As crianças dos anos 2020 nunca saberão a emoção contida dentro de uma locadora VHS. Como as crianças entravam animadas em escolher uma fita pra levar pra casa e devolver uma semana depois, tendo assistido tantas vezes que os pais já sabiam as falas de todos os personagens. O streaming chegou para ficar, mas você sabe quais são as principais plataformas de streaming?
Com opções como Netflix, Prime Video, Disney + e Star+, é possível assistir a filmes, séries, documentários, jogos e muitos outros conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, diretamente do seu smartphone. E mesmo não tendo uma televisão Smart, ainda é possível desfrutar de uma experiência de visualização melhor, usando um bom cabo HDMI para conectar seu smartphone ou tablet a uma televisão.
As plataformas de streaming transformaram a forma como as pessoas consomem conteúdo de entretenimento. Se antes era preciso encontrar uma locadora, procurar pelo filme que você queria assistir e torcer para ainda estar disponível, hoje você só precisa procurar no google em qual plataforma de streaming ele está disponível e acessá-lo a qualquer instante.
Quer saber mais? Confira nosso artigo completo sobre as melhores plataformas de streaming.
Fonte: Freepik
O que é uma plataforma streaming?
Uma plataforma de streaming nada mais é que um serviço de distribuição de conteúdo de áudio e vídeo através da internet. Essas plataformas permitem que os usuários acessem conteúdos de mídia em tempo real, sem precisar baixar nenhum arquivo para o seus dispositivo.
Com uma plataforma streaming os usuários podem assistir o conteúdo em qualquer dispositivo que tenham a sua disposição, contato que tenham uma assinatura mensal, única ou anual.
Porém, por mais que todas as plataformas possuam a mesma ideia central, cada uma delas possui suas características e conteúdos diferenciados.
Inicialmente a Netflix dominava o mercado, tendo séries, filmes e documentários de diferentes produtoras a disposição, porém com o tempo e a popularização desse tipo de serviço, as produtoras passaram a criar suas próprias plataformas de streaming para colocar apenas o seu próprio conteúdo, diminuindo então o alcance que a Netflix possuía.
Isso aconteceu porque o catálogo de filmes e séries da Netflix foi reduzido e as outras plataformas acabaram aparecendo mais na mídia.
Para escolher a melhor plataforma de streaming você deve pesquisar o tipo de conteúdo que cada uma tem. A Disney+ por exemplo tem os filmes da Disney com foco em animações e conteúdo infantil, então é uma boa plataforma para pais e famílias.
Qual foi a primeira plataforma de streaming?
Diferente do que a maior parte das pessoas acredita, a primeira plataforma de streaming do mercado não foi a Netflix, apesar de ser com certeza a mais famosa.
A primeira plataforma de streaming tem data de lançamento em meados de 1990, mas foi utilizada apenas para transmissões corporativas e de uso educacional. Já a primeira plataforma que tinha conteúdo de entretenimento para o público foi a RealNetworks em 1995, com músicas, notícias e esportes. Essa tecnologia era muito avançada para a época e podemos dizer que foi extremamente necessária para a criação do streaming que existe hoje.
Mais de 10 anos depois, em 2007, a Netflix estava sendo lançada porém bem diferente de como ela é hoje. Inicialmente a Netflix oferece conteúdos em DVD e depois de um tempo migrou o sistema para o streaming que conhecemos hoje.
Desde então, outras plataformas foram lançadas a fim de tirar o monopólio da Netflix e separar os conteúdos de cada produtora, forçando o público a assinar diversas plataformas para ter acesso a todo o conteúdo que tem verdadeiro interesse.
Quais as principais plataformas de streaming?
Sem dúvidas o maior embate seria entre a Netflix e a Prime Video. Foram as duas primeiras plataformas que ficaram famosas e acabaram dividindo alguns conteúdos entre si.
Porém existem muitas outras plataformas que precisam ser citadas nesse artigo, entre elas:
• Netflix – a mais popular no mundo todo, oferecendo muitos filmes, séries e documentários, tanto licenciados quanto originais, e com um catálogo que está em constante mudança.
• Prime vídeo – o serviço de streaming da Amazon que se torou popular pelos seus conteúdos originais e programas de TV, que não tinham muito espaço na Netflix.
• Disney+ – plataforma de streaming da Disney, com todas as animações e filmes da Disney, voltada mais para o público infantil.
• Star+ – dos mesmos produtores da Disney+ porém com conteúdos de filmes e séries voltadas ao público jovem/adulto.
• HBO Max – oferece programas de TV e filmes originais da HBO. Também disponibiliza conteúdo licenciado de outros estúdios.
• Globo play – com conteúdos nacionais da emissora Globo, além de documentários, filmes, jogos e muito mais.
Essas são apenas algumas das diversas plataformas de streaming que existem atualmente no mercado e com tantas opções disponíveis é importante pesquisar os conteúdos e valores atuais para escolher a plataforma certa para você.
Lembre-se de procurar as características de cada plataforma pois cada uma delas possui suas próprias especificações. A Netflix, por exemplo, tem a restrição da quantidade de telas que podem ser usadas ao mesmo tempo, possibilitando a contratação de mais ou menos telas, dependendo do valor escolhido.
Conclusão
Desde o seu surgimento, as plataformas de streaming foram surgindo com uma enorme variedade de conteúdos. Entre as principais, podemos citar a Netflix, Prime Vídeo, Disney+, Star+, GloboPlay, HBO Max, entre outras.
Cada uma possui a sua peculiaridade, podendo mudar tanto no conteúdo oferecido como na interface e no preço. Cabe ao usuário fazer a sua escolha entre as plataformas que melhor lhe agradam.