Esportes
Pelé volta a ser internado para seguir tratamento de tumor
[ad_1]
O hospital Albert Einstein anunciou nesta terça-feira (19) que o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi internado na última segunda (18) para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon. Segundo a nota divulgada pela instituição de saúde, o Rei do Futebol apresenta “condições clínicas boas e estáveis, e a alta hospitalar deve acontecer nos próximos dias”.

Em fevereiro deste ano Pelé esteve internado no mesmo hospital Albert Einstein para realizar uma bateria de exames de rotina. Naquela oportunidade, ele tratou um quadro de infecção urinária.
Em setembro de 2021, o Rei do Futebol foi submetido a uma cirurgia para retirada do tumor no cólon. Na ocasião, ele ficou quase um mês internado, ficando parte do período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
[ad_2]
Fonte
Esportes
Fórmula E: Teste para Mulheres levou 14 pilotos à pista, em Valência; equipe Mahindra dominou novamente
– A Fórmula E e a FIA organizam o segundo Teste Exclusivo Para Mulheres, em Valência, dando acesso a 14 pilotos aos carros GEN3 Evo para um dia inteiro de testes, em duas sessões, ao longo de seis horas de pista – o dobro do tempo em relação ao teste anterior;
– Nove das pilotos registraram tempos de volta que ficaram a apenas décimos de segundo dos tempos registrados pelos pilotos oficiais da Fórmula E;
– O Teste Para Mulheres faz parte da estratégia de longo prazo da Fórmula E para remover barreiras e expandir as oportunidades para mulheres no campeonato de carros 100% elétricos.
São Paulo, 31 de outubro de 2025 – A Fórmula E e a FIA realizaram seu segundo Teste Exclusivo para Mulheres, nesta sexta-feira, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, dando a 14 pilotos de elite a oportunidade de testar o carro GEN3 Evo da Fórmula E. A americana Chloe Chambers foi a mais rápida, pilotando para a Mahindra Racing. Nerea Martí (que testou pela mesma equipe de Felipe Drugovich) foi oitava, com Marta García (pela equipe de Lucas do Grassi) ficando na 10ª posição.
Ao longo das duas sessões de testes, nove das pilotos registraram tempos de volta que ficaram a apenas décimos de segundo na comparação com os tempos dos pilotos oficiais da Fórmula E, comprovando mais uma vez o quão importante é ter tempo de pista para testar, desenvolver experiência e confiança no carro.
Chloe Chambers (Mahindra Racing) registrou o melhor tempo geral de 1:22.767s, durante a segunda sessão. Chambers, que atualmente compete na F1 Academy, possui um currículo de sucesso nas pistas e tem trabalhado em estreita colaboração com a equipe Mahindra, que também liderou os testes dos pilotos oficiais.
Abbi Pulling (Nissan), que foi a mais rápida no teste inaugural com mulheres do ano passado, ficou apenas 0,064s atrás do tempo de Chambers, com Bianca Bustamante (CUPRA KIRO) registrando o terceiro melhor tempo.
Alice Powell (Envision Racing), que perdeu grande parte da tarde devido a um problema no sistema de bateria de seu carro, terminou em quarto lugar, à frente de sua companheira de equipe Ella Lloyd, em quinto. Jamie Chadwick (Jaguar TCS Racing), Tatiana Calderon (Citroën Racing) e Nerea Martí (Andretti Formula E, a mesma equipe do brasileiro Felipe Drugovich) vieram em sexto, sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
Juju Noda (Jaguar TCS Racing) terminou em nono lugar em sua estreia na Fórmula E, enquanto Marta García (Lola Yamaha ABT, mesma equipe do brasileiro Lucas do Grassi) completou o Top 10.
Gabriela Jilkova (Porsche) ficou em 11º, com sua companheira de equipe Janina Schall em 13º. Jessica Edgar (DS PENSKE) e sua companheira de equipe, Lindsay Brewer, terminaram em 12º e 14º, respectivamente.
As duas sessões de seis horas fizeram parte do programa de Testes Oficiais de Pré-Temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E da Temporada 12 (2025/26).
Essa segunda edição do Teste Exclusivo para Mulheres, após uma estreia bem-sucedida na temporada passada, proporcionou às pilotos de elite a oportunidade de desenvolver suas habilidades nos mesmos carros dos pilotos oficiais.
O Teste Exclusivo para Mulheres faz parte da estratégia de longo prazo da Fórmula E para eliminar barreiras e ampliar as oportunidades para mulheres no campeonato de carros elétricos. Além das duas sessões de teste, as pilotos também desempenharam um papel importante na preparação das equipes para a próxima temporada.
Elas participaram de reuniões e análises técnicas, bem como de coletivas de imprensa, entrevistas para transmissões e produção de conteúdo para redes sociais, adquirindo experiência em todas as áreas da equipe, para aumentar sua visibilidade no automobilismo de alto nível e na indústria esportiva em geral.

As 14 pilotos que participaram do teste exclusivo, em Valência, nesta sexta-feira
Imagem: Chloe Chmabers foi a mais rápida, em Valência, com a Mahindra
Crédito: Fórmula E/Divulgação
Todos os resultados do Teste Exclusivo para Mulheres, nesta sexta-feira, podem ser obtidos no link: https://mediacentre.fiaformulae.com/latest#season=season12&event=98
Chloe Chambers, piloto do carro nº 21 da Mahindra Racing, afirmou:
“Hoje foi um dia muito positivo no geral. Fiz muitas melhorias em relação ao ano passado, tanto na minha pilotagem quanto na forma como dirijo o carro para ser rápido. Trabalhamos bastante no ritmo por volta, tive que melhorar minha pilotagem a cada tentativa e foi um bom teste no geral. Gostei muito de trabalhar com a equipe”.
Abbi Pulling, piloto do carro nº 23 da equipe Nissan, afirmou:
“Estou muito satisfeita com o resultado do teste e marcar o segundo melhor tempo em ambas as sessões é um ótimo resultado. Meu objetivo era baixar para a casa de 1:22 e estou feliz por termos conseguido, além de termos completado todo o nosso programa. Um dos meus objetivos, depois das minhas experiências anteriores no carro, era melhorar minha técnica durante a simulação de corrida, o que definitivamente consegui.
“É uma pista fisicamente exigente, mas fizemos um bom progresso como equipe e espero que o que fizemos hoje seja benéfico para a equipe no futuro. Estou mais confortável no carro a cada vez que piloto e tem sido ótimo estar com a equipe em Valência enquanto continuo meu desenvolvimento”.
Bianca Bustamante, piloto do carro nº 3 da CUPRA KIRO, afirmou:
“Acho que deixamos muito potencial de lado na sessão da manhã. Não consegui otimizar os pneus novos e cometi alguns erros, então, no geral, fiquei feliz por conseguir completar uma volta.
“Obviamente, ainda há muito espaço para melhorias; não consegui otimizar o primeiro setor e acabei fazendo isso na segunda volta com os pneus mais gastos. Ainda há muito a explorar e acho que com mais tempo rodando com este carro, mais voltas e trabalhando mais com a equipe, definitivamente conseguirei aumentar meu ritmo.
Mas, no geral, estou muito, muito feliz. A equipe fez um trabalho brilhante me preparando com o simulador, me fornecendo vídeos on-board durante a inspeção da pista e me dando as informações necessárias para que eu pudesse realmente otimizar este teste.
“Eles fizeram um trabalho brilhante e agradeço muito ao Dan [Ticktum] e ao Pepe [Martí], que ficaram para este teste e me deram muitas dicas e conselhos para melhorar minha pilotagem. No geral, a equipe é brilhante e incrível, eu me diverti muito, que é o mais importante, e me diverti com todos da equipe”.
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, afirmou:
“Hoje, 14 das melhores pilotos do mundo foram para a pista aqui em Valência com o carro GEN3 Evo da Fórmula E para o segundo teste exclusivo para mulheres. Após o sucesso do teste inaugural no ano passado, estou muito orgulhoso de termos conseguido continuar dando às mulheres a oportunidade de pilotar na pista e desenvolver suas habilidades em carros iguais aos dos nossos pilotos oficiais.
“Desta vez, conseguimos dar às pilotos um dia inteiro na pista, o dobro do tempo em comparação com o ano passado, totalizando seis horas divididas em duas sessões. Durante esse período, vimos não apenas uma consistência impressionante, mas também um rápido desenvolvimento, com os tempos de volta caindo rapidamente à medida que os pilotos se familiarizavam com as complexidades do GEN3 Evo. Nove das pilotos registraram tempos que ficaram a apenas décimos de segundo em cada setor em comparação com os pilotos oficiais após o primeiro dia, provando mais uma vez o quão valioso é o tempo na pista para desenvolver experiência e confiança neste carro.
“As pilotos também forneceram às suas equipes e colegas dados valiosos enquanto se preparam para a primeira corrida da temporada, o E-Prix de São Paulo de 2025, daqui a algumas semanas.
“Este teste foi um marco importante em nosso objetivo de proporcionar mais oportunidades para mulheres pilotos e um primeiro passo importante rumo a uma maior igualdade no mais alto nível do automobilismo. Este é apenas o começo dos nossos planos e estou entusiasmada com o que o futuro nos reserva”..
E-Prix de São Paulo: ingressos à venda
Com todos os recordes batidos, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E inicia sua Temporada 12 em 6 de dezembro de 2025, nas vibrantes ruas de São Paulo. O evento deve reunir mais de 22 mil pessoas no Sambódromo do Anhembi e contar com mais de 10 horas de atrações.
Além da corrida que traz os carros 100% elétricos com aceleração de 0 a 100 km/h mais veloz que a de um F1 atual, o público poderá torcer por dois pilotos brasileiros na pista: campeão da Fórmula 2 em 2022, Felipe Drugovich fará sua estreia como piloto oficial da Andretti Formula E, enquanto o campeão da Temporada 3 da Fórmula E, Lucas di Grassi, tem contrato renovado com a equipe Lola Yamaha ABT.
O público poderá curtir ainda simuladores de corrida na Gaming Arena, experiências gastronômicas e shows ao vivo no Fan Village, incluindo a apresentação do DJ Mochakk, fenômeno brasileiro da música eletrônica internacional.
Os ingressos têm preços a partir de R$ 174,50. A venda é feita exclusivamente pela plataforma Fever (https://feverup.com/m/410878).
Os fãs também podem adquirir o ingresso solidário, com desconto exclusivo mediante doação de R$ 20 ou mais para a Voz dos Oceanos, iniciativa da Família Schurmann em parceria com o PNUMA, que atua no combate à poluição plástica nos mares.
Serviço: E-Prix São Paulo – Abertura da Temporada 2025/26
Data: 6 de dezembro (sábado)
Horário: a partir das 7h da manhã
Local: Sambódromo do Anhembi, São Paulo (SP)
Classificação etária: Livre (menores de 16 acompanhados por responsável)
Ingressos: a partir de R$ 174,50 – Vendas via plataforma Fever
https://feverup.com/m/410878
Esportes
Cross Urbano CAIXA encerra 2025 neste domingo (2) com edição especial no Parque Olímpico da Barra
Prova terá largada às 7h, na Arena Carioca, em uma experiêcia que promete ser inesquecível tanto para os atletas como para quem for acompanhar o evento no cenário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro
Outubro, 2025 – O Cross Urbano CAIXA vai movimentar o Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (2). O circuito terá a sétima e última etapa da edição 2025. A largada será às 7 horas, para um percurso de 6K, com a participação de 1.000 atletas.
A prova será realizada 100% dentro do Parque Olímpico, cenário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 – não há obstáculos. A largada e a chegada estão marcadas para a Arena Carioca, com a corrida passando por espaços como deck, pista de skate, Arena do Tênis, Velódromo e Ginásio Educacional Olímpico. Ao terminarem o percurso, os competidores serão recebidos ao som de um DJ.
Entre os participantes estarão Ivanilson Soares de Sousa e Raiandrio José da Silva Felinto, atletas da equipe Machado Sports, que vêm se destacando nas provas da temporada 2025 e comemoraram o terceiro lugar geral por equipes no Mundial de Pentatlo Naval, na China, neste mês de outubro.
Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, o Cross Urbano CAIXA veio para fomentar o multiuso das arenas. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito. Assim, um dos seus diferenciais é a possibilidade de correr em locais emblemáticos, como estádios/arenas e, agora, no Parque Olímpico. Uma experiência que promete ser inesquecível.
E não são apenas os corredores que têm a oportunidade de vivenciar momentos únicos no evento. Amigos, familiares e o público em geral podem ficar na torcida e acompanhar a prova dentro do Parque Olímpico.
“Chegamos à última etapa do Cross Urbano CAIXA e a expectativa, mais uma vez, é de uma grande festa, tanto para os competidores, como para o público”, afirma o organizador da prova, Freddy Carvalho.
Retirada do kit e últimas vagas no sábado no Freeway Center – Quem se inscreve na corrida, recebe o Kit Cross – camisa dry fit, viseira, sacola e pochete 3 em 1 (celular, squeeze e chave). A retirada será neste sábado (1), das 10h às 19h, na Avenida das Américas, 2000 (Freeway Center – Barra da Tijuca). As inscrições terminaram nesta quinta-feira (30). Mas, ainda existem algumas vagas disponíveis durante a retirada do kit para quem quiser participar da prova. É só se informar no local e garantir seu lugar.
Brasília (DF), Campinas (SP), Belém (PA), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Maceió (AL) já receberam o Cross Urbano CAIXA este ano. Com o Rio, serão sete etapas em 2025, três noturnas e quatro diurnas.
O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal.
Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF) – diurna – realizada
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA) – noturna – realizada
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI) – noturna – realizada
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP) – diurna – realizada
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – noturna – realizada
04/10 – Estádio Rei Pelé – Maceió (AL) – diurna – realizada
02/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) – diurna
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esportes
Troféu União das Águas leva trabalho em equipe e inclusão a crianças e jovens neste sábado (1), no Recife
Evento na capital pernambucana, realizado pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com o Colégio Grande Passo, integra o Circuito Estadual de Natação 2025 e terá sua terceira edição, com 439 inscritos. Provas começam às 8 horas, no Centro Esportivo Santos Dumont
Outubro, 2025 – O Troféu União das Águas chega a sua terceira edição neste sábado (1), no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife, consolidado como uma das maiores celebrações da natação de base em Pernambuco. Realizado pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com o Colégio Grande Passo, o evento integra o Circuito Estadual de Natação 2025 e se propõe a ser muito mais do que uma competição: é um espaço de encontro, inclusão, incentivo ao esporte e transformação social.
As provas terão início às 8 horas, reunindo 439 participantes de diferentes idades e níveis de habilidade. Com o evento, o IEM segue o compromisso de democratizar o acesso ao esporte, criando oportunidades concretas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Mais do que buscar resultados, o Troféu União das Águas tem como propósito formar pessoas por meio do esporte, promovendo valores como disciplina, superação, respeito, trabalho em equipe e inclusão social. O evento também se destaca por integrar lazer, cultura e esporte, com apresentações culturais, atividades recreativas e espaços de convivência.
O público poderá acompanhar gratuitamente todas as disputas nas piscinas do Santos Dumont. Familiares, professores, dirigentes e entusiastas da natação incentivam os participantes das arquibancadas.
Criado há mais de 10 anos, o Troféu União das Águas se tornou porta de entrada para novos talentos da natação no estado. O projeto incentiva a participação de atletas não federados, ampliando o acesso à natação e fortalecendo o esporte educacional.
O evento transforma a piscina em palco de sonhos, talentos e muita superação, com união e espírito de equipe. E aproxima gerações, conectando atletas iniciantes à história viva da natação pernambucana e estimulando o sentimento de pertencimento à comunidade esportiva local.
Berço de talentos – O Troféu reforça o papel de Pernambuco como um berço de talentos da natação brasileira, com nomes como Adriana Salazar, Paula Baracho, Joana Maranhão, Etiene Medeiros e Maria Carolina Santiago — atletas que inspiram as novas gerações.
Nas duas primeiras edições deste ano, em abril e setembro, participantes e público fizeram uma grande festa no Santos Dumont, dentro e fora das piscinas, com cerca de 500 atletas inscritos e mais de 2.000 pessoas nas arquibancadas.
A 3ª edição do Troféu União das Águas é uma realização do Instituto Etiene Medeiros (IEM), em parceria com o Colégio Grande Passo, com incentivo do Banco do Nordeste e do Governo Federal, e apoio do Centro Esportivo Santos Dumont e da agência de comunicação Maúna.
Sobre o IEM – O IEM hoje conta com o apoio do Banco Votorantim e B3, assim como do Banco Itaú, Neoenergia e TAG, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Governo Federal, e de parceiros como a Secretaria de Educação e Esportes, Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, Berlim Digital, Even3 e Maúna Produtora.
As atividades do Instituto são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, no Recife (PE), de terça a sexta-feira. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Mais informações – Etiene Medeiros:
Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros
Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial
Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros
Youtube: http://youtube.etienemedeiros.com
Flickr: www.flickr.com/photos/etienemedeiros/
Site: www.etienemedeiros.com
Site do Instituto Etiene Medeiros: https://institutoetienemedeiros.org/
Assessoria do IEM
ZDL – Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática




