PRAIA, veículo de Venture Capital do Instituto Atlântico, abre as inscrições para o Batch#7 de Investimento, voltado para startups

PRAIA, veículo de Venture Capital do Instituto Atlântico, abre as inscrições para o Batch#7 de Investimento, voltado para startups

Giuliano Villa Nova
3 min p/ ler 54 já leram
Assessoria de Imprensa_Instituto AtlânticoAssessoria de Imprensa_Instituto Atlântico

Estão abertas as inscrições para o Batch#7 de Investimento do PRAIA, veículo de Venture Capital do Instituto Atlântico, voltado para startups que utilizam tecnologia como motor central de seus negócios e que já se encontram em fase de operação e tração. As startups selecionadas devem contar com times complementares, preferencialmente com CTO, e apresentar soluções escaláveis, orientadas ao mercado e com potencial de crescimento sustentável.

As startups selecionadas para o Batch#7 passarão por uma jornada de aceleração de 6 meses, estruturada em etapas que incluem: diagnóstico estratégico e técnico; refinamento de produto e modelo de negócio; testes, validação e aderência ao mercado; acompanhamentos semanais; e preparação para captação, escala e conexão com o ecossistema.

Após a fase de aceleração, as startups continuam sendo acompanhadas por 5 anos em uma estratégia de soft landing e escalada, com foco em internacionalização, parcerias estratégicas e acesso a investidores.

O PRAIA é reconhecido por sua atuação estratégica, na conexão entre startups, mercado e tecnologia. A missão é impulsionar empresas inovadoras por meio de investimento, aceleração e acesso a um ecossistema robusto de parceiros, clientes, mentores e investidores”, descreve Bruna Félix (na foto, à direita), coordenadora de Novos Negócios do Instituto Atlântico.

Resultados e prioridades

Desde sua criação, o PRAIA já investiu em 20 negócios, apoiou 1 exit, contribuiu para a geração de R$ 2,6 milhões em receita para startups, além de viabilizar mais de 60 conexões estratégicas entre startups e empresas. Atualmente, atua em 23 estados brasileiros, com 35% das soluções investidas utilizando IA como parte central do produto.

O Batch#7 reforça a tese de investimento do PRAIA, que prioriza negócios com Inteligência Artificial, automação, sistemas integrados, computação distribuída, realidade virtual e soluções digitais avançadas aplicadas a desafios reais da indústria, energia, educação, setor financeiro, logística, TICs e impacto social.

O PRAIA atua em conjunto com o Instituto Atlântico, Unidade Credenciada EMBRAPII (em Manufatura Inteligente), referência nacional em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, ampliando o acesso das startups a projetos industriais, tecnologia de ponta e grandes empresas.

Sobre o Atlântico

O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) de natureza privada, sem fins lucrativos, que em 2026 está completando 25 anos no desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, com foco nas áreas da indústria eletroeletrônica, energia e Indústria 4.0. Instituído pelo CPQD e pela Padtec, tem sede em Fortaleza (CE) e forte presença nacional e internacional. Sua atuação em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Educação (P,D&I+E) é impulsionada por programas de incentivo à inovação, como a Lei de Informática, Lei do Bem, P&D ANEEL e EMBRAPII. Expandindo sua presença para além do mercado nacional, o Atlântico Global oferece soluções tecnológicas inovadoras e de ponta, nos  Estados Unidos e no Canadá, para pequenas e médias empresas de base tecnológica em rápido crescimento. Além disso, desenvolve iniciativas de apoio ao empreendedorismo, por meio da aceleração de startups; Corporate Venture Capital (CVC), direcionada para Venture Building, impulsionando o desenvolvimento  de novos negócios de base tecnológica; Educação, por meio da marca AVANTI, apoiando o MCTI/SOFTEX na capacitação gratuita de pessoas em tecnologias emergentes, visando melhorar seus posicionamentos no mercado de tecnologia e, na linha de cursos pagos especializados, um repertório de cursos voltados para dotar pessoas com formação, de capacidades e saberes tecnológicos superiores.


Seu ecossistema de inovação conecta pesquisa e desenvolvimento ao mercado por meio de parcerias estratégicas com universidades, ICTs, empresas e startups. Com mais de 600 colaboradores altamente qualificados, possui um índice de satisfação interna acima de 88% e uma forte representatividade feminina em cargos de liderança (41%). Em 2025, conquistou o 1º lugar no GPTW Ceará e o 23º do Brasil, na categoria empresas de médio porte. Este foi o oitavo ano consecutivo em que o Atlântico aparece com destaque no ranking do GPTW. Saiba mais:
 www.atlantico.com.br.


Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 37
Kkkk 19
Triste 7
Raiva 7

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.