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Polímeros superabsorventes podem ajudar na recuperação de áreas queimadas

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Polímeros superabsorventes podem ajudar na recuperação de áreas queimadas
Foto: Divulgação

Produto absorve até 400 vezes seu peso em água, garantindo umidade mesmo em solos desidratados

O Brasil enfrenta um grave desafio com as queimadas e a realidade da escassez hídrica, que afetam a biodiversidade e comprometem a agricultura. Diante desse cenário, produtores buscam alternativas que ajudem a mitigar esses problemas.

Criados no início dos anos 60 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os polímeros superabsorventes são capazes de reter grandes quantidades de água e há alguns anos são utilizados para economia de água e crescimento saudável de mudas. Além disso, ajudam a recuperar áreas degradadas, oferecendo uma resposta eficaz para os agricultores e silvicultores diante das adversidades climáticas.

De acordo com pesquisas recentes da plataforma Exactitude Consultancy, o mercado global de polímeros biodegradáveis deve crescer a uma taxa de 14,4% ao ano entre 2020 e 2029. As projeções indicam que esse segmento pode atingir mais de 23,6 bilhões de dólares até 2029.

No Brasil, essa tecnologia ganhou reforço com o desenvolvimento de técnicas exclusivas de irrigação com a aplicação do produto para diferentes tipos de culturas. A Hydroplan-EB, por exemplo desenvolveu um raciocínio lógico para a plantação, levando em conta o local, solo, clima, tamanho da cova, tipo de muda, entre outros fatores. “Mais do que a utilização do polímero, a metodologia aplicada em cada variedade é o que gera efetivamente a economia de água”, afirma Francisco Carvalho, diretor comercial da marca.

A empresa, que se destaca no setor agrícola a 25 anos com produtos que respeitam o meio ambiente se consagra na utilização precisa dos produtos, reduzindo consideravelmente a periodicidade de irrigação, chegando a passar de 3,5 para 2 vezes em média por área.

“O uso de polímeros não apenas melhora a retenção de umidade no solo, mas também promove um ambiente mais saudável para as plantas, reduzindo a mortalidade e aumentando a taxa de sucesso no replantio”, completa Francisco.

A Hydroplan-EB atualmente se consolida como referência no fornecimento de Polímeros, Óleos Essenciais e Fertilizantes Especiais para o plano agrícola. Entre os produtos comercializados pela marca destaca-se o HyB Plus, que tem capacidade de absorver até 400 vezes o seu peso em água, atuando como reservatório, garantindo que as mudas tenham acesso a água mesmo quando o solo está desidratado e em condições difíceis para o crescimento das plantas, aumentando a taxa de sucesso das mudas e contribuindo para a recuperação de ecossistemas danificados.

Sobre a Hydroplan-EB:

Com 25 anos de atuação no setor agrícola, a Hydroplan-EB se destaca por seu foco na preocupação ambiental. A marca foi fundada em 1999 e atualmente se consolida como referência no fornecimento de Polímeros, Óleos Essenciais e Fertilizantes Especiais para o plano agrícola.

A partir de fórmulas ecologicamente benéficas, o empreendimento se destaca por oferecer soluções no campo de forma não agressiva.

Mais informações em: http://hydroplan-eb.com/

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Artista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina

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Foto divulgação
Foto divulgação

 

Gerson Fogaça apresenta obra de 5 metros — antes censurada no Brasil e, depois, reapresentada no Museu Nacional de Brasília — com novo contexto no Museu Carlos Alonso, em Mendoza

O Museu Carlos Alonso, em Mendoza, na Argentina recebe a partir do próximo dia 7 de novembro, a exposição “Caos In Itinere”, do artista plástico goiano Gerson Fogaça. A mostra tomará os três pisos do museu e contará com 39 obras que atravessam sua produção entre 2007 e 2025, evidenciando o diálogo constante entre gesto e cor, matéria e tempo — eixo poético que estrutura sua pesquisa. 

Com curadoria assinada pela franco-argentina Patrícia Avena Navarro, o recorte opta por um período de 2013 até os dias atuais, no qual o urbano se transforma em ritmo e linguagem. As pinturas de Fogaça, marcadas por energia e vitalidade, configuram um “balé urbano” em que as formas se libertam dos contornos e transitam entre o figurativo e o abstrato, tensionando o humano e o transitório. Sua poética combina espontaneidade do gesto e construção cromática rigorosa, compondo paisagens simbólicas situadas entre o real e o imaginário — entre o que passa e o que permanece.

A produção da exposição é assinada por Malu da Cunha e KA Produções Culturais. A realização é do Instituto Cultural Urukum e a viabilização com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

*Obra-chave (5 m) — do veto à reexibição*

Em 2019, uma obra de 5 metros de largura integrou a exposição O Sangue no Alguidá, no Museu dos Correios (Brasília), concebida por Fogaça em diálogo com a literatura de Pedro Juan Gutiérrez e com a vertente do “realismo sujo” latino-americano. Um dia antes da abertura, a mostra sofreu censura institucional e foi desmontada. Em menos de 24 horas, o conjunto foi transferido para o Museu Nacional de Brasília, onde voltou a ser apresentado ao público, com ampla repercussão. O percurso — entre supressão e reexibição — reforça o papel social dos museus como espaços de pensamento crítico, memória e liberdade de expressão.

*Trajetória*

Com passagens por instituições como Casa de América Latina (Lisboa), Casa Brasil (Bruxelas), Galería Luz y Oficio (Havana), Centro Cultural Correios (Salvador), Museu Nacional da República (Brasília), MAC/GO, MAG – Museu de Arte de Goiânia, Centro Cultural Las Rozas (Madri), ACA – Art Concept Alternativa (Santander, Espanha), Museu de Arte Contemporânea de Caracas, Museo de Arte Alejandro Otero (Caracas, Venezuela) e Sanger Gallery – The Studios of Key West (EUA), Fogaça reafirma, nesta estreia argentina, a coerência e a força de sua linguagem pictórica.

*Próxima etapa internacional*

Após passagem por Mendoza, o artista apresenta “Na Curva do Tempo”, com curadoria de Dayalis González Perdomo, no Centro Cultural Lecrac (Palência, Espanha). A mostra integra o circuito cultural que celebra a irmandade entre Palência e o Rio de Janeiro, simbolizada pelos monumentos Cristo del Otero e Cristo Redentor. Abre ao público em 9 de novembro de 2025, com abertura oficial e presença do artista em 18 de novembro, e permanece até 8 de dezembro de 2025.

Serviço

Exposição: Caos In Itinere – Gerson Fogaça

Curadoria: Patrícia Avena Navarro

Abertura: 7 de novembro de 2025, às 20h

Local: Museu Carlos Alonso

Endereço: Av. Emilio Civit, 348 – Mendoza, Argentina

Visitação: 8 de novembro a 30 de dezembro de 2025

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Noite artística abre o 21º Congresso Espírita da Bahia no Fiesta

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Evento acontece até domingo (2) em Salvador e presta homenagens aos 160 anos do primeiro centro espírita do Brasil, o Grupo Familiar do Espiritismo

Numa noite marcada por apresentações artísticas (canto, vídeos e dramatizações) foi aberto, na quinta-feira (30), o 21º Congresso Espírita da Bahia. O evento, promovido pela Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB), acontece até o domingo (2) no Fiesta Convention Center, em Salvador.

O tema “Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei”, foi destacado com as participações das cantoras Andrea Bien e Cássia Aguiar e do Coral da FEEB.

O conclave presta homenagens aos 160 anos do primeiro centro espírita do Brasil, o Grupo Familiar do Espiritismo, fundado pelo jornalista Luiz Olympio Telles de Menezes, que completa 200 anos de nascido em 2025. A própria FEEB celebra seus 110 anos, a partir da criação da União Espírita Baiana em 1925.

Os oradores espíritas baianos Divaldo Pereira Franco e Jorge Andrea dos Santos, ambos desencarnados, também são distinguidos. Presente à abertura, o presidente da Federação Espírita do Maranhão (Femar), Fábio Souza de Carvalho, representou a diretoria da Federação Espírita Brasileira (FEB).

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Fragmentação de Placas Tectônicas: O Que Significa para as Américas

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© Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo

Um estudo pioneiro mapeou a complexa interação de três placas tectônicas na costa noroeste da América do Norte, revelando um processo de fragmentação que redefine a compreensão sobre os riscos sísmicos e vulcânicos na região.

Destaques:

· A descoberta do “megasistema” tectônico
· A tecnologia por trás do mapeamento inédito
· Fragmentação da placa e suas implicações práticas
· O futuro dos estudos sísmicos na região


O estudo, diga-se, é um marco. Pela primeira vez, geólogos conseguiram detalhar a dinâmica de um “megasistema” tectônico onde três placas se encontram — um avanço crucial para prever a atividade de terremotos e vulcões ao longo de toda a costa do Pacífico.

A pesquisa, conduzida por um consórcio de universidades dos EUA e Canadá, focou-se na região da Ilha de Vancouver. Lá, as placas Juan de Fuca e Explorer deslizam sob a placa Norte-Americana em um processo lento e inexorável, conhecido como subducção.

O mapeamento revolucionário

Para decifrar esse quebra-cabeça geológico, uma equipe de 20 cientistas realizou um escaneamento de alta resolução do leito oceânico. O método: um sonar especializado que varreu uma faixa de 75 km durante a expedição CASIE21, financiada pela National Science Foundation em 2021.

A grande revelação do trabalho, publicado em artigos em meados de 2024, é que a placa Juan de Fuca está se fragmentando. Este processo, que diminui sua atividade geral, não elimina o risco — a região permanece ativa e capaz de gerar terremotos de grande intensidade.

O que isso muda na prática?

Essa fragmentação cria “pedaços” no fundo do oceano e altera a distribuição de tensões ao longo de toda a falha, que se estende do Canadá à Califórnia. Compreender essa mecânica é vital.

A descoberta fornece um novo modelo para interpretar uma das zonas sísmicas mais críticas das Américas. Os dados coletados serão a base para os próximos estudos de risco, permitindo que autoridades se preparem melhor para eventos futuros. Afinal, entender como as gigantes subterrâneas se movem é o primeiro passo para conviver com sua força colossal.

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