A Polícia Federal publicou hoje (08 de março) no Diário Oficial portaria prorrogando até 16 de setembro de 2021 o prazo para regularização de estrangeiros no território nacional. A medida vem ao encontro das expectativas do setor, aponta a vice-presidente da Abemmi (Associação Brasileiras dos Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional) e sócia da Fragomen no Brasil, Diana Quintas.
“A portaria, publicado num período de mais isolamento social nas cidades, poderá ajudar a diminuir a fila que está grande e deve crescer”, aponta Diana. A agenda da Polícia Federal para regularização ficou fechada por cinco meses de março a agosto de 2020. Ao retomar o trabalho, a fila de estrangeiros com necessidade de regularização ficou grande. Por exemplo, em janeiro, 5 mil refugiados venezuelanos esperavam providências.
Com a portaria, os documentos expirados a partir de 16 de março de 2020 devem ser aceitos como válidos e poderão ser utilizados até o dia 16 de setembro de 2021. Para a regularização do período, o imigrante deve ter mantido residência em território nacional.
A Fragomen no Brasil
A Fragomen é a maior e mais antiga empresa de imigração do mundo. Nascida em 1951 em Nova York (EUA), chegou ao Brasil em 2012, com a abertura de escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Atualmente, está presente em mais de 170 países, em todos os continentes.