Ágeis, mas robustas, picapes pequenas são boa pedida mesmo para a cidade
Criadas para o trabalho pesado, as picapes têm sofrido transformações e se tornado cada vez mais veículos para uso urbano, devido ao seu apelo prático e também pelo fato de terem se tornado mais compactas. Essa mudança vem ao encontro do desejo dos consumidores de possuírem um carro versátil para o dia a dia, semelhante aos carros comuns, mas que oferecesse espaço para cargas eventualmente.
As picapes compactas, ou caminhonetes, são líderes de venda entre os utilitários, segundo levantamento da Fenabrave, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Derivadas dos carros de passeio, são encontradas praticamente só nas ruas do Brasil. O final da década de 70 marca o lançamento do primeiro modelo compacto por aqui. De lá para cá, várias montadoras lançaram seus modelos, atraindo desde o público mais jovem e descolado até quem procura um carro como acessório para o trabalho.
O mercado para elas é muito favorável, e, mesmo quando este aponta para uma queda nas vendas, a categoria permanece em alta. Elas fazem sucesso principalmente entre produtores rurais, frotas empresariais e pequenos empresários e comerciantes que utilizam suas caçambas para transporte de materiais.
Apesar de não contarem com a suspensão mais alta, bastante característica das picapes maiores, as compactas são corajosas e podem enfrentar vários terrenos. Em vários modelos, também são encontrados assistentes eletrônicos, como controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. A motorização, geralmente alimentada por diesel nas picapes maiores, encontra nos compactos modelos gasolina, álcool e até mesmo flex.
Por essa razão, as compactas acabam sendo mais baratas. Por serem leves, também são econômicas. Porém é preciso ter em conta que, ao andarem carregadas, o consumo também aumenta. Por lei, as compactas podem levar cargas de até 500 quilos. Para carregar tudo o que couber na caçamba, os principais modelos contam com motores 1.3 a 1.6, entregando em torno de 100 cv.
O sistema flex acaba sendo mais vantajoso, pois permite que o motorista varie entre os combustíveis, a depender de alguns fatores, como, por exemplo, o preço do combustível ou o rendimento esperado para certo tipo de viagem. Em média, as picapes compactas entregam 8 km/L com etanol na cidade e 11 km/L com gasolina. Na estrada, o rendimento aumenta. No entanto, o consumo de cada modelo varia. Em se tratando de custos, as compactas compensam, em relação aos valores de seguro e IPVA.
De visual bonito, motor forte e robustez, as compactas podem fazer frente a vários desafios, além de fazerem bonito em um passeio pela cidade. Bem equipadas, ao mesmo tempo que são econômicas, se encaixam em qualquer tipo de público. Seja um modelo 0 km ou uma Montana seminova, é certo que as picapes são sempre uma boa escolha.