Home Notícias Negócios PepsiCo Labs, hub de inovação global da PepsiCo, chega ao Brasil
Negócios

PepsiCo Labs, hub de inovação global da PepsiCo, chega ao Brasil

Envie
Aec4a1cb F2fb 4a12 8aa8 720680b89d70
Foto: Divulgação PepsiCo
Envie

País foi escolhido para sediar seu hub global de inovações na América Latina, cuja ambição é desenvolver soluções que possam ser exportadas para o mundo

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, dona de marcas como Lay’s, Doritos, Cheetos, Gatorade, Pepsi, Kero Coco, Toddy, Quaker, entre outras, lançou na última quarta-feira (14), no Brasil, o PepsiCo Labs, hub global de inovação que visa propor soluções a desafios comuns da indústria em áreas como marketing, varejo, indústria 4.0, supply chain, serviços corporativos e dados, por meio de parcerias estratégicas. O hub funciona como uma ponte de relacionamento entre os desafios de inovação da PepsiCo e startups, aceleradoras, universidades, centros de pesquisa e empresas do segmento de tecnologia. Ao implementar as soluções, a PepsiCo busca tornar-se ainda mais inovadora de ponta a ponta, do campo ao produto, até chegar à destinação correta das embalagens.

Mais informações sobre PepsiCo Labs em: https://pepsicolabsbrasil.com.br.

O Brasil foi escolhido para sediar o Pepsico Labs na América Latina, hub global que tem mais de 100 projetos-piloto ao redor do mundo e está presente em 70 países onde a companhia atua. A escolha se dá pelo país ser um mercado estratégico para a PepsiCo, ter um ecossistema de inovação forte e maduro, além de ter escala continental, com riqueza em biodiversidade, criatividade e abundância de talentos com soluções inovadoras. As inovações que forem implementadas e apresentarem boa performance e escalabilidade também poderão ser disponibilizadas para o mercado internacional, incentivando ainda mais o empreendedorismo brasileiro. Nos próximos anos, há previsão de expansão do projeto para buscar iniciativas em outros países da América Latina; tais como México, Colômbia, Argentina e Chile.

“O PepsiCo Labs será um catalisador de soluções que irá contribuir não só com a PepsiCo no Brasil como também com todo o ecossistema regional. Ou seja, além de sanar desafios da própria companhia, a PepsiCo irá disponibilizar o seu alcance global para dar escalabilidade a inovações desenvolvidas no país, impulsionando o empreendedorismo brasileiro”, afirma Carolina Sevciuc, Diretora Sênior de Estratégia e Transformação da PepsiCo no Brasil. “Nosso time esteve em contato com os mais diversos stakeholders como, por exemplo startups visionárias e universidades, para chegarmos a parcerias vantajosas para ambos e, também, para a sociedade”, completa.

Os três primeiros desafios chegam com a visão estratégica de transformar a cadeia de fornecimento agrícola e buscar no ecossistema soluções que atuem na transformação digital dos processos agrícolas da companhia, com foco na redução de perdas e sustentabilidade. A intenção é identificar iniciativas que atuem na prevenção de perdas no processo agrícola de batatas, com a identificação precoce de anomalias; monitoramento da qualidade e do beneficiamento até a fábrica; além de provocar uma comunicação mais ágil e sistêmica com produtores. O objetivo é beneficiar a indústria e os trabalhadores, bem como otimizar produções agrícolas e reduzir o desperdício.

“Diante desses desafios, a PepsiCo vai priorizar uma agenda de impacto positivo, focando na promoção de soluções conectadas ao meio-ambiente e impacto social, em alinhamento com o nosso direcionamento global de PepsiCo Positive (pep+), nossa agenda ESG. Por meio dessas soluções, com uma ênfase especial nas pessoas, chegaremos em toda a nossa cadeia”, explica Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil. “Nossa missão é transformar o futuro e fomentar a inovação em benefício de todos, convertendo os desafios de hoje em oportunidades para o amanhã”, completa.

Conheça os projetos selecionados para os três primeiros desafios

As startups Pix Force, Spectral Solutions, E-aware, Checklist Fácil foram as empresas selecionadas para os três primeiros desafios. Como primeiro passo, as empresas seguirão para um processo de imersão no dia a dia dos negócios da PepsiCo e de seus parceiros, visando absorver informações e insights para executar os projetos-piloto, que possuem previsão de início para setembro. O processo terá, ao todo, seis meses; da imersão até sua implementação. 

Sobre inovação na PepsiCo

Para a PepsiCo, a inovação é intrínseca e transversal ao negócio, fazendo parte de toda a sua cadeia produtiva, desde o relacionamento com os produtores, passando pela chegada de seu portfólio às gôndolas do supermercado, até a destinação correta de embalagens. A jornada de inovação da PepsiCo passa por três grandes frentes: transformação cultural dos colaboradores; sustentabilidade no campo, fábricas e logística e a experiência oferecida aos consumidores. Para a PepsiCo, a inovação precisa ser acompanhada de consistência, ações escalonáveis e o olhar centrado nas pessoas.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®️, DORITOS®️, CHEETOS®️, GATORADE®️, PEPSI®️, KERO COCO®️, TODDY®️, QUAKER®️, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.

O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.

Como a inteligência emocional transformou Denise Barros em uma referência de autoconhecimento
Como a inteligência emocional transformou Denise Barros em uma referência de autoconhecimento
ACIC completa 104 anos nesta quinta (21/11)
ACIC completa 104 anos nesta quinta (21/11)
Dia do Empreendedorismo Feminino: Um Olhar Inspirador com Sophia Marins
Dia do Empreendedorismo Feminino: Um Olhar Inspirador com Sophia Marins
Lailah Lopes revela o segredo por trás do Método ‘Imagem Reversa’ e seu impacto impressionante
Lailah Lopes revela o segredo por trás do Método ‘Imagem Reversa’ e seu impacto impressionante
Empreendedores brasileiros buscam expansão internacional
Empreendedores brasileiros buscam expansão internacional
Envie

RBN Stories