Se você está procurando emprego ou está empregado e quer fazer sua carreira deslanchar, vale a pena prestar atenção nos idiomas mais requisitados pelas empresas.
Afinal, dependendo da sua área de atuação, é bem possível que já tenha reparado que boa parte das vagas já vem com descrição em inglês. Certo?
E você já se perguntou por que isso acontece com mais e mais frequência?
Com certeza não é à toa. A globalização já vinha há anos impondo o inglês como idioma oficial dos negócios, mas a pandemia (ah sim, novamente ela!) acelerou tudo.
O trabalho remoto permitiu não apenas que pessoas do mundo todo formassem uma equipe de trabalho. Ela escancarou também as possibilidades de o recrutamento de pessoas ser feito sem fronteiras.
É cada vez mais comum que alguém more no Brasil e trabalhe para os Estados Unidos ou que more na Europa e trabalhe para o Brasil.
Em parceria com a escola de idiomas Berlitz, selecionamos as línguas mais solicitadas pelas empresas hoje em dia.
Quais são os idiomas mais requisitados pelas empresas?
Confira a seguir alguns dos idiomas mais requisitados pelas empresas no Brasil, tanto para contratar quanto para promover seus profissionais.
Inglês
Até gostaríamos de fazer suspense, mas neste caso é impossível. O inglês, obviamente, é o idioma mais requisitado pelas empresas no mundo todo, inclusive no Brasil, é claro.
E por quê? Porque estima-se que mais de 1,5 bilhão de pessoas falem o idioma no mundo todo, em diferentes níveis de proficiência.
Isso, claro, faz com que o idioma seja adotado como língua oficial de muitas empresas que reúnem profissionais de diferentes países.
Ou seja, você pode morar no Brasil e trabalhar para uma empresa que fica na Alemanha. Seu chefe direto pode ser espanhol e seu colega mais próximo talvez seja português. E, ainda assim, sabe que idioma vocês falaram oficialmente no trabalho? Inglês.
E mesmo que você não tenha uma multiculturalidade tão intensa no trabalho e trabalhe em São Paulo mesmo, fisicamente, convivendo apenas com brasileiros, é bem provável que você tenha de falar inglês para evoluir na carreira e interagir com fornecedores, clientes e colegas de outras regiões. Com inglês nativo ou não.
Mandarim
Vai dizer que você nunca pensou em estudar mandarim? Ok, é possível mesmo que essa ideia não tenha passado pela sua cabeça – ainda!
Isso porque, com o avanço da China como potência econômica, muitas empresas vêm buscando profissionais que tenham esse conhecimento para facilitar a interação comercial com o país e aproveitar as oportunidades do mercado.
Espanhol
Ufa! Pode respirar porque aprender espanhol é bem mais fácil do que se aventurar pelo mandarim, não é?
E o idioma é especialmente relevante para empresas que têm operações Latam, ou seja, na América Latina.
Francês
O idioma francês mantém sua relevância porque também é falado em muitos países, como língua oficial ou secundária.
Além da França, é claro, o idioma é falado no Canadá, na Suíça, na Bélgica, Haiti, Senegal, Seychelles e Costa do Marfim, por exemplo.
Alemão
A Alemanha é uma potência econômica e, em geral, é vista como centro financeiro da Comunidade Europeia.
No Brasil, há grandes empresas alemãs, especialmente nas áreas de engenharia, manufatura e tecnologia.
Ter conhecimento de alemão, portanto, pode ser um diferencial importante tanto para quem quer fazer carreira nessas empresas quanto para quem trabalha em empresas que não são alemãs, mas têm uma relação estreita com aquele país.
Ainda que o inglês seja o idioma oficial das empresas, ter conhecimento do idioma do seu chefe ou do cliente que você vai atender pode render pontos importantíssimos no seu currículo.
Como oferecer ou fazer treinamento de idiomas na sua empresa?
Se você quer aprender outros idiomas, mas ainda não teve essa oportunidade, temos uma boa notícia.
A Berlitz, escola de idiomas, oferece treinamento de idiomas para empresas que precisam desenvolver esse conhecimento em seus profissionais.
Esse tipo de treinamento segue o Método Berlitz de aprendizagem, que é baseado na conversação e na comunicação no idioma estudado.
Existem basicamente dois tipos de programas de ensino desse tipo, o Berlitz Flex para Negócios e o Berlitz On Demand.
Com o Berlitz Flex, você e seus colegas podem aprender inglês, espanhol e alemão por meio de aulas particulares ao vivo.
O Berlitz On Demand, por sua vez, é uma plataforma de autoaprendizagem de inglês, espanhol, alemão e francês para empresas que precisam agilizar o aprendizado de um grande número de profissionais.
Na plataforma, cada aluno segue seu próprio ritmo e pode usar qualquer dispositivo para aprender no horário que for possível.
Gostou dessa matéria? Que tal começar a desenvolver suas habilidades e aprender um novo idioma hoje?