerativa
Vetnil investe em conhecimento dos médicos-veterinário no XVIII Fórum de Gastroenterologia Equina
Vetnil investe em conhecimento dos médicos-veterinário no XVIII Fórum de Gastroenterologia Equina
Pós-desmame: Saiba como nutrição inadequada prejudica a produtividade na suinocultura
Pós-desmame: Saiba como nutrição inadequada prejudica a produtividade na suinocultura
Broto Agro Show acontece até dezembro
Broto Agro Show acontece até dezembro
Envie

RBN Stories