Prefeita destaca importância social do Restaurante Popular de Lauro de Freitas durante comemoração pelos 13 anos do equipamento
0

O Restaurante Popular de Lauro de Freitas completou 13 anos de garantia de segurança alimentar e nutricional aos munícipes. Para marcar a data, o local foi decorado com balões e ganhou um bolo nesta quarta-feira (06), em celebração ao aniversário do espaço. O RP foi inaugurado em 30 de setembro de 2008.

Referência em gestão, o equipamento serve alimentação saudável pelo valor simbólico de R$ 2 para pessoas de baixa renda. Ao longo dos anos, o equipamento já serviu mais de 6,8 milhões de refeições. Diariamente são atendidas 2.150 pessoas com refeições acompanhadas de suco e sobremesa. O RP funciona de segunda a sexta, das 11h às 14h, na R. Euvaldo Santos Leite, no Centro, servindo um cardápio diversificado, que atende às regras de alimentação balanceada.

No local, a prefeita Moema Gramacho destacou a função social do RP e agradeceu a população por confiar suas refeições no equipamento. “O Restaurante Popular presta um serviço extremamente importante e permanente, com funcionamento diário, exceto aos sábados e domingos. Vida longa a esse equipamento que garante a segurança alimentar, saúde e vida, que é, acima de tudo, o mais importante”, disse.

A prefeita ainda destacou outros equipamentos e ações que fazem parte do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, programa criado pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva e adotado no município desde o final da sua primeira gestão, em 2008, como as Cozinhas Comunitárias de Itinga e Portão, o Banco de Alimentos de Portão e do Programa de Aquisição Alimentar (PAA).

O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), responsável pela gestão do RP, Tito Coelho, ressaltou o alcance social do equipamento para a parcela da população que mais precisa. “O Restaurante Popular é responsável por matar a fome de milhares de pessoas diariamente. No que depender de mim, vamos continuar trabalhando firme para mitigar os problemas relacionados à fome e todas as outras vulnerabilidades”, afirmou.

O sucesso do RP é resultado do trabalho em conjunto para o funcionamento pleno do local. Claudio de Lima, diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), aproveitou para destacar os benefícios do RP e agradeceu a todos os profissionais que se dedicam diariamente para levar alimentos de qualidade para a população.

Compareceram à celebração, o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro; os titulares das secretarias municipais de Saúde, Augusto César Pereira; Políticas Afirmativas, Direitos Humanos, e Promoção da Igualdade Racial, Clóvis Santos; além do secretário chefe de gabinete da prefeita, Lula Maciel, Maria Lúcia Nogueira, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Lauro de Freitas, e de Ana Beatriz, diretora de marketing da Lemos Passos, responsável pela alimentação do local.

RP na pandemia

O RP segue rigorosamente todas as medidas adotadas para conter o avanço da Covid-19, como o distanciamento social com sinalização no chão, marcações intercaladas nos assentos e divisórias entre as mesas. Para ter acesso às refeições do equipamento, o público também segue protocolos, como higienizar as mãos na entrada e na saída, além de aferir a temperatura corporal. Durante o período mais crítico da pandemia, o local esteve fechado por cinco meses.

Jornalista: Aina Soledad

Foto: Natanael Kiss

centralrbn

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar