Estudo feito pela Agência Conversion identificou o padrão de comportamento dos consumidores que recorrem à internet atrás de soluções para comemorar a data
No primeiro semestre do ano, o Dia das Mães é a data que mais impulsiona as vendas de bens e serviços. Com performances comerciais acima da média, mesmo nos períodos de crise econômica, a celebração sustenta o título de ser um dos grandes eventos do mercado. Por isso, movimenta tanto as lojas físicas quanto as plataformas digitais.
Na internet, o padrão dos consumidores dos últimos 24 meses foi analisado no relatório da Agência Conversion. Entre as informações mais relevantes, está o crescimento gradativo das pesquisas no Google. De modo geral, elas se iniciam em meados de março, aumentam em abril e atingem números significativos em maio.
Porém, quando os termos estão relacionados a “presente do Dia das Mães”, a soma das consultas revela a nítida preferência pelos produtos do segmento de cosméticos. Dentro do intervalo de um ano, entre os meses de março de 2022 e 2023, foram registradas 45.160 buscas com a marca O Boticário e 13.100 com a Natura. A partir desses dados, é possível apontar o interesse dos usuários por compras associadas ao autocuidado.
Expectativas para 2023
Outra pesquisa que também dá indícios sobre os setores mais beneficiados pelas ações de vendas no Dias das Mães foi divulgada pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), junto do Sebrae do Mato Grosso do Sul (MS). O relatório das entidades mostra que as principais intenções de compra são roupas (27,75%), perfumes e cosméticos (21,17%), calçados (16,74%), bolsas e acessórios (13,23%) e flores (6,87%).
Devido ao potencial de faturamento impulsionado por esse calendário, lojistas e demais empreendedores do ramo de comércio e serviços preparam pacotes promocionais, a fim de captar os clientes desejosos de homenagear a figura materna. A projeção para este ano, segundo o Google, é que três a cada cinco brasileiros desembolsem até R$ 200 na aquisição dos presentes para as mães.
Embora as opções prediletas dos usuários da internet sejam os produtos de higiene e beleza, a pesquisa da Conversion sinaliza a existência de várias possibilidades ao apresentar na sequência do ranking os principais sites e marketplaces do mercado. Dessa maneira, pode-se esperar que artigos eletrônicos como os celulares e tablets ou de uso doméstico como uma escova secadora ou massageador façam parte da lista de presentes daqueles que não vão abrir mão de garantir um mimo para essa pessoa especial.