Home Estilo e Vida Saúde Pandemia de Covid-19 causa mais prejuízos à saúde mental de mulheres do que de homens, mostra Ipsos
Saúde

Pandemia de Covid-19 causa mais prejuízos à saúde mental de mulheres do que de homens, mostra Ipsos

Envie
Default Featured Image
Envie

Mais da metade das entrevistadas, 59%, relataram ansiedade ou depressão; entre os homens, foram 46%

A pesquisa “Women’s Forum”, realizada pela Ipsos com entrevistados dos países do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), evidenciou o alto impacto da crise do novo coronavírus no bem-estar feminino. Segundo os resultados do levantamento, as mulheres têm sido mais afetadas por estresse, medo e um sentimento de desamparo do que os homens desde o início da pandemia.

Os participantes da pesquisa – de ambos os gêneros – identificaram, a partir de uma listagem, quais situações estavam vivenciando como consequência da Covid-19. Entre as mulheres, 59% disseram estar com ansiedade, depressão e/ou esgotamento. Já entre os homens, foram 46%. Além disso, 73% das ouvidas afirmaram ter medo do futuro, contra 63% do sexo masculino.

Outra questão constatada pelo estudo foi a carga mental experienciada mais fortemente por mulheres: 46% acreditam estar fazendo mais do que outros por pessoas fragilizadas ao redor. Entre os homens, são 40%. Ademais, 46% das participantes do gênero feminino sentem que ninguém as ajuda; por outro lado, 39% no grupo masculino têm a mesma percepção.

Autoestima das mulheres também é mais afetada

De acordo com a pesquisa, 43% das pessoas do sexo feminino disseram que perderam a confiança em si em decorrência da pandemia de Covid-19. Comparando com os homens, há uma diferença de 10 pontos percentuais: são 33%.

A questão da abdicação ao tempo para autocuidado também foi mencionada. 40% das mulheres afirmaram ter menos tempo para si próprias, contra 34% dos respondentes do gênero masculino. Por fim, 49% das participantes relataram que não conseguem dedicar tempo suficiente para garantir que estão em boa saúde. Entre os homens, são 43%.

A pesquisa on-line foi realizada com 3500 entrevistados – 500 de cada país – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Os dados foram colhidos entre os dias 17 e 31 de agosto de 2020.

Sobre a Ipsos

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo. Para mais informações, acesse: www.ipsos.com/pt-br

Fonoaudióloga baiana participa de evento em Portugal sobre distúrbio alimentar em crianças

Fonoaudióloga baiana participa de evento em Portugal sobre distúrbio alimentar em crianças

Leia Mais
A Psicologia por trás da harmonização facial: Como a estética afeta a autoestima e o comportamento social

A Psicologia por trás da harmonização facial: Como a estética afeta a autoestima e o comportamento social

Leia Mais
Exposição “Existe Vida Após o Diagnóstico” dá visibilidade a histórias de pessoas com lúpus no Aeroporto do Galeão

Exposição “Existe Vida Após o Diagnóstico” dá visibilidade a histórias de pessoas com lúpus no Aeroporto do Galeão

Leia Mais
Hospital Dia da Holiste Psiquiatria se consolida como referência no tratamento da saúde mental

Hospital Dia da Holiste Psiquiatria se consolida como referência no tratamento da saúde mental

Leia Mais
Quais são as principais causas de obesidade e como tratar

Quais são as principais causas de obesidade e como tratar

Leia Mais
Envie