Conecte-se conosco

Economia

Qual é a melhor idade para financiar um imóvel?

Publicado

em

Especialista em financiamento imobiliário da EmCasa tira dúvidas comuns e importantes para quem está planejando uma mudança

Uma das dúvidas na hora de comprar um imóvel financiado é sobre a melhor idade para iniciar a busca e começar as negociações pelo apartamento ou pela casa dos sonhos.

Com as facilidades oferecidas, tanto por programas de subsídio do governo, quanto por empresas privadas que facilitam empréstimos, e a queda histórica da taxa Selic a 2%, que influencia os juros e torna o crédito mais acessível, cada vez mais pessoas buscam realizar o sonho da casa própria por meio dos financiamentos.

Começar cedo a busca por essa conquista é uma excelente decisão, mas há limitações. A EmCasa, startup de compra e venda de imóveis, separou algumas dúvidas frequentes e Marcello Goldkorn, diretor e especialista em financiamento imobiliário da empresa, respondeu a cada uma, para ajudar as pessoas nessa conquista.

Qual é a idade mínima para financiar um imóvel? E, qual a idade mínima para financiar um imóvel pela Caixa?

Assim como para a assinatura de outros tipos de empréstimos, a idade mínima para financiar um imóvel é 18 anos em todas as instituições financeiras, inclusive a Caixa. E, algo que poucas pessoas sabem, é que quanto mais jovem for o comprador, mais barato será a parcela a ser paga. Isso acontece porque uma parte considerável do financiamento imobiliário é o valor pago em seguros obrigatórios, como dano físico ao imóvel e seguro por morte ou invalidez permanente. Esse segundo, varia de acordo com a idade do comprador e quanto mais novo, menor o preço. Dessa forma, a pessoa consegue economizar parte do valor do seguro e usar para comprar um imóvel melhor.

“Comparando uma pessoa de 20 anos com outra de 50 anos, considerando as mesmas condições, o valor total pago pela mais jovem será 20% menor”, explica Marcello Goldkorn, diretor e especialista em financiamento imobiliário da EmCasa.

E não são só os jovens que devem se atentar ao limite de idade. Para financiar um imóvel, há também uma idade máxima – fixada pelos principais bancos do país em 80 anos e 6 meses para o término do pagamento das parcelas.

“É importante a compreensão de que quando o financiamento é feito entre duas ou mais pessoas, esse limite se refere a idade da pessoa mais velha ao final do financiamento. Ou seja, se você está com 60 anos e irá comprar um imóvel com uma pessoa de 18 anos, o prazo máximo será de 20 anos e meio, devido a pessoa mais velha que está adquirindo o crédito, independente da instituição financeira.”, explica Goldkorn.

Além da exigência de idade mínima e máxima, outros fatores são determinantes:

  1. Comprovar ter a renda mínima mensal: Os documentos para a comprovação são Imposto de Renda do ano anterior e os três últimos contracheques/holerites dos compradores. Em alguns casos, até o extrato bancário pode ser utilizado como comprovação.
  2. Não apresentar qualquer problema de crédito ou restrição, ou seja, é necessário estar em dia com as contas: não possuir nome negativado no Serasa e SPC, além de dívidas em caráter de cobrança judicial ou extrajudicial.
  3. Valor realista da prestação: o valor da primeira prestação não pode ser maior que 30% da renda familiar mensal bruta.
  4. Apresentar estado civil e capacitação de pagamento: aptidão que a pessoa tem de exercer seus direitos, sem nenhum tipo de impedimento, apresentando certidão de estado civil e comprovante de residência.

Momento de Compra

Na lista de coisas que o cliente busca saber antes de comprar um imóvel, também está a definição de qual é o melhor momento para comprar um imóvel. Atualmente, os bancos estão praticando as menores taxas da história.

“Sabemos que não é todo mundo que pode escolher o momento para a compra de um imóvel mas, para ilustrar, realizamos um estudo comparando quanto uma pessoa conseguiria financiar em fevereiro/2018 e em fevereiro/2021 e isso dá um valor 30% maior. Ou seja, se uma pessoa, em 2018, poderia financiar um imóvel de 500 mil reais, hoje, com a mesma renda, ela pode financiar um imóvel de 650 mil reais.”, complementa Goldkorn.

Para quem quer comprar um imóvel, a EmCasa oferece um serviço humanizado com especialistas de venda que ajudam e tiram todas as dúvidas, da busca até a entrega das chaves. Para facilitar o pagamento do imóvel, a startup auxilia em crédito: acordos com todos os grandes bancos, além de um leilão para otimizar e conseguir a melhor taxa para o cliente, economizando um valor muito relevante para o comprador.

Drielly Costa, de 26 anos, analista comercial, que comprou um imóvel financiado com a EmCasa no fim do ano passado, comenta: “No final de 2020 comecei a buscar imóveis em construção devido às facilidades de pagamento, porém esperar três ou quatro anos até pegar as chaves começou a me incomodar. Foi quando conheci a EmCasa e comecei a marcar visitas. O atendimento da especialista de vendas foi incrível, ela me deu toda a assistência possível, inclusive buscando imóveis que haviam me interessado e não estavam disponíveis no site. Após escolher o apartamento que cabia no meu orçamento, a equipe do Financeiro facilitou muito o processo do financiamento, eu não precisei ir em nenhum momento ao banco. O time sempre esteve disposto a ajudar, como foi meu primeiro financiamento as dúvidas eram muitas, mas os e-mails e os contatos via telefone sempre foram claros e assertivos”.

“Sabemos que a educação imobiliária ainda é pouco acessível no Brasil, e por falta de informação, muita gente perde a chance de fazer um bom negócio. Entendemos a responsabilidade de atuar na transação financeira mais importante da vida das pessoas, e queremos ajudar os clientes a se sentirem seguros e confortáveis em todas as etapas do processo, inclusive com informação”, comenta Gustavo Vaz, CEO e fundador da EmCasa

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA