Siga-nos nas Redes Sociais

Auto

Picapes compactas são ainda mais versáteis, devido ao vantajoso motor flex

Publicado

em

Default Featured Image

Ágeis, mas robustas, picapes pequenas são boa pedida mesmo para a cidade

Criadas para o trabalho pesado, as picapes têm sofrido transformações e se tornado cada vez mais veículos para uso urbano, devido ao seu apelo prático e também pelo fato de terem se tornado mais compactas. Essa mudança vem ao encontro do desejo dos consumidores de possuírem um carro versátil para o dia a dia, semelhante aos carros comuns, mas que oferecesse espaço para cargas eventualmente. 

As picapes compactas, ou caminhonetes, são líderes de venda entre os utilitários, segundo levantamento da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Derivadas dos carros de passeio, são encontradas praticamente só nas ruas do Brasil. O final da década de 70 marca o lançamento do primeiro modelo compacto por aqui. De lá para cá, várias montadoras lançaram seus modelos, atraindo desde o público mais jovem e descolado até quem procura um carro como acessório para o trabalho.

O mercado para elas é muito favorável, e, mesmo quando este aponta para uma queda nas vendas, a categoria permanece em alta. Elas fazem sucesso principalmente entre produtores rurais, frotas empresariais e pequenos empresários e comerciantes que utilizam suas caçambas para transporte de materiais.

Apesar de não contarem com a suspensão mais alta, bastante característica das picapes maiores, as compactas são corajosas e podem enfrentar vários terrenos. Em vários modelos, também são encontrados assistentes eletrônicos, como controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. A motorização, geralmente alimentada por diesel nas picapes maiores, encontra nos compactos modelos gasolina, álcool e até mesmo flex.

Por essa razão, as compactas acabam sendo mais baratas. Por serem leves, também são econômicas. Porém é preciso ter em conta que, ao andarem carregadas, o consumo também aumenta. Por lei, as compactas podem levar cargas de até 500 quilos. Para carregar tudo o que couber na caçamba, os principais modelos contam com motores 1.3 a 1.6, entregando em torno de 100 cv.

O sistema flex acaba sendo mais vantajoso, pois permite que o motorista varie entre os combustíveis, a depender de alguns fatores, como, por exemplo, o preço do combustível ou o rendimento esperado para certo tipo de viagem. Em média, as picapes compactas entregam 8 km/L com etanol na cidade e 11 km/L com gasolina. Na estrada, o rendimento aumenta. No entanto, o consumo de cada modelo varia. Em se tratando de custos, as compactas compensam, em relação aos valores de seguro e IPVA.

De visual bonito, motor forte e robustez, as compactas podem fazer frente a vários desafios, além de fazerem bonito em um passeio pela cidade. Bem equipadas, ao mesmo tempo que são econômicas, se encaixam em qualquer tipo de público. Seja um modelo 0 km ou uma Montana seminova, é certo que as picapes são sempre uma boa escolha.

 

https://www.freepik.com/free-photo/businessman-using-his-mobile-phone_3199669.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=3cd0b074-9e16-4165-bf86-c09709767bc6&query=mini+rastreador+GPS Leia Mais

Como os detetives utilizam o mini rastreador gps veicular?

Divulgação Leia Mais

Previsão confirmada: Sem Parar e Márcia Sensitiva se unem novamente em campanha de Halloween

Crédito: Freepik Leia Mais

Vai ao show do Imagine Dragons? Veja como reservar vaga de estacionamento e fugir das filas

Pixabay Leia Mais

Como Negociar o Preço do Imóvel Antes de Pedir Financiamento

PIxabay Leia Mais

Requisitos e documentos para financiamento de imóvel: Descomplicando o sonho da casa própria

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.