Para Paulo Akiau, presidente da ABC EVO e referência no mercado fitness, a Inteligência Artificial (IA) não é uma tendência passageira, mas uma transformação estrutural que já impacta diferentes setores da economia e, em especial, o segmento de academias. O executivo ressalta que a tecnologia deve ser entendida como uma aliada dos profissionais, liberando-os de tarefas operacionais para que possam dedicar mais tempo ao relacionamento humano.
“A Inteligência Artificial não vai substituir o ser humano, ela vem para tirar da frente as tarefas mecânicas, repetitivas, e liberar tempo para aquilo que realmente importa: as pessoas cuidando de pessoas. O fitness só existe porque é formado de tribos, que precisam de líderes, e esse papel a IA não é capaz de cumprir”, afirma Akiau.
Segundo o empresário, o impacto já é visível em frentes como vendas e prescrição de treinos. “Um agente de vendas de IA está disponível 24 horas por dia para atender um potencial cliente no exato momento em que ele tem o impulso de decisão. Já o agente de prescrição acelera o trabalho do professor ao aplicar padrões científicos de treino, permitindo que o profissional use seu tempo para personalizar a experiência do aluno. Essa agilidade é fundamental para engajar novos praticantes e garantir que não abandonem o exercício físico”, conclui Akiau.