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Por que é necessário fazer testes A/B

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As lógicas atuais criam um mercado competitivo e saturado para muitos setores. Desse modo, a realidade atual torna necessária a criação de estratégias eficazes que ajudem a melhorar o posicionamento das empresas, para que seus produtos e negócios sejam difundidos.

A otimização dos conteúdos é uma parte essencial desse processo, já que as campanhas devem ser adaptadas ao público-alvo. Ainda assim, num primeiro momento, é normal que você não saiba qual a forma de comunicação que mais vai cativar e converter o público de seu negócio.

É nesse contexto que os testes A/B se tornam tão importantes, já que eles vão permitir apresentar duas versões da campanha e analisar qual delas é mais eficaz, ajudando a melhorar o resultado dessa campanha e de campanhas futuras, com base em dados reais e com maior precisão.

Venha entender melhor porque é necessário fazer um teste A/B para impulsionar um negócio por via do marketing digital.

1. Recolha de dados fundamentais

Esse tipo de teste é crucial para quem tem uma empresa e precisa tomar decisões sobre seus conteúdos.

Se você não fizer um teste, estará se baseando em dados externos, que podem não ser aplicáveis ao seu negócio ou em suas opiniões, sensações e intuição… que são análises redutoras, já que estão condicionadas por suas experiências pessoais.

Por outro lado, um teste A/B permite obter dados reais sobre o impacto dos conteúdos, medindo o número de cliques ou a adesão. Esses dados são fundamentais para a criação de estratégias de marketing eficazes.

2. Cativação e conversão de público

Estudos demonstram que os empreendedores que investem em testes A/B obtêm um negócio mais lucrativo. Ao testarem elementos de imagem, animações ou conteúdos de texto, comparando duas versões, se torna possível identificar qual a versão que gera melhor interação e resultados.

Ao contribuir para perceber quais as variantes que cativam e convertem mais clientes, isto leva a uma melhoria do retorno financeiro para a empresa.

3. Correr menos riscos

Este tipo de teste é a forma mais rentável e eficaz de garantir que as mudanças nas campanhas geram efeitos e contribuem para melhorar a entrega dos conteúdos, incentivando novos visitantes ao website e novos clientes para os produtos e serviços.

Esse é um método útil, porque evita que o empreendedor corra riscos, investindo em anúncios dispendiosos que talvez não interessem ao público, não conseguindo converter ou sequer cativar os potenciais compradores.

4. Trabalho contínuo e em evolução

Com o teste A/B, uma empresa consegue ajustar seus conteúdos e campanhas, progredindo aos poucos e mantendo um trabalho continuado, que gera campanhas mais funcionais e com melhor relação entre os gastos e o lucro.

Por vezes, mesmo pequenas modificações podem fazer com que o desempenho da empresa cresça visivelmente.

5. Impulso ao UX

O UX – user experience ou experiência do usuário – é um dos métodos utilizados no marketing digital e que pode ser melhorado com base na técnica de testagem A/B.

Uma vez que esses testes fazem a comparação entre versões diferentes de anúncios, elementos clicáveis, elementos de design ou conteúdos de outros tipos, eles permitem adaptar cada um desses elementos ao que a maioria dos usuários prefere.

Com amostras significantes, um empreendedor poderá garantir que melhora a experiência de quem utiliza o website, o que melhora não só a intenção de compra, como a compra efetiva dos serviços e produtos oferecidos.

6. Fidelização

Quando o website de uma marca, seus conteúdos e anúncios são pensados com base na análise de dados obtidos com testagem A/B, é mais provável que o cliente (ou potencial cliente) se sinta mais satisfeito com esses elementos, já que eles foram criados para cumprir as preferências dos consumidores.

Desse jeito, a experiência dos usuários fará com que, além de se tornarem consumidores, eles acabem retornando para comprar novamente. Nesse processo de fidelização se torna também mais provável que eles recomendem aquela marca a outras pessoas, o que ajuda a promover o negócio e também a aumentar sua rentabilidade.

Desse modo, resumindo, como você pode ver, existem muitos benefícios em testar e aplicar o A/B, sendo importante que os testes sejam controlados e aplicados a uma amostra significativa. Com base nos dados recolhidos, terá em mãos informação valiosa, que ajudarão a definir o design, o tipo de conteúdo e os anúncios a colocar. Essa estratégia é uma das mais rentáveis para orientar os empreendedores e garantir que um negócio alcança o sucesso e a rentabilidade desejada num mercado cujo contexto atual é marcado pela concorrência.

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