Home Entretenimento Teatro Para enaltecer a simplicidade o espetáculo ‘A Fortuna do Caminho’ estreia em março em cidades do Rio de Janeiro
Teatro

Para enaltecer a simplicidade o espetáculo ‘A Fortuna do Caminho’ estreia em março em cidades do Rio de Janeiro

Envie
Whatsapp Image 2024 03 05 At 16.18.22
Envie

Utilizando linguagem simbólica, a narração de histórias se propõe a estimular a reflexão sobre o consumo sem consciência crítica, entre outros

Para os amantes da literatura, a narradora de histórias, Júlia Soares, lança um novo projeto intitulado ‘A Fortuna do Caminho’, voltado para jovens e adultos. A estreia dessa viagem por meio da narração de histórias está prevista para o dia 6 de março, em Madureira, Rio de Janeiro. O projeto conta com roteiro desenvolvido junto ao diretor artístico, Kadu Santoro e é contemplado pelo Edital de Cultura Sesc Pulsar 23/24, na linguagem de literatura. As apresentações irão compor a programação o Sesc RJ, passando por teatros e bibliotecas de Barra Mansa, Campos, Nova Friburgo,Teresópolis, Madureira, Ramos, São João de Meriti e Tijuca.

Vale ressaltar que o público poderá contar com  tradução simultânea em libras nas sessões de Madureira, São João de Meriti, Tijuca e Ramos. Vale ressaltar que a temática do projeto toca quem está inserido no mercado de trabalho,  quem já o deixou e os que se preparam para ingressá-lo.

A idealizadora do projeto e narradora das histórias, Júlia Soares, falou sobre a importância dessa realização e explicou a proposta dessa iniciativa.

“Percebo que esse projeto se faz importante, porque, diante de um modelo de sociedade em que muitos adoecemos mental e emocionalmente numa busca, muitas vezes frustrada, de acompanhar o modelo de “sucesso” que nos é vendido, os contos que fazem parte de roteiro nos ofertam um lugar de esperança e a oportunidade de refletir sobre o que estamos colocando em lugar de prioridade em nossas experiências de vida e se isto está em equilíbrio com o que realmente nos é caro”, aponta a idealizadora do projeto. 

Whatsapp Image 2024 03 05 At 16.19.28

“É importante lembrar de que muitos de nós brasileiros estamos numa corrida pela sobrevivência, e de que precisamos de políticas públicas para que a questão da desigualdade social do país seja solucionada. Ainda assim, vejo que os contos que fazem parte de A Fortuna do Caminho são metáforas que permitem que nos vejamos e nos coloquemos com inteireza nesse processo, pois eles nos convidam a refletir sobre nossas riquezas únicas e subjetivas. Acredito que a partir da abertura para olhar e perceber a fortuna que existe em nossas singularidades e em nossas experiência de vida , podemos estar mais serenos e inteiros diante dos apelos ao consumo e aos padrões de sucesso impostos. Essa apresentação é um convite a sermos parceiros de nosso interior, e a serenarmos as vozes externas que tentam nos impor como devemos viver”, explicou Júlia.

Por meio de oito apresentações, com duração de 45 minutos cada uma e através de contos da tradição oral como ‘João, o felizardo’, ‘A princesa e o sal’, ‘O tocador de flauta celestial’ e ‘A camisa do homem feliz’, a contação visa gerar reflexão sobre o que diz respeito a pressão pela busca do sucesso e bens materiais. O espetáculo também direciona o olhar dos espectadores para a valorização da simplicidade e subjetividades humanas. Além disso, a classificação etária é de 12 anos,

Para alcançar os resultados esperados, idealizadora e diretor artístico mergulharam de cabeça em pesquisas e estudos sobre as diversas versões dos contos, para assim conseguirem ampliar o entendimento do público após cada apresentação, onde poderão expressar suas percepções em uma roda de conversa.

Confira a programação completa:

06/03:Sesc Madureira, às 17h 

21/03: Sesc São João de Meriti, às 18h 

22/03: Sesc Teresópolis, às 19h30 

04/04: Sesc Nova Friburgo, às 19h 

12/04: Sesc Campos, às 19h

15/05: Sesc  Ramos, às 19h 

16/05: Sesc Tijuca, às 19h 

22/05: Sesc  Barra Mansa, às 19h 

Jonathan Nemer apresenta show Existe Vida Após o Casamento neste sábado no Teatro RioMar

Jonathan Nemer apresenta show Existe Vida Após o Casamento neste sábado no Teatro RioMar

Leia Mais
Bianca Rinaldi e Rodrigo Phavanello retornam a capital paulista para nova temporada da comédia “Casa, Comida e Alma Lavada”

Bianca Rinaldi e Rodrigo Phavanello retornam a capital paulista para nova temporada da comédia “Casa, Comida e Alma Lavada”

Leia Mais
Marco Luque traz releitura de seus personagens icônicos em show neste sábado no Teatro RioMar

Marco Luque traz releitura de seus personagens icônicos em show neste sábado no Teatro RioMar

Leia Mais
Comediante Yuri Marçal traz novo show para o Teatro RioMar neste domingo

Comediante Yuri Marçal traz novo show para o Teatro RioMar neste domingo

Leia Mais
Cia Lamira Artes Cênicas apresenta dois espetáculos na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Cia Lamira Artes Cênicas apresenta dois espetáculos na Caixa Cultural Rio de Janeiro

Leia Mais
Envie