Pernambués ganha novo espaço de lazer e de incentivo ao comércio local

Moradores de Pernambués agora contam com um novo espaço de convivência para aproveitar os dias: a praça Arthur Lago, situada na Rua Thomaz Gonzaga, entregue à população na noite desta quarta-feira (29) pela Prefeitura, no bairro de Pernambués. Com projeto da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a praça dispõe de quiosques e boxes que irão abrigar 12 permissionários para a venda de alimentos diversos, a exemplo de legumes, pastel, churrasco e camarão.

Além do prefeito Bruno Reis, participaram da entrega o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza; o secretário-geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Kaio Moraes; a secretária Municipal de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet; o secretário de Manutenção, da Cidade (Seman), Luciano Sandes; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro; e a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

Durante o ato, o prefeito ressaltou que a nova praça vai ajudar a incentivar o comércio local e a geração de renda. “Temos aqui 12 permissionários, pais e mães de família, que dependem da venda do seu comércio para garantir o seu sustento e a sua renda. Eu sei da importância dessa praça, porque a requalificação dela acaba estimulando todo o comércio do entorno. Quando eu cheguei, eu já vi padaria, mercadinho e panificadora que foram reformados e que, certamente, foram estimulados por essa obra”, declarou Bruno Reis.

O primeiro permissionário a receber as chaves do quiosque foi Everaldo Santos dos Anjos, que trabalha com a venda de frutas. “Aqui havia pessoas que comercializavam os seus produtos sem condições dignas de trabalho, com os seus materiais expostos, e agora passam a ter toda uma infraestrutura. Essas pessoas vão receber um termo de permissão da Prefeitura, a chave do quiosque e vão solicitar a ligação da energia para já poder comercializar seus produtos no final do ano”, acrescentou o chefe do Executivo municipal.

Estrutura – Junto aos boxes e quiosques que incentivam o comércio e a geração de renda, foram construídos bancos modulares, mesas de jogos, cercado em eucalipto e grama natural. Para as crianças, foram instalados uma Casa do Tarzan, escorregador e parque infantil.

A praça conta ainda com academia de ginástica e saúde completas e acessibilidade. O nome da praça homenageia o antigo proprietário da área, quando a região ainda era uma fazenda. O investimento na área de convivência e lazer para que os moradores possam agora desfrutar de atrativos foi de, aproximadamente, R$865 mil.

“Estou muito feliz por vender meu churrasquinho em um lugar tão organizado e bonito como ficou aqui. Essa praça é um presente”, contou José Pinheiro da Silva, morador do entorno e um dos permissionários que irão vender alimentos nos quiosques montados no espaço.

Solidariedade – O prefeito Bruno Reis também lembrou a situação atual de crise na Bahia, devido às fortes chuvas que atingem a região sul, sudoeste e extremo sul, e destacou a importância de se solidarizar com quem mais precisa nesse momento. Até o próximo domingo (2), a Ação Salvador Solidária realiza um drive-thru para arrecadação de água mineral, das 9h às 16h, na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Bonocô.

O montante será destinado aos moradores atingidos pelas enchentes. A campanha é realizada em parceria entre a Prefeitura de Salvador, Marinha, Ministério Público da Bahia (MP-BA) e Rede Bahia.

Fotos: Valter Pontes/Secom