Espaço consagrado do festival retorna em 2025 com batalhas de rima, dança, grafite ao vivo, slam e uma vitrine potente para a cena local e autoral do hip-hop brasileiro
Mais que um palco, um território de resistência cultural, arte e voz. O Palco Sesc Hip Hop, realizado pelo Sistema Fecomércio MG através do Sesc em Minas e do Sesc Uberlândia, está de volta ao Festival Timbre em 2025 com ainda mais potência, reunindo talentos emergentes que formam o coração pulsante da cultura urbana no Brasil. O palco reafirma seu papel trazendo uma programação intensa com shows, batalhas de rima, rodas de improviso, performances de break, oficinas e performance de grafite ao vivo, roda de improviso, prelúdios de slam, DJs e muito mais.
Entre os nomes que fazem parte da programação, no sábado (9/8) se apresentam Deejay Japa, DJ Raíssa Castro, DJ Ivy. No domingo (10/8), DJ Batata’ Killa, DJ Nicomedes, DJ Wesley Z. Entre os grupos musicais, se apresentam no sábado, Ray, Polly Magalhães, Brava Rima, Karma Sauce, M4allik Russel e Vaine convida Lechay Drunk. E no domingo, Oxá, Aliara, Diamante das Ruas, R Jay, Lucas Grilo, OG Negrona e Filho da Bruxa. Já as danças e batalhas no sábado contarão com Bgirl Mini Japa, Bboy Rato EVN, Bgirl Nathana, Bob EVN, Evolution’s King; e domingo com Anonimato, Fancy Black, Tauã Borges.
A programação inclui ainda a final do Slam da Escadaria, um dos momentos mais aguardados do circuito de poesia falada da cidade que acontece nas escadarias da esplanada do Teatro, mesmo local do evento e uma oficina de grafite aberta ao público, para quem chega cedo e quer experimentar a arte urbana com as próprias mãos.
Muito além do entretenimento, o Palco Sesc Hip Hop é um ponto de encontro entre linguagens, gerações e expressões que fazem do Hip Hop um movimento vivo, crítico e transformador. É uma plataforma de expressão e transformação, é um manifesto cultural, um espaço onde a comunidade ocupa o centro, onde a rima vira instrumento onde cada batida conta uma história que precisa ser ouvida. É um convite à celebração da arte local, da resistência cultural e da criatividade que pulsa nos territórios diversos do triângulo mineiro.
Ao destacar o hip hop em sua pluralidade — do rap ao break, do grafite à poesia falada — o Festival Timbre reforça sua missão de ser um espaço que valoriza as vozes que movem as ruas do país, acessível, inclusivo e sintonizado com os movimentos culturais que nascem e crescem nas margens, mas ecoam no centro.
Ingressos
Os ingressos para o Festival Timbre 2025, que acontece nos dias 9 e 10 de agosto, em Uberlândia-MG, estão disponíveis pela plataforma Ingressolive, com pagamento via PIX ou cartão de crédito, e parcelamento em até 3x sem juros. Além da venda online, o público também pode adquirir os ingressos presencialmente na Loja da Cultura FM, localizada no Terminal Central. No ponto físico, além do parcelamento facilitado, os compradores ainda podem adquirir o ingresso sem a taxa de conveniência.
Patrocínio, apoio e realização
O Festival Timbre 2025 é apresentado pela Vivo e patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Budweiser é a cerveja oficial do evento. Patrocínio Uniube Uberlândia, Colégio Gabarito e Citrino. O projeto conta com o apoio da Livraria Leitura, Sicoob Aracoop, Açaí Tribomix, Café Cajubá e TopWay. Gin Origin e Xeque Mate são as bebidas oficiais do evento. Band Triângulo, Band FM e Rádio Mix FM são parceiros de mídia. Tem ainda apoio cultural do Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, do Programa Sesc Mesa Brasil e do Sindicomércio de Uberlândia. Uma realização da Eventaria, Timbre Cultural e Governo de Minas Gerais – Governo Diferente, Estado Eficiente, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.