A conta de luz pode ficar até 90% mais barata com o uso de energia solar fotovoltaica
No início deste ano, foi sancionada a Lei 14.300, que institui o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída. A nova legislação determina os critérios para quem produz a própria energia a partir de fontes renováveis, como a energia solar.
Um dos pontos que mais chama a atenção no texto é a isenção de taxa para quem instalar o sistema de energia solar até 6 de janeiro, seja em residência, seja em empresa. O período de isenção vale por 23 anos, ou seja, até 2045. Depois desse prazo, quem fizer a instalação terá que pagar uma taxa correspondente à energia que colocar na rede.
Por definição, energia solar é a energia cuja matéria-prima é o sol. Ela é, a princípio, gratuita, inesgotável e, além disso, disponível em todo o mundo. Essa fonte de energia é sinônimo de sustentabilidade: é limpa, ou seja, não emite gases de efeito estufa. A técnica é simples e leva em conta arquitetura, orientação solar e materiais do edifício, para que ele seja aquecido e iluminado por energia solar passiva.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), existem hoje mais de 1,6 milhão de residências e empresas que utilizam o sistema de energia solar. Desde 2012, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) permite a geração distribuída de energia, mas só agora veio o marco regulatório para dispor sobre as regras para o setor.
Há uma procura cada vez maior por esse tipo de energia. A expectativa é de que o uso de geração solar vá de 2%, em 2021, para 4%, em 2031, de acordo com dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
Agora, com o prazo estabelecido em lei para a isenção da taxa, os consumidores estão com pressa de instalar o sistema de energia solar em suas casas. A conta de luz pode ficar até 90% mais barata com o uso de energia solar fotovoltaica. Em alguns casos, é possível solicitar o financiamento de energia solar para conseguir instalar as placas fotovoltaicas. Há mais de 70 linhas de crédito disponíveis para os interessados.
Vale mencionar que o kit para a instalação tem um preço considerável, uma vez que os itens são importados.
Em momento de crise hídrica e com a demanda por um consumo mais sustentável, principalmente de energia, a instalação de um sistema de energia solar representa o futuro de uma sociedade mais consciente.