Home Notícias Educação Projeto desenvolvido na rede pública de ensino de Osasco resgata tradições do folclore nacional
Educação

Projeto desenvolvido na rede pública de ensino de Osasco resgata tradições do folclore nacional

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Atividade integra o projeto “Eu tenho futuro – Escola em Tempo Integral”, da Secretaria da Educação do município em parceria com a empresa Planneta Educação.

 

Em 22 de agosto foi celebrado mundialmente o Dia do Folclore, isso porque nessa data, em 1846, que o termo “folklore” foi criado pelo pesquisador inglês William John Thoms. Ele uniu as palavras “folk” (povo) e “lore” (conhecimento) para definir o conjunto de tradições, costumes e crenças populares de um povo.

A escolha da data para comemorar o Dia do Folclore no Brasil e em outros países reconhece a importância da valorização e estudo das manifestações culturais populares, que variam de acordo com as localidades. 

O folclore engloba diversas formas de expressões, como lendas, mitos, festas, músicas, danças, brinquedos e brincadeiras, que refletem a identidade e a história de um povo. 

Com o intuito de manter vivas essas tradições,durante todo o mês de agosto, será realizada na unidade escolar EMEF Cecília Corrêa Castelani, Profª, uma programação especial no horário de almoço para os estudantes, com o objetivo de celebrar e vivenciar o folclore brasileiro de forma lúdica, interativa e culturalmente rica. A oficina integra o projeto “Eu tenho futuro – Escola em Tempo Integral”, da Secretaria de Educação do município de Osasco em parceria com a Planneta Educação, empresa do grupo Vitae Brasil.

Ao longo desse período, todas as turmas participarão diariamente das atividades, cada uma adotando um personagem folclórico específico para trabalhar de maneira aprofundada. Essa abordagem permitirá que os estudantes conheçam, explorem e representem diferentes figuras, histórias e tradições, fortalecendo o vínculo com a cultura popular brasileira.

As atividades serão inspiradas na relação entre o folclore e a natureza, destacando a presença de personagens que protegem a floresta ou vivem nela. Essa conexão será explorada em todas as atividades, promovendo consciência ambiental e valorização do meio ambiente.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se jogo de adivinhas folclóricas (desafios divertidos para exercitar a imaginação e o raciocínio), trava-línguas (brincadeiras com palavras para estimular a pronúncia e agilidade verbal), Artes (produção de ilustrações, cartazes e expressões visuais inspiradas no folclore), lendas e mitos da Amazônia (narrativas orais e leitura de histórias que preservam a memória cultural), rimas (criação de versos rimados para trabalhar musicalidade e criatividade) e tirinhas folclóricas (exposição de quadrinhos com personagens e temas populares).

A exposição final será um momento de integração e celebração, reunindo em um só espaço as criações das turmas. Cada trabalho revelará a dedicação e o talento dos estudantes, transformando cores, palavras e histórias em verdadeiras expressões da cultura popular.

A Analista de Operações Educacionais da Planneta Educação, Thayná Cardozo, explica porque as crianças estão bastante entusiasmadas com o projeto: “A exposição final será um momento de integração e celebração, reunindo em um só espaço as criações das turmas. Cada trabalho revelará a dedicação e o talento dos estudantes, transformando cores, palavras e histórias em verdadeiras expressões da cultura popular. Na finalização, haverá três momentos marcantes: uma apresentação de teatro, outra de dança e a plantação de dez mudas de ipê no terreno localizado atrás da escola. Cada turma ficará responsável por plantar sua árvore, simbolizando o cuidado com o meio ambiente e o compromisso com a preservação da natureza. Essa etapa final reforçará a ligação entre folclore e natureza, mostrando que, assim como os personagens que defendem e habitam as florestas, os estudantes também contribuem para manter viva a riqueza natural e cultural brasileira”, diz a especialista.

Projeto Raízes Daqui leva oficinas de Frevo para escolas públicas do Rio em outubro

Projeto Raízes Daqui leva oficinas de Frevo para escolas públicas do Rio em outubro

Leia Mais
Órgão internacional habilita formados em Medicina de Itaperuna

Órgão internacional habilita formados em Medicina de Itaperuna

Leia Mais
Últimos dias para se inscrever no Vestibular Unificado de Medicina 2026 da Afya Itaperuna

Últimos dias para se inscrever no Vestibular Unificado de Medicina 2026 da Afya Itaperuna

Leia Mais
Professores paulistas podem ter acesso gratuito a capacitação em Inteligência Artificial

Professores paulistas podem ter acesso gratuito a capacitação em Inteligência Artificial

Leia Mais
Entenda a diferença entre residência e especialização médica

Entenda a diferença entre residência e especialização médica

Leia Mais
Envie