Home Estados São Paulo Prefeitura de SP e MP assinam termo de cooperação contra o racismo
São Paulo

Prefeitura de SP e MP assinam termo de cooperação contra o racismo

Envie
Racismo
© MPSP/Divulgação
Envie

O Ministério Público e a prefeitura de São Paulo assinaram nesta terça-feira (19) um termo de cooperação técnica para reforçar as ações de enfrentamento ao racismo e outras formas de discriminação. O acordo foi assinado na sede do Ministério Público, no centro da capital paulista.

O acordo prevê quatro formas de implementação: o compartilhamento de informação entre os dois órgãos; o estabelecimento de fluxos de encaminhamento de termos de acordo homologado judicialmente feitos com autores de crimes de ódio; a colaboração na formulação de propostas; e a adoção de medidas necessárias para construir uma proposta de criação de um fundo público para apoiar políticas que promovam a igualdade e combatam a discriminação.

Além disso, o acordo inclui o compromisso de oferecer medidas alternativas à prisão como a reparação de danos, a prestação de serviços à comunidade e o pagamento de valores a entidades antidiscriminação ou a fundos públicos.

Para o procurador-geral de Justiça do Estado, Mário Luiz Sarrubo, o termo trará capilaridade para muitos dos acordos de combate ao racismo. “Trata-se de um termo fundamental que trará capilaridade para muitos dos acordos que são feitos dentro da questão de intolerância e racismo. Por exemplo, cursos que deverão ser ministrados a infratores”, disse ele. “Queremos fazer com que essas ações antirracistas e que combatem a intolerância possam se transformar em mudança de cultura e aprendizado”, acrescentou.

Pelo termo de cooperação técnica, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos ficará responsável pelo acompanhamento e pela fiscalização do cumprimento do acordo. “Existem as ações que o Ministério Público desenvolve e então haverá o apoio da prefeitura para a conclusão e para o acompanhamento desses acordos”, destacou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Para a secretária executiva de Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues, a assinatura do acordo demonstra que as políticas públicas de São Paulo estão pautadas em instrumentos de combate ao racismo. “Hoje é um momento especial para todos nós, mas especialmente para a comunidade negra. Assinar este termo de cooperação com o Ministério Público é uma medida afirmativa, uma ação essencialmente antirracista que colabora e vai colaborar e muito com os nossos trabalhos”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Música, magia e cidadania marcam as últimas apresentações de “A Comunidade do Arco-Íris”

Leia Mais
Zurich Seguros abre inscrições para seu programa de estágio

Zurich Seguros abre inscrições para seu programa de estágio

Leia Mais
Dia dos Pais se Aproxima e Shopping Jardim Oriente Registra Crescimento de Vendas e Participação na Campanha

Dia dos Pais se Aproxima e Shopping Jardim Oriente Registra Crescimento de Vendas e Participação na Campanha

Leia Mais
Empresa de Cosmética Capilar de São José dos Campos Investe em Modelos de Negócio Mais Sustentáveis

Empresa de Cosmética Capilar de São José dos Campos Investe em Modelos de Negócio Mais Sustentáveis

Leia Mais
Tudo sobre a Reforma Tributária será o Assunto do Webinar ASSECRE

Tudo sobre a Reforma Tributária será o Assunto do Webinar ASSECRE

Leia Mais
Envie