Iniciativa traz integração entre esporte, cultura e comunidade, desenvolvida pelo Instituto Etiene Medeiros, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz do Recife (COMPAZ) e incentivo do Banco do Nordeste. Mais de 170 participantes capacitados e público médio superior a 2.000 pessoas
Setembro, 2025 – O Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz do Recife (COMPAZ) e incentivo do Banco do Nordeste, está realizando o Programa Nadar, Ensinar, Pertencer, iniciativa que une esporte, educação e cidadania para fortalecer vínculos comunitários em territórios de vulnerabilidade, no Recife (PE).
A proposta já começou a transformar realidades com duas frentes principais: a capacitação de profissionais e a realização de festivais de natação nos centros Compaz da capital pernambucana. Mais de 170 pessoas foram capacitadas em práticas inclusivas, quatro festivais realizados – com público médio superior a 2.000 pessoas – e integração direta entre esporte, cultura e comunidade.
A etapa de formação reuniu mais de 170 pessoas no Compaz Leda Alves, no Pina, onde profissionais e estudantes participaram de palestras e vivências com foco em práticas esportivas inclusivas e educativas. O encontro teve um propósito transformador: fortalecer a conexão entre educação e esporte como caminho de pertencimento, crescimento e cidadania. Os participantes receberam certificado e destacaram a relevância da iniciativa.
Entre os destaques da programação, Etiene Medeiros – nadadora olímpica e fundadora do IEM – com o tema Esporte e Representatividade: A trajetória de Etiene Medeiros; Dayse Rodrigues, professora de Diversidade do Instituto, com Inclusão e Equidade no Esporte: Caminhos para uma educação social pelo esporte; Fábio Rocha, treinador e preparador físico, com Didática inclusiva e formação de base: Corpo, movimento e letramento corpo; e Antônio Coutinho, coordenador técnico do IEM, com Formação Esportiva, Cultura e Cidadania: Estratégias para atuar com público em vulnerabilidade.
Festivais já realizados – Quatro festivais de natação já foram promovidos no COMPAZ Leda Alves, COMPAZ Eduardo Campos, COMPAZ Ariano Suassuna e no Geraldão, reunindo uma média de 1.000 participantes diretos, entre crianças, adolescentes, familiares e profissionais, além de alcançar mais de 2.400 pessoas de forma indireta. As atividades envolveram provas de natação, oficinas culturais, brincadeiras, rodas de leitura, apresentações artísticas e a participação de atletas convidados.
O Programa segue em andamento com a realização de mais um festival, agora no COMPAZ Dom Hélder Câmara, neste sábado (6), ampliando o impacto comunitário e a integração entre esporte, cultura e cidadania. A expectativa é que esses encontros também sejam um sucesso de público, consolidando o alcance da iniciativa.
A presença e participação efetiva de Etiene Medeiros traz uma motivação a mais para crianças e jovens que participam desses encontros, reforçando a força do esporte como inspiração. O espírito de pertencimento e celebração marcou cada festival.
“O Programa Nadar, Ensinar, Pertencer reafirma o compromisso do Instituto Etiene Medeiros com a democratização do acesso ao esporte, a promoção da equidade de gênero e a construção de espaços de convivência pacífica e cidadania”, destaca Etiene.
Com o incentivo do Banco do Nordeste, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz do Recife (COMPAZ), além do apoio da agência Maúna, o Instituto Etiene Medeiros vem se consolidando como referência em capacitação especializada em esporte e educação social, pautando sua atuação em uma didática inclusiva e na promoção da equidade no esporte.
Sobre o IEM – O IEM hoje conta com o apoio do Banco Votorantim e B3, assim como do Banco Itaú, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal, e de parceiros como a Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Berlim Digital, Even3 e Maúna Produtora.
As atividades do Instituto são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, no Recife (PE), de terça a sexta-feira. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Mais informações – Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: www.flickr.com/photos/etienemedeiros/
Site: www.etienemedeiros.com
Site do Instituto Etiene Medeiros: https://institutoetienemedeiros.org/
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports