PlayTennis apresenta nova era do tênis no Brasil ao trazer tecnologia de alto rendimento para o dia a dia do aluno

PlayTennis apresenta nova era do tênis no Brasil ao trazer tecnologia de alto rendimento para o dia a dia do aluno

Redação RBN
3 min p/ ler 68 já leram
Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O tênis vive um momento de forte expansão no Brasil. Segundo dados divulgados em 2024 a partir do relatório da International Tennis Federation (ITF), a comunidade de praticantes no país

cresceu de 2,6 milhões em 2021 para 4,1 milhões em 2024, colocando o Brasil na 8ª posição no ranking global em número de jogadores.

Esse cenário reforça a visão da PlayTennis que, há 49 anos, trabalha para democratizar o esporte com qualidade, ampliando acesso, modernizando a experiência e tornando o tênis cada vez mais presente no dia a dia da população.
A marca está presente em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro e Brasília com 15 unidades e mais de 70 quadras, sendo hoje a maior e mais tradicional rede de academias de tênis do Brasil, com mais de 120 professores dedicados ao desenvolvimento técnico dos alunos.

Ao longo de quase cinco décadas, a PlayTennis não apenas contribuiu para o crescimento do esporte no país, como também participou ativamente da sua evolução. A marca organizou grandes eventos, investiu na formação de professores, apoiou atletas,

desenvolveu projetos sociais e projetou quadras e infraestrutura em diversas regiões. Essa trajetória consolidou a PlayTennis como sinônimo de excelência, com foco em conveniência, comunidade e performance.

Com atenção constante às transformações do comportamento dos praticantes, a PlayTennis decidiu investir em inteligência artificial ao notar uma mudança clara no perfil do tenista moderno, cada vez mais movido pela evolução contínua e em busca de feedbacks objetivos, uma experiência gamificada e compartilhável nas redes sociais. O tênis, por sua natureza, tem movimentos repetíveis e gera muitos dados, o que o torna um esporte ideal para soluções baseadas em IA e análise de performance.

Por isso, em parceria com a Wingfield, a PlayTennis apresenta neste mês de janeiro as primeiras quadras inteligentes da América Latina, integrando dados, inteligência artificial e gamificação ao cotidiano

de treinos e jogos. Implantada e operada no Brasil pela Starbro, a tecnologia é pioneira no país: capta métricas detalhadas dos principais fundamentos da modalidade e ainda gera vídeos e highlights automaticamente. Tudo fica disponível no aplicativo, permitindo que o aluno acompanhe sua evolução de forma simples, visual e altamente motivadora.
Antes restrita ao alto rendimento, a tecnologia agora passa a fazer parte da rotina de todos os tenistas com acesso à PlayTennis, acelerando a curva de aprendizado e tornando o treino mais claro, visual e motivador, inclusive para aqueles que estão dando os primeiros passos no esporte. Ao tornar a evolução mais perceptível desde o início, a tecnologia fortalece o engajamento, aumenta a frequência em quadra e contribui para a retenção de alunos e a atração de novos praticantes.

A implementação inicial envolve 7 quadras em duas unidades (Campo Belo e Vila Olímpia), com expansão prevista ao longo de 2026. O investimento vai além de equipamentos: inclui treinamento completo de professores e times operacionais, assegurando adoção efetiva e uma experiência diferenciada para os alunos.
Ao integrar dados, IA e experiência do usuário, a PlayTennis não só posiciona o Brasil ao lado de mercados avançados no uso de tecnologia esportiva, como também cria novas oportunidades para eventos, patrocinadores e conteúdo digital, ampliando o impacto do tênis como esporte no país.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 59
Kkkk 8
Triste 5
Raiva 2

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.