Conecte-se conosco

Saúde

Pandemia da Covid-19 faz crescer busca por home care

Publicado

em

Pandemia da Covid-19 faz crescer busca por home care

Março já é o mês mais mortal da pandemia e cientistas falam em ‘crise humanitária’. Em 19 dias, país registrou 35.507 óbitos por Covid-19; especialistas afirmam que sistema de saúde pode seguir em colapso por pelo menos mais um mês

Faltando 10 dias para o fim do mês, março já acumula o maior número de mortes no Brasil desde o início da pandemia. São 35.507 óbitos até agora. E o ritmo só tem acelerado: a média móvel bate recordes há 21 dias seguidos e ultrapassou a marca de dois mil nesta semana. No atual ritmo, serão mais de 57 mil vidas perdidas até 1º de abril.A sobrecarga causada pela pandemia da Covid-19 em muitos hospitais levou a um crescimento de até 35% no número de pacientes atendidos em home care no país, modalidade de assistência que passou a atuar em novas frentes com a crise sanitária.

Houve aumento de procura, por exemplo, de pacientes da Covid-19 que precisam de uso de oxigênio e medicação endovenosa durante a fase aguda da doença. Ou de reabilitação e fisioterapia após a internação hospitalar.Além disso, com medo de se infectar no ambiente hospitalar, muitos pacientes não-Covid também têm optado por atendimento domiciliar para a realização de procedimentos como curativos e medicações na veia.

Razões para o crescimento
As estatísticas, no entanto, podem ser ainda maiores diante do isolamento social e mudanças de rotina e comportamento impostos pela pandemia. Alguns fatores refletem esse aumento, como o desejo de comodidade e de um atendimento personalizado, bem como o receio de uma possível contaminação pelo vírus ou por infecções hospitalares.

Novo normal
Senior Concierge já nasceu pensando em apoio às famílias, com cuidadores de idosos, por jornadas de apoio menores do que as dos cuidadores tradicionais, contratados apenas por turnos de 6h, 8h 12, horas ou mais. Oferece atendimento mais curto, como 2 horas, para cuidados específicos como auxílio a banho, acompanhamento do idosos em exames e consultas. Inclusive com fisioterapia respiratória (auxiliando no pós-covid) e física (para recuperação da massa muscular).

Com a pandemia do novo coronavírus percebemos 3 grandes picos de solicitação de cuidadores, principalmente para cuidados de internados com COVID-19, alta recente da internação e acompanhamento de pacientes contaminados, mas sem internação, apenas cuidados em casa. Para todos esses a equipe da Senior Concierge recebeu cuidados redobrados, com um rígido protocolo de segurança, com uso de EPIs, conscientização dos idosos e famílias sobre medidas de segurança, dessa forma, mantendo o idoso cuidado e a família segura.

Benefícios da assistência domiciliar

O home care é uma modalidade de atenção à saúde que consiste em transferir o atendimento de um paciente clinicamente estável do hospital para o conforto do lar. A assistência domiciliar é vista como uma opção segura e eficaz, pois promove inúmeros benefícios para os pacientes e seus familiares, por exemplo: atendimento personalizado e sob demanda; mais segurança e menos riscos de infecção hospitalar; conforto e praticidade.

Em muitas cidades com maior sobrecarga pela Covid, o home care também foi usado por pacientes sintomáticos, que passavam pela emergência de um hospital e que depois eram monitorados e medicados em casa, com apoio de uma central 24 horas com médico e pessoal da enfermagem. Alguns hospitais também têm sugerido esse tipo de cuidado

www.seniorconcierge.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *