Home Estilo e Vida Saúde Programa japonês de educação nutricional contribui para vida mais saudável
Saúde

Programa japonês de educação nutricional contribui para vida mais saudável

Envie
Default Featured Image
Envie

A alimentação saudável é fundamental para a saúde, para manter o bem-estar e a qualidade de vida. Mas afinal, o que é alimentação saudável? Cada pessoa tem necessidades específicas dependendo de sua idade, estilo de vida, cultura e dos desafios que enfrenta no dia a dia. Criado no Japão, em 2003, pela Ajinomoto, o programa de educação nutricional “Alimentação para vencer – Kachimeshi®” incentiva a alimentação equilibrada e saborosa para proporcionar a nutrição adequada às demandas da população em geral, incluindo atletas de alta performance.

Atletas, aliás, foram os primeiros beneficiados. A partir dos conhecimentos de alimentação e aminoácidos da empresa, o programa foi inicialmente desenvolvido para ajudar os atletas olímpicos japoneses a serem mais competitivos, atingindo o condicionamento adequado para as competições.

“Porém, ele se destina a todos que querem superar algum obstáculo no qual a alimentação tenha papel fundamental, como, por exemplo, melhorar a alimentação, auxiliar na longevidade, ganhar massa magra e garantir o consumo de todos os nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo”, explica a gerente de estratégias em Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil, Marilia Zagato.

A base do conceito está na difusão de conhecimento sobre os benefícios dos grupos alimentares e como utilizá-los na composição de refeições nutricionalmente equilibradas, garantindo o aporte adequado de nutrientes. E quando as necessidades são maiores, os extra nutrientes são adicionados à alimentação, atendendo ao que o corpo precisa naquele momento. Esses extra nutrientes podem vir da adição de alimentos ou de suplementos alimentares, como suplementos de aminoácidos.

Outra qualidade importante do programa é ser adaptável aos costumes alimentares e características regionais de cada país. No Brasil, os atletas que integram o Time Ajinomoto, como o ginasta Arthur Nory, o judoca Rafael Silva e a maratonista aquática Ana Marcela Cunha, foram apresentados ao conceito. Como o programa trabalha com grupos alimentares, ele possibilita que as pessoas aprendam os alimentos que compõem cada grupo e montem suas refeições com os alimentos que já fazem parte do seu hábito alimentar. Qualquer pessoa pode aderir ao programa, mas em caso de doenças ou para orientação individualizada, é recomendado acompanhamento com nutricionista.

Colocar as orientações em prática no dia a dia também não é complicado. Seguindo o conceito, um bom exemplo de café da manhã, por exemplo, inclui uma fruta, alimentos do grupo dos cereais como pão, tapioca ou cuscuz de milho, e leite, derivados como queijo ou iogurte ou um ovo mexido, consumidos nas quantidades adequadas. “O programa ‘Alimentação para Vencer – Kachimeshi®’ fornece conhecimento e provê autonomia, proporcionando uma adesão duradoura e não apenas momentânea. Uma alimentação equilibrada pode ser saborosa, prática e descomplicada, considerando alimentos tradicionalmente presentes no nosso hábito alimentar”, finaliza Marilia.

 

Gerações mais jovens repensam o futuro com foco no bem-estar e proteção pessoal

Gerações mais jovens repensam o futuro com foco no bem-estar e proteção pessoal

Leia Mais
Arte imita a vida: Decisão de Solange em Vale Tudo reflete realidade de milhares de brasileiros

Arte imita a vida: Decisão de Solange em Vale Tudo reflete realidade de milhares de brasileiros

Leia Mais
Fiocruz produz remédio para atrofia muscular espinhal

Fiocruz produz remédio para atrofia muscular espinhal

Leia Mais
Quem vai cuidar de você na velhice?

Quem vai cuidar de você na velhice?

Leia Mais
Barbara Machado e a contribuição brasileira para a inovação farmacêutica mundial

Barbara Machado e a contribuição brasileira para a inovação farmacêutica mundial

Leia Mais
Envie