Conecte-se conosco

Negócios

Plataforma disponibiliza consulta gratuita de CNPJ

Publicado

em

Plataforma disponibiliza consulta gratuita de CNPJ

No universo corporativo, a tecnologia pode se apresentar como uma grande aliada no momento de encontrar e desenvolver soluções para os clientes. Filtrar dados de acordo com a necessidade de cada ramo pode ajudar a complementar a base de informações de clientes e fornecedores, por exemplo. E se existisse um sistema capaz de fazer isso com todas as empresas do país de forma automatizada?

Foi pensando em ajudar empresas que a Speedio, plataforma de Big Data para geração de leads B2B, criou uma API de consulta gratuita de CNPJ. Por meio da consulta, é possível ter acesso a dados básicos de todas as mais de 46 milhões de empresas no país.

Integrando sistemas para desvendar a informação

A Interface de Programação de Aplicações – a sigla API (em inglês) – é um meio de integrar e simplificar o desenvolvimento de programas, colocando funções e elementos de um aplicativo dentro de outro sistema (aplicativo, website, etc). Em termos simples, é um cabo que conecta um sistema diretamente a outro. Por meio de API, por exemplo, é possível mostrar no seu website mapas interativos e rotas para seu endereço, apenas integrando com um sistema de geolocalização. Um exemplo que dá mais trabalho para implantar, seria atualizar os dados de empresas clientes e potenciais clientes no seu CRM e/ou no seu ERP.

A ideia surgiu de um fun day do time técnico da Startup, prática comum em grandes corporações, que é um dia em que os colaboradores podem desenvolver projetos livres, com intuito de estimular a criatividade de uma forma lúdica e que tenha algum retorno social, mais até do que financeiro. A URL funciona de uma forma simples: um sistema procura o CNPJ de qualquer empresa do Brasil, e instantaneamente aparecem informações como nome social, localidade e outros dados básicos, que são públicos.

Além da API, que foi criada pra ser acessada por sistemas, a startup também criou uma extensão do Google Chrome, que faz a mesma coisa, mas cuja finalidade é para que pessoas (e não máquinas) possam acessar os dados.

“Foi um projeto que fizemos sem pretensão de retorno financeiro. No meio dos programadores e desenvolvedores existe muito espaço para colaboração, eles se ajudam muito e assim veio essa ideia”, explica Diogo Públio, especialista em Big Data e fundador da Speedio.

Criando uma rede do bem

Para a grata surpresa, a ferramenta foi utilizada para uma finalidade muito positiva e com um impacto social muito forte: cadastro e controle de doação de cilindros de oxigênio para Manaus. Uma empresa entrou em contato com a empresa e pediu mais informações da plataforma, a fim de ajudar na logística das doações no período mais crítico da pandemia de falta de oxigênios nos hospitais da cidade.

Em razão da pandemia da Covid-19 a cidade de Manaus, capital do Amazonas passou por um colapso no sistema de saúde e ficou sem cilindros de oxigênio para os pacientes internados em função do coronavírus. Diante dessa crise sem precedentes, muitos artistas e celebridades começaram a se movimentar nas redes sociais para levantar verba e comprar os cilindros necessários para amenizar a situação, até que os suprimentos necessários chegassem.

A Mais Benefício, empresa especializada em gestão de benefícios para colabores,  que estava organizando a campanha de doações utilizou a API gratuita de CNPJs para desenvolver um sistema de cadastro e controle de empresas para doações de oxigênio para o Amazonas.

“Esse tipo de resultado nos dá a noção de como podemos colocar a nossa tecnologia à disposição para ajudar não só quem está vendendo, mas também quem está fazendo coisas positivas para a sociedade”, conta Diogo.

A API gratuita que facilita a busca de dados básicos das empresas cadastradas do país está disponível para consulta através do endereço: apiconsultacnpj.com.br. Além de informações básicas das empresas, a API também oferece alguns itens de inteligência de mercado, como a idade média das empresas de um setor e a densidade de um tipo de empresa em uma determinada área.

A ferramenta gratuita disponibiliza dados básicos das empresas instantaneamente e funciona como um aperitivo do que o sistema completo pago da Speedio é capaz de entregar. No plano completo é possível encontrar dados bem mais apurados de mais de 100 fontes públicas com informações sobre empresas do país.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *