Conecte-se conosco

BA

Prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher é tema em live

Publicado

em

Prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher é tema em live

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher no município, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) por meio da Coordenadoria de Atendimento à Mulher em Situação de Risco, realizou nesta segunda-feira (2/8), uma live.

O encontro virtual, lançou oficialmente a campanha Agosto Lilás – Use máscara pela vida. Não Mascare a Violência, e contou com as participações da secretária do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, da presidente do Conselho Municipal da Mulher (CMDM), Débora Sampaio e do superintendente de Trânsito e Transporte Público, Coronel Alfredo Castro.

Na abertura do bate-papo, Bela Batista, coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) Yolanda Pires, falou sobre o que é o Agosto Lilás e qual o objetivo da iniciativa. “Uma campanha de prevenção e enfrentamento. Em Camaçari, somente no primeiro semestre deste ano, mais de 600 mulheres procuraram o Cram. Uma conscientização da sociedade. E por que em agosto? Por conta do aniversário da Lei Maria da Penha no dia 7 deste mês. É muito difícil fazer uma campanha em meio a uma pandemia. Mas, nos unimos com a Setur e com STT e vamos fazer”, explicou.

Entre as atividades propostas para o mês, uma capacitação dos agentes de trânsito foi o foco do encontro. Resultado da parceria entre os órgãos, a inciativa visa auxiliar na identificação do combate à violência contra a mulher. A capacitação acontecerá de 3 a 7 de agosto, das 9h às 12h, no auditório do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Yolanda Pires.

O superintendente da STT, Coronel Alfredo Castro, demonstrou bastante otimismo com a parceria. “É uma honra participar desse momento. Não devemos pôr só esse mês como o mês do enfrentamento, mas sim, todos os 365 dias do ano. Que sejamos de janeiro a dezembro porta-vozes da prevenção e do enfretamento à violência contra mulher no nosso município. Com essa capacitação, nossos agentes estarão ainda mais aptos e saberão como lidar ao se depararem com uma situação como essa”, destacou.

A gestora da Setur, Cristiane Bacelar, fez questão de relatar a importância do momento. Uma noite muito importante. O tema é para ser debatido todos os dias, é uma questão que vem sendo ampliada, as mulheres estão se empoderando ao longo dos anos. Essa iniciativa de capacitar os agentes é fantástica, somos pioneiros na Bahia. E eu acredito que devemos estender para outros setores, para que juntos a gente possa defender essas mulheres vítimas de algum tempo de violência na sede e, principalmente, na costa”, enfatizou.

Programação

3 a 7/8 – Capacitação dos agentes de trânsito – Enfrentamento à violência contra a Mulher

Local: Auditório Cram Yolanda Pires, das 9h às 12h

10/8- Cram & Papo de Mulher

Tema: Agosto lilás e a prevenção no autocuidado na saúde física

Público-alvo: Equipe do Cram

Local: Auditório do Cram, a partir das 9h30

11/8 – Cram & Cras

Tema: Diálogo sobre a importância do Agosto Lilás – On-line às 14h

Público alvo: Técnicas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras)

12/8 – Cram e Programa Primeira Infância no SUAS

Tema: Diálogo sobre a importância do Agosto Lilás

Público-alvo: Mães e as crianças do programa primeira infância

Local: Auditório do Cram Yolanda Pires, às 9h

Foto: Josué Silva

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light