A ferramenta traz eficiência e produtividade aos trabalhadores da linha de frente de negócios dos mais diversos setores
Apesar dos rádios walkie-talkies já fazerem parte da rotina de empresas de diferentes áreas há décadas, a tecnologia que permite que funcionários troquem mensagens de voz de maneira instantânea e simples – basta segurar um botão – segue relevante. Porém, a solução evoluiu e ganhou nome e apelido: Push to Talk (PTT) ou “pressione para falar”, em português.
Atualmente, não é mais necessário um aparelho específico para se comunicar – como os radinhos de antigamente – mas apenas baixar um software no dispositivo que a equipe já usa. Ele pode rodar em smartphones e tablets corporativos, que potencializam seus benefícios ao aliá-lo a outras soluções como scanner de código de barras, câmera e bateria de longa duração.
Os softwares também são mais seguros que os walkie-talkies, pois os dados provenientes das mensagens são criptografados e viajam via wifi ou 4G. É possível saber exatamente de onde a comunicação saiu e para onde ela foi, por conta do IP do usuário do dispositivo. Assim, a empresa tem a possibilidade de configurar quem interage com quem, se assegurando que a informação certa chegue à pessoa correta de maneira eficiente.
As soluções Push to Talk ainda são mais versáteis e customizáveis: as empresas podem escolher se querem que seus trabalhadores se comuniquem por voz, imagem ou mensagem de texto, por exemplo. Da mesma forma, os dispositivos podem estar conectados via wifi ou rede 4G.
Neste último ano, a tecnologia PTT se mostrou valiosa também por ajudar negócios a manter o distanciamento social entre seus funcionários e clientes. Um vendedor de loja só precisa apertar um botão para checar com o time do estoque se há um determinado produto por lá, sem precisar se aproximar e falar pessoalmente, por exemplo. O mesmo vale para trabalhadores de galpões, centros de distribuição, fábricas, aeroportos ou qualquer negócio que precise de troca de informações em tempo real entre seus funcionários.
“Fluxos de comunicação simples e eficientes garantem que todos estejam na mesma página, cientes de suas tarefas e prazos, e possibilitam que as empresas tenham, diante de um imprevisto, um tempo de resposta e ação muito menor. Finalmente, essa agilidade se reflete na satisfação do cliente”, explica o engenheiro de vendas da Zebra Technologies no Brasil, Luis Cunha. A empresa oferece o WorkForce Connect, um software de comunicação PTT que pode ser usado por empresas de todos os tamanhos e setores, conquistando processos mais alinhados e fluxos de trabalho sem atrito.