Home Notícias Princípios do ambiental, social e governança precisam estar em sincronia
Notícias

Princípios do ambiental, social e governança precisam estar em sincronia

Envie
Whatsapp Image 2024 03 01 At 17.01.09
Envie

 

A política ESG (Enviromental, Social and Governance), traduzida como: Ambiental, Social e Governança, tem ganhado visibilidade nos últimos anos, e empresas de diversos segmentos têm adotado essa prática, com o propósito de contribuir também nas questões sociais e ambientais. Portanto, não deve se restringir apenas a um conjunto de normas essenciais de uma empresa, ela precisa ser vivida na prática também.

Vemos pessoas , jurídicas inclusive, que demonstram preocupação com a economia. Escolhem governos , gestores públicos que tem uma proposta econômica coerente. No entanto, muitos destes gestores eleitos não têm demonstram ter a mesma acuidade com as questões sociais. Como se uma pauta substituísse ou fosse contraditória a outra agenda. Nas organizações com e sem fins lucrativos a mesma lógica acontece, há uma valorização e preocupação com o resultado e tudo que está no escopo do social, do capital humano é defino como vitimização. Mas o acrônimo ESG veio para evidenciar que o ambiental, o social , a governança caminham juntos: who care wings, quem cuida ganha. Países , instituições que zelam pelas pessoas , são mais lucrativos, simples assim.

Em pleno 2024, com o avanço da tecnologia, onde a população tem mais acesso à informação, a vivência do ESG será cada vez mais cobrada, tanto por consumidores, quanto por investidores de uma empresa. Visando não somente padrões financeiros, mas também com posicionamentos que contribuem para a construção de um mundo melhor, em um todo.

Segundo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) 2023, pesquisa sobre o uso das tecnologias nos domicílios. A TIC Domicílios aponta que 84% dos brasileiros têm acesso à internet em casa, ou seja, são pessoas que têm mais acesso à informação, e estão tomando conhecimento do que significa de fato essas normas, e estão cada vez mais apoiando e consumindo de empresas que praticam essas políticas.

Sem contar, que vai além de simples siglas que devem ser implantadas. Empresas que são comprometidas com as questões ambientais e sociais, saem na frente de outras que não adotaram essas práticas, o ESG é a transformação dos negócios, além de contribuir para um mundo mais inclusivo, ético e sustentável, garantindo uma qualidade de vida para todos.

O que é e qual o impacto do ESG:

É o conjunto de políticas que uma empresa deve seguir.

E – Environmental (Ambiental): trata-se dos cuidados que a empresa tem para reduzir os impactos ambientais, bem como, poluição do ar, emissão de carbono, atuando de maneira mais sustentável.

S – Social (Social): trata-se do convívio dentro da empresa, proporcionando um lugar onde os colaboradores se sintam bem, respeitadas e acolhidas,

G – Governance (Governança): trata-se da liderança da empresa, pessoas que exercem algum tipo de poder decisivo.

Ao adotar esses métodos, a empresa demonstra que está dentro desses três pilares, ou seja, tem uma preocupação em contribuir para um mundo mais sustentável e justo. O investimento das empresas em ESG, também podem ser decisivos para os negócios, pois demonstrar essa atenção com a natureza e colaboradores, vai além do óbvio, resulta também no futuro que todos querem, afinal, todos sofremos com os impactos ambientais. Além de agregar mais valor a empresa, ser mais humanizada, mostrando que não está somente focada nos resultados financeiros, mas também em conquistas não materiais.

Importância de realmente praticar o ESG:

As empresas buscam se destacar no mercado, e as siglas ESG estão ligadas a inovação, além de contribuir para o crescimento da empresa, atraindo investimentos e apostando em um futuro positivo.

Mas não deve ser tratado apenas como acrônimo, deve representar um propósito, pois poder proporcionar aos funcionários condições de bem-estar, traz retornos positivos, uma pessoa que trabalha em um ambiente bom e saudável, gera melhores resultados, além de apoiar a diversidade e igualdade, sem discriminação, garantindo que nenhum grupo social fique de fora.
Portanto, fica claro que para obter sucesso e visibilidade de um negócio, os três pilares devem andar em sincronia, tem que fazer parte do cotidiano de toda empresa, a fim de proporcionar e receber resultados.

 

Sobre a autora: Advogada, Ativista Social, Escritora e Palestrante Formada em Administração de Empresas e em Direito, Pós-graduada em Processo Civil, Direito Empresarial e Negociação Media.

Envie

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr