Conecte-se conosco

Esportes

Projeto educacional revela crianças com vocação para o triathlon em Itu

Publicado

em

Em poucos meses, Escolinha de Triathlon Formando Campeões mostrou evolução física e comportamental entre os alunos

Em apenas quatro meses de aulas em Itu, A Escolinha de Triathlon Formando Campeões conquistou crianças e adolescentes e contou com o apoio ativo dos pais. O projeto, que retornou às aulas esta semana, mostrou evolução nas habilidades motoras dos alunos e, de quebra, desenvolveu maior responsabilidade, comprometimento familiar e escolar.

O objetivo do projeto é formar cidadãos de sucesso por meio do esporte. Assim, oferece a alunos entre 8 e 16 anos do ensino público a chance de praticar uma modalidade olímpica com estrutura profissional, de forma gratuita. Com ênfase na educação, a Escolinha do Triathlon tornou-se referência no desenvolvimento das categorias de base.

Em Campinas, as atividades começaram em novembro, beneficiando 40 crianças e adolescentes. Até o final do ano, as aulas foram dadas no Complexo Aquático Fiori Amantéa, junto ao Estádio Dr. Novelli Júnior.

“A criançada abraçou o projeto, e a aceitação dos pais também foi muito boa. Toda a evolução que observamos nestes meses é consequência do trabalho lindo que estamos fazendo aqui”, destaca o professor Thiago Mantovani. “E temos até alguns alunos que realmente mostraram talento para o triathlon.”

Aulas virtuais

Desde o início do projeto, os treinos atenderam às normas de segurança impostas pela pandemia de coronavírus. As primeiras aulas foram realizadas com turmas de 5 alunos em cada horário, passando depois para 10 alunos por horário, mantendo o distanciamento social e o uso de máscar e álcool em gel.

Agora, com a volta de Itu para a fase vermelha da quarentena, a solução encontrada foi migrar para o ambiente virtual. Com isso, o núcleo de Campinas segue os passos dos núcleos de Curitiba da Escolinha, que contam com aulas gravadas diariamente para o Youtube desde abril do ano passado.

“Duas vezes por semana, eu vou passar aos alunos os links dos treinos da Escolinha no Youtube. Outras duas vezes, eu mesmo gravarei vídeos com instruções de exercícios mais específicos para o núcleo aqui de Itu”, explica Thiago Mantovani. “Ontem tivemos as primeiras aulas nesse esquema, e tivemos uma boa aceitação, tanto dos alunos como dos pais. As crianças mandaram fotos e vídeos dos seus treinos, estão acompanhando bem.”

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 500 crianças e adolescentes em 11 núcleos espalhados pelo Paraná, São Paulo e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA