Home Notícias Economia Panetones chegam mais cedo às prateleiras e já viram tendência no varejo supermercadista do Rio, aponta pesquisa da ASSERJ
Economia

Panetones chegam mais cedo às prateleiras e já viram tendência no varejo supermercadista do Rio, aponta pesquisa da ASSERJ

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

O Natal ainda parece distante, mas os panetones já começam a ocupar as gôndolas dos supermercados do Rio de Janeiro. Uma pesquisa realizada pela ASSERJ aponta que a antecipação das vendas, que antes se restringia a outubro e novembro, tem ganhado cada vez mais espaço e se consolida como uma estratégia comum nas principais redes do estado.

 

No Supermarket Torre, a aposta foi trazer o produto já no fim do inverno. Segundo a diretora de marketing da rede, Brenda Larissa, os panetones já estão ocupando as gôndolas das lojas. “Nas lojas do Torre, o panettone já chegou porque acreditamos que o carioca AMA essa delícia natalina. A antecipação faz todo sentido: nosso cliente precioso pode saborear, meses antes, aquele gostinho único que só o Natal traz e já entrar no clima da época mais aguardada do ano. E os resultados comprovam, a resposta nas vendas tem sido incrível!”, afirmou Brenda.

 

A estratégia não é isolada. No Supermercados Unidos, o movimento também começou cedo, com destaque até mesmo em encartes promocionais. “Os panetones já estão até no encarte. As indústrias começam a comercialização cedo, tecnicamente em agosto já iniciam”, explicou Cláudio Paz, auxiliar de compras da rede.

 

Enquanto algumas redes já adiantaram o calendário, outras se preparam para colocar o produto nas gôndolas nas próximas semanas. O Supermarket Floresta, por exemplo, programou sua entrada no mercado para este mês. “Já começaremos a receber na segunda quinzena de setembro”, disse Ronildo Novato, diretor comercial da rede.

 

O ritmo é semelhante na Redeconomia Reunidos, que confirma a prática como consolidada no setor. “Geralmente as empresas abrem venda para o varejo em meados de agosto a final de agosto. Então, início de setembro até 10 de setembro, todas as marcas já estão posicionadas nas gôndolas. É prática comum isso. Você antecipa a exposição e o cliente consome panetone não só no Natal, mas em lanches, sobremesas e até café da manhã”, explicou Thiago Cunha, diretor comercial da rede.

 

A lógica da antecipação também chegou ao Supermercado Princesa, que ajustou seu calendário em relação ao do ano passado. “A gente já negociou e vamos receber parte em setembro e parte em outubro. No ano passado, começamos em meados de outubro, mas este ano puxamos um pouco para setembro. Existe uma pressão natural da indústria, mas, ao mesmo tempo, quando você antecipa, cria um clima de Natal na loja e garante uma venda adicional que não teria”, destacou João Márcio, diretor da rede.

 

No Serra Azul, o calendário é parecido e já dá o tom do mês. “Vamos iniciar as vendas agora no começo de setembro”, informou Matheus Fernandes, gerente de marketing e trade.

 

Tendência consolidada

 

As falas dos executivos confirmam um cenário: o panetone deixou de ser um produto restrito a dezembro e vem ganhando espaço como item de consumo no dia a dia. Seja no café da manhã, como sobremesa ou no lanche da tarde, ele já entrou na rotina dos consumidores cariocas, ao mesmo tempo em que reforça, meses antes, o clima de Natal dentro das lojas.

 

“A antecipação das vendas mostra como o panetone se consolidou como um ícone do Natal, mas também como produto de consumo frequente. É um reflexo da adaptação do varejo às novas tendências e aos hábitos do consumidor”, destaca o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz.

 

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

 

Mais informações: https://asserj.com.br/

Energia solar ganha força em São Paulo e financiamentos crescem 112%

Energia solar ganha força em São Paulo e financiamentos crescem 112%

Leia Mais
Panetones chegam mais cedo às prateleiras e já viram tendência no varejo supermercadista do Rio, aponta pesquisa da ASSERJ

Panetones chegam mais cedo às prateleiras e já viram tendência no varejo supermercadista do Rio, aponta pesquisa da ASSERJ

Leia Mais
Contabilidade como estratégia de crescimento: por que pagar menos imposto pode ser legal e essencial para escalar com segurança

Contabilidade como estratégia de crescimento: por que pagar menos imposto pode ser legal e essencial para escalar com segurança

Leia Mais
Holding familiar e Imposto de Renda: a estratégia que protege seu patrimônio e reduz a carga tributária

Holding familiar e Imposto de Renda: a estratégia que protege seu patrimônio e reduz a carga tributária

Leia Mais
Grupo JCPM é finalista com duas indicações no 24º Prêmio nacional Central do Outdoor

Grupo JCPM é finalista com duas indicações no 24º Prêmio nacional Central do Outdoor

Leia Mais
Envie