Home Notícias Negócios Pesquisa de clima organizacional é ferramenta para potencializar resultados dos negócios
Negócios

Pesquisa de clima organizacional é ferramenta para potencializar resultados dos negócios

Envie
Default Featured Image
Envie

Quantas empresas que você conhece costumam ouvir o que os colaboradores têm a dizer? Saber se as pessoas estão satisfeitas com o trabalho ou se estão alinhadas com o propósito do negócio, por exemplo, são questões fundamentais para garantir uma rotina saudável dentro de uma empresa, afinal, uma organização é composta por pessoas, principal capital para garantir o seu crescimento no mercado. Mas qual ferramenta pode ser usada para responder a essas e tantas outras perguntas que podem gerar melhorias efetivas e potencializar os resultados dos negócios? A pesquisa de clima organizacional.

“A pesquisa é importante porque é preciso saber se as pessoas estão trabalhando em um ambiente favorável ou não, quais as principais satisfações e insatisfações para entender em quais pontos é necessário mudar, manter ou melhorar. Se há desânimo e falta de engajamento da equipe, por exemplo, é possível fazer um diagnóstico e desenvolver ações para garantir o clima ideal” explica Alexia Gomes, gerente de projetos da Empresa JR. ADM UFBA.

 A Fundação José Silveira, instituição sem fins lucrativos, é uma das clientes da Empresa JR. que optou por aplicar a pesquisa de clima organizacional. O principal objetivo? Identificar se todos os colaboradores estavam devidamente alinhados com o propósito da organização diante do novo cenário que surgiu por causa da pandemia. “Nos foram apresentadas estratégias para esse momento de incertezas, fundamentadas em dados de pesquisas de clima interno, com direcionamento de ações que revelam os desafios de revisar processos internos, além de elaborar estratégias para alcançar nossos resultados. Estamos descobrindo como melhorar nossa eficiência operacional e tem sido um aprendizado enriquecedor porque é um trabalho em conjunto, onde jovens apresentam uma nova forma de se comunicar, melhorando a interação entre o público interno que reflete também no público externo” explica Leila Brito, superintendente da Fundação José Silveira.

Como funciona?

No caso da Fundação, em um processo que durou 15 dias, uma equipe foi responsável por realizar pesquisa exploratória com todos os colaboradores (de setores como nutrição, recursos humanos, recepção e enfermagem), visitas e entrevistas para levantamento e posterior avaliação dos dados para definir um diagnóstico e, na sequência, criar um plano de ações.

“Uma dor bem recorrente das empresas é a dificuldade na comunicação interna. A falta de informações sobre determinado assunto, o ruído de comunicação, são algumas situações que podem tornar o trabalho em equipe ineficiente e podem passar despercebidas até que um problema maior aconteça. Através desse trabalho é possível avaliar o cenário e definir ações para mitigar isso. Outro ponto importante é que também conseguimos constatar as principais satisfações, como oportunidade para crescimento e formação de carreira”, finaliza Alexia.

Braga e Barbosa Advocacia: Justiça reconhece adicional de insalubridade a trabalhador de um grande frigorifico em goiás

Braga e Barbosa Advocacia: Justiça reconhece adicional de insalubridade a trabalhador de um grande frigorifico em goiás

Leia Mais
IOX Broker: A Corretora Digital que Revoluciona o Mercado com Suporte 24 Horas

IOX Broker: A Corretora Digital que Revoluciona o Mercado com Suporte 24 Horas

Leia Mais
Jovem embaixador da educação nuclear apresenta oportunidades de carreira no setor

Jovem embaixador da educação nuclear apresenta oportunidades de carreira no setor

Leia Mais
Negócios e liderança: SuperAgos 2025 projeta crescimento e reforça liderança como maior feira supermercadista do Centro-Oeste

Negócios e liderança: SuperAgos 2025 projeta crescimento e reforça liderança como maior feira supermercadista do Centro-Oeste

Leia Mais
Depois do Toguro, outdoor do Close Fans em BC chama atenção de quem passa pela Praia Central de BC

Depois do Toguro, outdoor do Close Fans em BC chama atenção de quem passa pela Praia Central de BC

Leia Mais
Envie