Home Notícias Internacional Portugal impedirá descendentes de judeus sefarditas de obter cidadania
Internacional

Portugal impedirá descendentes de judeus sefarditas de obter cidadania

Envie
Portugal impedirá descendentes de judeus sefarditas de obter cidadania
Foto: Reprodução
Envie

O Conselho de Ministros de Portugal aprovou a medida de que descendentes de judeus sefarditas não poderão mais adquirir a cidadania. O acordo será conduzido ao Parlamento.

O artigo 5 do comunicado do Conselho de Ministros diz o seguinte: “Foi aprovada a proposta de lei, a submeter à Assembleia da República, que altera a Lei da Nacionalidade. Entre as alterações propostas, é fixada uma data-limite para a vigência do regime que permite aos descendentes de judeus sefarditas portugueses requererem a nacionalidade portuguesa”.

A data de encerramento da concessão ainda não foi informada. Ela será anunciada após os deputados debaterem e aprovarem no Parlamento.

Em 2015, foi quando se tornou possível a aquisição da cidadania portuguesa por descendentes de judeus sefarditas. O advogado Maurício Gonçalves, especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas, explica que essa concessão foi uma justificativa histórica.

“Os sefarditas são os judeus que foram expulsos da Península Ibérica. O ato de conferir a cidadania aos descendentes foi como uma espécie de perdão”, esclarece.

Depois de permitir que adquirissem o documento, milhares de pedidos eram realizados semanalmente. “No entanto, ao comparar Lisboa e Porto, a Comunidade Israelita do Porto emitia um número muito superior de declarações. Após um período, começaram a suspeitar que sistemas de fraude e corrupção estivessem acontecendo.”

O especialista Maurício, do Canal Cidadania Portuguesa, conclui que essas situações provocaram desconfortos entre a comunidade judaica portuguesa, o que fez com que o governo português tomasse a decisão de encerrar a concessão.

Sobre Maurício Gonçalves:

Maurício Gonçalves é advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa. Reside e atua em Portugal há 22 anos. Tem vasta experiência em processos de nacionalidade portuguesa, homologações de divórcio, questões sucessórias, validação de diplomas e vistos diversos. Possui uma equipe preparada para lidar com qualquer demanda jurídica e notarial em Portugal. 

Acesse:

https://instagram.com/cidadania.portuguesa
Envie

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr