Fragrâncias amadeiradas possuem notas profundas e evocam sensação de aquecimento
Os perfumes são classificados em famílias olfativas, em que cada uma evoca sensações únicas, por meio de suas notas predominantes. Alguns exemplos de famílias olfativas são: florais, cítricas, orientais e amadeiradas. Para escolher a fragrância ideal, é importante que a pessoa leve em consideração o que quer transmitir com o aroma.
Aromas florais transmitem delicadeza e elegância, e cítricos exalam energia, ideais para dias leves. Já fragrâncias orientais têm sensualidade e transmitem mistério, enquanto as amadeiradas evocam sofisticação e confiança, com notas como sândalo e cedro.
O que é um aroma amadeirado?
Um cheiro amadeirado é caracterizado por ter notas que lembram o aroma de madeira, sendo uma fragrância versátil, com um toque de calor e com grande fixação na pele. Um perfume amadeirado pode ser utilizado em ocasiões diversas, tanto casuais quanto formais, bem como ter versatilidade para ser usado por homens e mulheres tranquilamente.
O que compõe um perfume amadeirado?
O perfume amadeirado é composto por ingredientes como cascas de árvores, folhas, raízes, musgos e até resinas. O sândalo, por exemplo, muito comumente presente em fragrâncias amadeiradas, é uma madeira de aroma doce, e o cedro é uma madeira de nota terrosa e seca. Já o patchouli é obtido das folhas de uma planta aromática.
O que transmite o perfume amadeirado?
Os aromas amadeirados transmitem sofisticação e estabilidade, e isso se dá devido a ter notas profundas e promover sensação de segurança e calor, remetendo à sensação térmica de “aquecimento”. Pessoas que utilizam um perfume amadeirado, como o Le Male Le Parfum, por exemplo, costumam ser percebidas como seguras de si.
Onde utilizar fragrância amadeirada?
A fragrância amadeirada como perfume é bem versátil, pois transmite profissionalismo e seriedade no trabalho, também podendo ser usada à noite em encontros, pois há um quê de confiança e sensualidade, a depender da combinação das notas.
Como escolher um perfume
Para escolher um perfume, é importante ir a uma perfumaria pessoalmente e testar a fragrância diretamente na pele, em pontos quentes, haja vista que a química de cada indivíduo reage de maneira diferente com as notas de topo, cabeça e fundo. Assim, é possível ser mais assertivo no momento da decisão.
Além disso, cada perfume possui uma combinação específica de harmonização, e é preciso considerar quais são as notas. Por exemplo, os amadeirados podem ser harmonizados com cítricos ou florais, se tornando mais frescos ou mais adocicados. O perfume escolhido deve combinar com o estilo pessoal, de forma que transmita a personalidade e a confiança de quem usa.
