Home Estados Bahia Prefeitura de Lauro de Freitas e Embasa assinam aditivo de contrato para ampliar cobertura de esgotamento sanitário no município
Bahia

Prefeitura de Lauro de Freitas e Embasa assinam aditivo de contrato para ampliar cobertura de esgotamento sanitário no município

Envie
Default Featured Image
Envie

Um aditivo do contrato, assinado pela Prefeitura de Lauro de Freitas com a Embasa, nesta quarta-feira (27), vai ampliar a cobertura da obra de esgotamento sanitário do município, já em execução, de 80% para 90%. Este é um dos pontos que constam do aditivo elaborado para adequar o contrato, assinado com a gestão municipal em 2019, ao novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, alterado pela lei federal nº 14.206 de julho de 2020.

A meta de cobertura de 90% do esgotamento sanitário no município deve ser atingida, de acordo com o novo Marco Regulatório, até o ano de 2033. O prazo anterior dava à empresa até o ano de 2049 para alcançar esta meta de cobertura. Além deste benefício trazido para Lauro de Freitas, o aditivo também destina R$200 milhões a mais em recursos para obras em Lauro de Freitas, que serão investidos no esgotamento sanitário e abastecimento de água.

Durante a reunião para assinatura do aditivo, que contou com a presença da prefeita Moema Gramacho e de secretários municipais, o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas. Segundo ele, a Embasa tem um volume alto de investimento no município nas áreas de abastecimento e esgotamento sanitário.

Para a prefeita Moema Gramacho, a ampliação do contrato é muito importante para o município. “Além de estarmos cumprindo o que define o novo Marco Regulatório, este aditivo traz mais investimentos e mais celeridade às obras, o que nos dá possibilidades concretas de alcançarmos as metas antes do tempo previsto. Creio que antes do prazo consigamos chegar a 100% de cobertura no esgotamento sanitário”, declarou a prefeita.

Manuela Andrade, gerente da Unidade Regional da Bolandeira, que atende Lauro de Freitas, destacou os benefícios que o município vai receber e apresentou detalhes de como estão sendo realizadas as obras para implantação do esgotamento sanitário.

“São muitos os ganhos para a população. Cada real investido em saneamento básico resulta na economia de R$ 4 reais na área da saúde, além de outros ganhos tangíveis para o meio ambiente, com a despoluição dos rios e valorização de imóveis, por exemplo, pois quando temos saneamento implantado também há ganhos imobiliários. É importante que a população saiba que as obras para implantação do esgotamento sanitário estão a todo vapor e não vão parar”.

Atualmente a Embasa está atuando em três frentes de trabalho no município – no trecho entre a elevatória final e o emissário submarino, nas bacias do Centro e Ipitanga para implantação das redes, e construção de elevatórias. Manuela assegura que mesmo tendo o ano de 2033 como prazo para conclusão da implantação do esgotamento sanitário em 90% do município, antes disso o sistema desta primeira etapa de obras já estará em condições de entrar em funcionamento.

 

Jornalista: Rodrigo Castro

Fotos: Rafael Magno

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie