Home Tecnologia PDV móvel, popularizado pelas enterprises, hoje é parte da operação cotidiana nas PMEs
Tecnologia

PDV móvel, popularizado pelas enterprises, hoje é parte da operação cotidiana nas PMEs

Envie
PDV móvel, popularizado pelas enterprises, hoje é parte da operação cotidiana nas PMEs
Envie

Especialista do varejo relembra evolução do sistema de Ponto de Venda e analisa como ele foi revolucionária ao comércio

O sistema de PDV – Ponto de Venda – foi revolucionário quando surgiu, há cerca de 50 anos, ajudando comerciantes com a análise de vendas e controle de estoque. Desde então, a tecnologia vem se aprimorando; um estudo recente de mercado da consultoria Quince Market Insights apontou que o mercado de PDV móvel deve chegar ao valor de US$ 101 milhões em 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 16,39%.

De forma resumida, a tecnologia de PDV móvel leva o sistema para dispositivos como smartphones, tablets e demais máquinas portáteis, entregando na palma das mãos do lojista todo o estoque da rede, contando com lojas físicas, e-commerce e centros de distribuição. Nos dias de hoje, é uma contribuição indispensável para o varejo omnichannel e já amplamente utilizado, popularizado pelas enterprises, companhias de grande porte e com operações de alta complexidade.

“Observamos o uso do PDV móvel pelas enterprises há algum tempo, para diminuir filas em lojas, fazer trocas, devoluções, cadastros de clientes, entre outras atividades. Mas, nos últimos anos, o uso da tecnologia por PMEs também aumentou significativamente. Um dos motivos para essa movimentação pode ser o barateamento da solução desde a sua popularização, em meados de 2016”, aponta Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, Retail Tech especialista em inovação para o varejo.

O PDV móvel oferece uma série de vantagens tanto para as empresas quanto para os consumidores. Com ele, empresas podem reduzir os custos relacionados à infraestrutura, como aluguel de imóvel, manutenção e equipamentos específicos, dando mais possibilidades para quem quer empreender e não quer gastar com um espaço físico. Além disso, a multifuncionalidade possibilitada pelos dispositivos móveis permite que os vendedores estejam presentes em diversos locais, como eventos, feiras e até mesmo nas ruas, ampliando as oportunidades de venda.

da eram estritamente físicos, encontrados nos terminais das lojas e comércios, com o avanço e a disseminação dos aparelhos móveis, as enterprises passaram a aproveitar da união dos recursos para aumentar a conveniência das operações de venda. Com o sucesso das operações, difundiram uma solução revolucionária e flexível às jornadas de compra, tornando-a finalmente acessível a todas as pequenas e médias empresas”, finaliza o executivo.

Sobre a NexaasA Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.

Capacitação em IA dispara e universidades brasileiras se adaptam a nova realidade

Capacitação em IA dispara e universidades brasileiras se adaptam a nova realidade

Leia Mais
Social media: principais novidades do Instagram para 2025

Social media: principais novidades do Instagram para 2025

Leia Mais
Instituto Atlântico reforça protagonismo em Inteligência Artificial durante seminário nacional sobre LLMs

Instituto Atlântico reforça protagonismo em Inteligência Artificial durante seminário nacional sobre LLMs

Leia Mais
IA na saúde: setor se prepara para regulamentação prevista ainda em 2025

IA na saúde: setor se prepara para regulamentação prevista ainda em 2025

Leia Mais
Redes Cordiais e Agência Cuíca lançam guia de influência responsável para a COP30

Redes Cordiais e Agência Cuíca lançam guia de influência responsável para a COP30

Leia Mais
Envie