Home Esportes Projeto social de triathlon para crianças envolve toda a comunidade em Cascavel
EsportesNotíciasOlímpico

Projeto social de triathlon para crianças envolve toda a comunidade em Cascavel

Envie
Default Featured Image
Envie

Programação das férias escolares de julho aproxima professores, pais, alunos e amigos na Escolinha de Triathlon Formando Campeões

 

Uma boa rede de apoio familiar é fundamental para as crianças se desenvolverem no esporte. Em Cascavel, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões elaborou uma programação de férias escolares aberta a toda a comunidade, com direito a festa julina e brincadeiras na piscina da sedo do projeto. O objetivo é tornar o esporte cada vez mais presente e natural na rotina da região.

Na semana passada, a festa julina realizada no Centro Comunitário do Coqueiro proporcionou a todas as famílias uma noite de muita comida típica, forró pé de serra e até uma quadrilha improvisada na hora, com os alunos do projeto. Além de valorizar a cultura regional, o momento foi uma celebração entre professores, pais e crianças, pelo final do semestre.

Nesta quinta-feira, a festa continuou com uma ida ao cinema, a convite da Comissão de Visitas às Entidades do Conselho Municipal de Assistência Social e o e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cascavel. Depois, pais e alunos puderam desfrutar de uma tarde na piscina do Centro Comunitário do Coqueiro.

“Eles são vinculados à Secretaria de Assistência Social, vieram nos visitar e adoraram o projeto. Por isso fizeram o convite para o cinema”, conta o professor Edvando Pascoal.

A proximidade com a comunidade fortaleceu o apoio à Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O resultado se reflete no desempenho da criançada nos treinos. Muitas mostram evolução no esporte, e já começam a ser preparadas para competições. O próximo desafio será a Corridinha Kids organizada pela Federação de Triathlon do Estado do Ceará, em agosto.

“Estamos treinando do campo de futebol aqui da comunidade, visando corridas de longa distância, de 5km. O campo é ótimo para melhorar a técnica de corrida e desenvolver mais as capacidades físicas das crianças. Temos garotos e garotas com potencial. Queremos que eles vivenciem as competições e ganhem experiência em ambiente de prova”, explica o professor Edvando Pascoal, do núcleo Cascavel da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Cascavel, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio do Centro Comunitário do Coqueiro. O projeto tem patrocínio de Aço Cearense, Grupo Edson Queiroz, Lunelli e WestRock.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Artigo: A campanha Harris – e a falsa aparência de adesão e envolvimento nas pautas da esquerda no mundo
Artigo: A campanha Harris – e a falsa aparência de adesão e envolvimento nas pautas da esquerda no mundo
Expectativa e pressão marcam segundo dia do ENEM; confira dicas para uma preparação eficaz
Expectativa e pressão marcam segundo dia do ENEM; confira dicas para uma preparação eficaz
Primeira procuradora-geral negra de SP defende regulação das redes
Primeira procuradora-geral negra de SP defende regulação das redes
Quase 16,4 milhões de pessoas moram em favelas no Brasil, revela Censo
Quase 16,4 milhões de pessoas moram em favelas no Brasil, revela Censo
População de favela é mais negra e jovem que restante do país
População de favela é mais negra e jovem que restante do país
Envie