Home Notícias Presidente da ASSERJ e cofundador do Rio Innovation Week debate sobre o “Varejo 5.0” no espaço Conecta Varejo
Notícias

Presidente da ASSERJ e cofundador do Rio Innovation Week debate sobre o “Varejo 5.0” no espaço Conecta Varejo

Envie
Fábio Queiróz, Presidente Da Associação, E Anderson Moraes, Secretário De Estado De Ciência, Tecnologia E Inovação, Debateram A Tecnologia Do Setor
Divulgação
Envie

O painel “Varejo 5.0” aconteceu nesta quinta-feira, 15 de agosto, ao meio-dia, no palco do Conecta Varejo Grupo Boticário | Rio Innovation Week 2024, no Píer Mauá, Centro do Rio. O debate foi conduzido pelo executivo Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), 1º vice-presidente da Associação das Américas de Supermercados (ALAS) e cofounder do Rio Innovation Week. Ele apresentou as tendências consolidadas do setor varejista mundial que estão chegando ao Brasil e podem permitir a criação de uma nova geração de consumidores e empresários. O espaço do Conecta Varejo Grupo Boticário é promovido pela ASSERJ e pela Base Eventos.

Ao lado de Anderson Morais, secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Queiroz discutiu temas de relevância para o setor do varejo e a missão de se tornar um poderoso expoente do empreendedorismo brasileiro.

Queiroz começou o bate-papo com o secretário fazendo uma contextualização sobre a criação do Rio Innovation Week, que teve origem no Conecta, um evento apenas para supermercados e que reunia cerca de 600 pessoas num hotel na Barra da Tijuca. “Quero dizer a todos vocês que o varejo nunca será vanguarda em tecnologia e inovação. O varejo tem um ritmo próprio, a nossa operação é muito dura. Produtos nascem e perecem em nossas lojas em até 24 horas. O fluxo de caixa de um supermercado é absurdo. Então, vamos pensar em tecnologia e inovação, já que não nos sobra muito tempo. A gente precisa ser assertivo, precisa ser cirúrgico na tecnologia e na inovação”, afirmou.

O presidente da ASSERJ também destacou que o secretário Anderson Morais, além de origem varejista, é supermercadista. “Esse encontro aqui não foi à toa, foi 1000% pensado”, disse. Queiroz destacou que o self-checkout hoje já é uma absoluta realidade e perguntou como o secretário está vendo a chegada e consolidação da tecnologia no varejo. “Uma ideia, se você hoje for dono de qualquer loja de gênero alimentício, não importa que seja mercado, ou restaurante, ou qualquer coisa, a legislação hoje é muito pesada para aqueles que trabalham no ramo. Se tiver uma lata de leite condensado no supermercado vencida, o responsável daquela loja pode sair dali preso e hoje a tecnologia nos ajuda até nisso, para nós podermos fazer o first-in e first-out, que é o primeiro que entra e o primeiro que sai. Então, o varejo que investe em tecnologia está sempre à frente e com chances de sucesso”, enfatizou.

Sobre como enxerga essa experiência de compras do consumidor hoje com a tecnologia atual, o secretário afirmou que vê de forma mais segura. “Infinitamente mais segura, eu digo para ambas as partes, no sentido de que acaba diminuindo a possibilidade de haver ali por ventura uma cobrança errada. Existe aquele mito de que a gente acaba perdendo a mão de obra, de que acaba diminuindo a necessidade do ser humano de poder estar trabalhando naquela empresa, e isso não é verdade, até porque para que a gente coloque um robô fazendo alguma coisa, alguém precisou produzir, alguém precisou estar ali operando, alguém precisou estar ali fazendo a manutenção. E quando você qualifica a mão de obra para poder trabalhar numa outra parte, é óbvio que existe a valorização. Dessa forma, a gente consegue fazer a roda giga girar muito mais forte. A tecnologia só veio para melhorar a vida do varejo”, ressaltou.

Para finalizar, Queiroz destacou a importância da cultura digital no varejo. “Existem mitos que precisam ser derrubados. O primeiro deles é: a tecnologia é muito cara, ela não é para mim, ela não é para a minha empresa. Amigos, existem aplicativos hoje que fazem de graça o que pagávamos 30, 50, 100 mil reais no passado. Então, aqui eu deixo um desafio e um incentivo: baixem um aplicativo por dia. Certamente, isso é cultura digital e isso vai reduzir custos. Pesquisem, baixem um aplicativo por dia. O segundo mito é que a tecnologia é muito complexa – eu não entendo, eu não tenho mais idade para isso, isso não é da minha geração. A tecnologia para o varejo hoje é pensada cada vez mais de forma simplificada. Quanto mais buscar a tecnologia, mais a gente vai descobrir que ela está se tornando cada vez mais fácil, cada vez mais simples”, concluiu.

Serviço:

Conecta Varejo Grupo Boticário – Rio Innovation Week 2024

Armazém 3 – Pier Mauá

Dias 13 a 16 de agosto de 2024, a partir das 10h

Os ingressos para o Rio Innovation Week – Píer Mauá 2023 já estão à venda, pela plataforma Sympla – AQUI

Mais informações: https://rioinnovationweek.com.br/

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 37 milhões

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 37 milhões

Leia Mais
Inmet emite alerta laranja para chuva e vento forte em SP, RJ e ES

Inmet emite alerta laranja para chuva e vento forte em SP, RJ e ES

Leia Mais
Chuva forte deixa 104 mil imóveis sem energia no estado de São Paulo

Chuva forte deixa 104 mil imóveis sem energia no estado de São Paulo

Leia Mais
Adriana Rutter: A Empresária que Transformou Desafios em Legado de Empoderamento e Inovação

Adriana Rutter: A Empresária que Transformou Desafios em Legado de Empoderamento e Inovação

Leia Mais
Ministra destaca multilateralismo na solução de questões da humanidade

Ministra destaca multilateralismo na solução de questões da humanidade

Leia Mais
Envie