Expansão da atuação prática dos estudantes das áreas de saúde e educação nas cidades vizinhas à unidade da AGES foi um dos temas debatidos com os prefeitos

Ampliar o relacionamento e viabilizar o acesso ao ensino superior para municípios do interior do estado da Bahia é um dos objetivos da AGES. Tendo em vista essa missão, a Faculdade AGES de Jacobina/BA recebeu, no dia 14, a visita de dois prefeitos de cidades vizinhas ao município-sede da instituição de ensino: Quixabeira e Várzea do Poço.

A proposta de uma parceria com a AGES para que o município seja um campo de estágio para os alunos dos cursos das áreas da saúde e da educação foi um dos temas debatidos com prefeito de Quixabeira, Reginaldo Sampaio da Silva. Ele foi recebido pela professora e diretora da unidade da AGES de Jacobina, Elaine Rodrigues. A ideia é possibilitar que os acadêmicos não precisem se deslocar para Jacobina para poder realizar a prática curricular.

Elaine apontou que, além de diminuir as despesas com deslocamento, essa parceria ajudaria a desenvolver nos alunos uma visão mais profissional da realidade da qual eles fazem parte.

“Um estágio realizado no próprio município do qual o acadêmico é morador ajuda a criar redes de relações e experiências que transformam a visão do aluno acerca da profissão, mas também fortalece a cidade e a região, que passa a contar com futuros profissionais mais conectados com o desenvolvimento e com as necessidades locais”, salienta.

O prefeito Reginaldo destacou ainda a importância do convênio firmado com a instituição para a concessão de bolsas para os funcionários do município e seus dependentes e reforçou o compromisso de continuar incentivando a educação superior no município e de viabilizar o fornecimento do transporte estudantil para os estudantes que necessitarem.

A diretora da AGES de Jacobina também recebeu o prefeito de Várzea do Poço, Manoel Carneiro Filho, que assinou convênio para concessão de bolsas para os funcionários do município e seus dependentes, salientando a importância dessa parceria para expandir o acesso ao ensino superior para os moradores do município.

Carneiro reforçou o compromisso com o transporte dos estudantes, medida de grande importância para proporcionar o acesso dos várzea-pocenses à universidade. No encontro, também esteve presente o secretário de saúde, Edelmir Barreto Lima, que dialogou com a diretoria da AGES acerca das possibilidades de atuação do curso de medicina no município.

Para ele, essa parceria seria de grande valia para os estudantes, que precisam conhecer a realidade de toda a região. Sobre isto, a professora Elaine afirmou que a instituição estará disponível para desenvolver ações de pesquisa e extensão naquela localidade e se colou à disposição para que outras possibilidades de atuação sejam construídas em parceria com a gestão municipal.