O comunicado oficial da Sirius Event, organizadora da regata Globe40, confirma que a largada do Prólogo da Volta ao Mundo em duplas, que tem o Barco Brasil no seu start line, foi adiada para quinta-feira (4/9). Os veleiros de 40 pés partiriam neste domingo (31/8) de Lorient, na França, com destino a Cádiz, na Espanha.
O adiamento ocorreu devido às condições meteorológicas ainda muito severas no Golfo da Biscaia, com ventos fortes e mar agitado. A situação não permite que o prólogo tenha início antes de 4 de setembro. Uma regata prólogo é uma prova realizada antes da largada oficial de uma competição principal de vela, com caráter simbólico e organizacional. Serve para apresentar barcos e tripulações ao público e à imprensa, além de testar aspectos técnicos da organização, como sinalização, comissão de regata e sistema de rastreamento.
O Barco Brasil será conduzido pela dupla José Guilherme Caldas e Luiz Bolina em um Class40 adesivado com as cores do país. “A nova largada está programada para as 16h (hora local) no Coureaux de Groix, com saída dos pontões de Lorient La Base às 14h. Dependendo da trajetória da última frente esperada, esse horário poderá sofrer variação de algumas horas durante a noite”, explicou Manfred Ramspacher, organizador do evento. Um briefing da regata está marcado para quinta-feira, em Lorient, no escritório da prova. Os primeiros Class40 são esperados em Cádiz na noite de segunda-feira (8/9).
A largada oficial da volta ao mundo está prevista para 14 de setembro, em Cádiz, de onde os barcos seguem para Mindelo, em Cabo Verde, atravessam o Atlântico rumo ao Cabo da Boa Esperança e depois às Ilhas Reunião. A jornada continua pelo Oceano Índico até Sydney, na Austrália, cruza o Pacífico até Valparaíso, no Chile, e enfrenta o Cabo Horn antes da subida pela costa brasileira até Recife. A chegada final será em Lorient, na França.