País foi escolhido para sediar seu hub global de inovações na América Latina, cuja ambição é desenvolver soluções que possam ser exportadas para o mundo
A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, dona de marcas como Lay’s, Doritos, Cheetos, Gatorade, Pepsi, Kero Coco, Toddy, Quaker, entre outras, lançou na última quarta-feira (14), no Brasil, o PepsiCo Labs, hub global de inovação que visa propor soluções a desafios comuns da indústria em áreas como marketing, varejo, indústria 4.0, supply chain, serviços corporativos e dados, por meio de parcerias estratégicas. O hub funciona como uma ponte de relacionamento entre os desafios de inovação da PepsiCo e startups, aceleradoras, universidades, centros de pesquisa e empresas do segmento de tecnologia. Ao implementar as soluções, a PepsiCo busca tornar-se ainda mais inovadora de ponta a ponta, do campo ao produto, até chegar à destinação correta das embalagens.
Mais informações sobre PepsiCo Labs em: https://pepsicolabsbrasil.com.br.
O Brasil foi escolhido para sediar o Pepsico Labs na América Latina, hub global que tem mais de 100 projetos-piloto ao redor do mundo e está presente em 70 países onde a companhia atua. A escolha se dá pelo país ser um mercado estratégico para a PepsiCo, ter um ecossistema de inovação forte e maduro, além de ter escala continental, com riqueza em biodiversidade, criatividade e abundância de talentos com soluções inovadoras. As inovações que forem implementadas e apresentarem boa performance e escalabilidade também poderão ser disponibilizadas para o mercado internacional, incentivando ainda mais o empreendedorismo brasileiro. Nos próximos anos, há previsão de expansão do projeto para buscar iniciativas em outros países da América Latina; tais como México, Colômbia, Argentina e Chile.
“O PepsiCo Labs será um catalisador de soluções que irá contribuir não só com a PepsiCo no Brasil como também com todo o ecossistema regional. Ou seja, além de sanar desafios da própria companhia, a PepsiCo irá disponibilizar o seu alcance global para dar escalabilidade a inovações desenvolvidas no país, impulsionando o empreendedorismo brasileiro”, afirma Carolina Sevciuc, Diretora Sênior de Estratégia e Transformação da PepsiCo no Brasil. “Nosso time esteve em contato com os mais diversos stakeholders como, por exemplo startups visionárias e universidades, para chegarmos a parcerias vantajosas para ambos e, também, para a sociedade”, completa.
Os três primeiros desafios chegam com a visão estratégica de transformar a cadeia de fornecimento agrícola e buscar no ecossistema soluções que atuem na transformação digital dos processos agrícolas da companhia, com foco na redução de perdas e sustentabilidade. A intenção é identificar iniciativas que atuem na prevenção de perdas no processo agrícola de batatas, com a identificação precoce de anomalias; monitoramento da qualidade e do beneficiamento até a fábrica; além de provocar uma comunicação mais ágil e sistêmica com produtores. O objetivo é beneficiar a indústria e os trabalhadores, bem como otimizar produções agrícolas e reduzir o desperdício.
“Diante desses desafios, a PepsiCo vai priorizar uma agenda de impacto positivo, focando na promoção de soluções conectadas ao meio-ambiente e impacto social, em alinhamento com o nosso direcionamento global de PepsiCo Positive (pep+), nossa agenda ESG. Por meio dessas soluções, com uma ênfase especial nas pessoas, chegaremos em toda a nossa cadeia”, explica Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil. “Nossa missão é transformar o futuro e fomentar a inovação em benefício de todos, convertendo os desafios de hoje em oportunidades para o amanhã”, completa.
Conheça os projetos selecionados para os três primeiros desafios
As startups Pix Force, Spectral Solutions, E-aware, Checklist Fácil foram as empresas selecionadas para os três primeiros desafios. Como primeiro passo, as empresas seguirão para um processo de imersão no dia a dia dos negócios da PepsiCo e de seus parceiros, visando absorver informações e insights para executar os projetos-piloto, que possuem previsão de início para setembro. O processo terá, ao todo, seis meses; da imersão até sua implementação.
Sobre inovação na PepsiCo
Para a PepsiCo, a inovação é intrínseca e transversal ao negócio, fazendo parte de toda a sua cadeia produtiva, desde o relacionamento com os produtores, passando pela chegada de seu portfólio às gôndolas do supermercado, até a destinação correta de embalagens. A jornada de inovação da PepsiCo passa por três grandes frentes: transformação cultural dos colaboradores; sustentabilidade no campo, fábricas e logística e a experiência oferecida aos consumidores. Para a PepsiCo, a inovação precisa ser acompanhada de consistência, ações escalonáveis e o olhar centrado nas pessoas.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®️, DORITOS®️, CHEETOS®️, GATORADE®️, PEPSI®️, KERO COCO®️, TODDY®️, QUAKER®️, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.