Só em março, buscas no Google sobre empréstimos cresceram 30% em relação ao mês anterior
Pesquisas por termos relacionados ao Auxílio Brasil, iniciativa do Governo Federal, também tiveram destaque
São Paulo, abril de 2022 – O brasileiro tem visto de perto a economia tentar se recuperar há meses e isso não foi diferente em março. A alta da inflação, a variação do dólar, o aumento do preço de itens de necessidades básicas e muitos outros fatores evidenciam o desequilíbrio na economia brasileira.
Visto que 77,5% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), e a porcentagem de pessoas desempregadas ainda segue em alta, com 12 milhões segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada mês mais pessoas têm recorrido ao segmento de empréstimos, principalmente por motivos de necessidade, vendo nele uma possibilidade para diminuir as dívidas, limpar o nome, retomar o poder de compra ou, até mesmo, tentar aumentar a renda ou garantir um dinheiro extra, investindo em um negócio próprio neste contexto atual.
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Por isso, como alternativa para sair do vermelho, os pedidos de crédito estão em alta. Quem mostra isso são os números: de acordo com a última edição do Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), que analisou 4,87 milhões de consultas no buscador no mês passado, buscas no Google por empréstimo registraram um crescimento de 30% em relação ao mês anterior. Já no comparativo anual, as buscas cresceram 37%, resultando no maior aumento dentro do período de um ano.
Destaque para o Auxílio Brasil
Também no último mês de março, as pesquisas no Google mostraram que as buscas por termos relacionados ao mercado de empréstimo estavam voltadas, principalmente, para a linha de crédito oferecida pelo Governo Federal, aos beneficiários do Auxílio Brasil, o que fez com que a procura aumentasse significativamente.
A fintech fez um levantamento no último mês sobre o interesse e as tendências de consumo entre os brasileiros em obter crédito e analisou o volume de pesquisas das expressões com maiores destaques, “como fazer empréstimo auxílio brasil”, teve aumento de 50450%, “empréstimo para negativado liberado na hora”, apresentou crescimento de 24600% e “empréstimo de 1000 reais do governo’’, teve alta de 10400%.
(Crédito: FinanZero)
Comportamento digital: buscas por auxílio cresceram no Google
O Auxílio Brasil, programa social direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o país, impactou o comportamento digital dos internautas, aumentando as buscas no Google sobre o benefício e a procura por bancos, principalmente pela Caixa Econômica Federal, diminuindo a participação no volume de buscas por fintechs de empréstimos. O comportamento adotado, no entanto, é reflexo de uma população endividada, que enfrenta um cenário de juros elevados, inflação e mercado de trabalho instável, motivos que contribuem para que a população procure por crédito.
Para Cadu Guidi, sócio-diretor de marketing da FinanZero, esse salto é um fator sazonal. “Trata-se de um evento atípico, após a liberação de empréstimos pessoais consignados para beneficiários do Auxílio Brasil e que não deve impactar na projeção futura de crescimento na procura por fintechs, que já mostra uma curva de crescimento constante nos últimos meses”, explica.
A prova de que as fintechs já estavam em alto crescimento pode ser constatada no levantamento da FinanZero. Ainda segundo o índice, que também analisou os 10,317 milhões de usuários na base da fintech, revela que a empresa fechou março de 2022 em alta e os pedidos por empréstimo em sua plataforma cresceram 84% no comparativo anual, batendo recorde histórico da empresa.
“Por atuarem de maneira 100% digital e apostar no uso de tecnologias disruptivas, as fintechs oferecem serviços financeiros de forma mais ágil e menos desburocratizada do que os bancos tradicionais. Como consequência, mais pessoas físicas e jurídicas têm solicitado empréstimos, uma procura que cada vez mais acontece no ambiente online”, diz Guidi.