Home Estados Bahia Prefeitura inicia montagem de hospital de campanha em Itapuã
Bahia

Prefeitura inicia montagem de hospital de campanha em Itapuã

Envie
Default Featured Image
Envie

Os esforços municipais para estender a oferta de leitos exclusivos para Covid-19 não param. No dia seguinte após mobilizar todo o Hospital Salvador (Federação) para atender pacientes infectados com o novo coronavírus, a Prefeitura deu início à montagem de mais uma estrutura de campanha que funcionará na Estação Cidadania de Itapuã.

O espaço reforçará a rede de assistência à saúde durante a pandemia e foi vistoriado pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e do titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates. Os detalhes foram apresentados em coletiva virtual ocorrida na manhã deste sábado (27).

A nova unidade contará com dez leitos de UTI e 40 clínicos e é implantada em uma área de 1,5 mil metros quadrados do ginásio esportivo. O prefeito explicou que a previsão é que as operações no local tenham início entre dez a 15 dias e que este será o quinto hospital de campanha a funcionar na capital sob a gestão da Prefeitura.

“Resolvemos montar o hospital neste ginásio de esporte onde já existe cobertura, banheiro e área administrativa. Tudo isso diminui o custo em comparação à montagem de uma tenda”, disse o Bruno Reis, acrescentado a implantação do hospital na Estação Cidadania de Itapuã contou com recursos da iniciativa privada.

“Ao longo da semana, conversamos com empresas e instituições parceiras. São quase R$6 milhões que serão investidos graças ao apoio de parceiros como a Associação Baiana de Supermercados (Abase), Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi), da Ferreira Costa e das construtoras MRV e Moura Dubeux”, destacou. A Prefeitura publicou ontem (26) o processo para contratação da organização social que fará a gestão do novo hospital.

Estruturas – Ao final da montagem da nova instalação de campanha, Salvador passará a ter 256 leitos de UTI voltados para pacientes infectados com o coronavírus. No auge da primeira onda da pandemia, a cidade contava com 228 vagas.

Neste período de crise sanitária, a rede de assistência à saúde da cidade tem em funcionamento os hospitais Salvador (Federação), Santa Clara (Itaigara), Sagrada Família (Bonfim) e Itaigara Memorial (Caminho das Árvores). Isso fora os seis gripários anexos às UPAs dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio, Pau Miúdo, Ilha de Bom Jesus dos Passos e Parque São Cristóvão, além de uma tenda de suporte ventilatório em Valéria.

Bruno Reis acrescentou que, em breve, a Prefeitura inaugurará mais uma unidade de suporte ventilatório para tratamento de pacientes com Covid-19 na UPA dos Barris, mas que somente esses esforços para ampliar os atendimentos não serão suficientes para conter os índices da pandemia. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 83%.

“Essa madrugada foi de muita luta. Conseguimos, nas últimas 24h, regular 71 pacientes nas nossas UPAs. Outras 64 pessoas ficaram aguardando. Veja que os números não cedem e continuam altos, por mais que tenhamos feito todo o esforço para abertura de leitos”, afirmou.

Com isso, o prefeito voltou a fazer apelo para que a população cumpra as determinações municipais e estaduais em vigor, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações. Além disso, ressaltou a necessidade de todos manterem os cuidados pessoais com higienização e uso de máscara ao sair de casa.

Fotos: Valter Pontes/Secom

Envie

RBN Stories