Siga-nos nas Redes Sociais

Exposição

Paisagens oníricas se materializam na Galeria de Arte IBEU com a exposição coletiva “Parque”

Publicado

em

Foto: Obra de Pedro Varela

De 03 de outubro a 05 de dezembro, a Galeria de Arte IBEU recebe a exposição coletiva “Parque. A mostra reúne pinturas, desenhos e esculturas de Bernardo Magina, Bruno Miguel e Pedro Varela e convida o público a mergulhar em paisagens fantásticas, onde realidade e imaginação se entrelaçam.

Pensada como uma travessia sensorial, a exposição leva os visitantes a experimentarem cores, formas e símbolos que evocam memórias familiares, mas que rapidamente se transformam em convites para viagens únicas e pessoais. Mais do que contemplar obras, “Parque” oferece uma experiência imersiva que questiona a paisagem como algo natural e a apresenta como uma construção cultural.

Ex-alunos e professores da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, os três artistas fazem uma homenagem direta ao espaço que marcou suas trajetórias. O título da mostra remete ao palacete e seus jardins, território onde natureza e cultura se misturam a ponto de apagar fronteiras entre o real e o inventado.

Assim como o Parque Lage, com seus cenários improváveis e atmosfera quase mágica, as obras de “Parque” estimulam o público a criar suas próprias narrativas, em que memórias, desejos e fantasias se fundem.

Como explica Bernardo Magina: “No Parque Lage tem uma gruta construída com direito a estalactites onde foram filmadas as célebres cenas da Cuca no Sítio do Pica-pau Amarelo, e os desavisados vão crer que ali estava a gruta desde sempre. Ou as jovens que vão ao parque para ensaios fotográficos, muitas vezes vestidas de princesas da Disney. Não é mentira, de fato não é um parque temático de Orlando, mas é um lugar mágico o suficiente para fantasiar. É a noção de paisagem se apresentando como uma construção cultural e não como algo dado. Cada um vai achar um lugar na sua mente para lugares físicos outrora experimentados. Abre-se espaço aí para novas histórias: ficções”.

Sobre o Centro Cultural IBEU

O Centro Cultural IBEU é um espaço sem fins lucrativos dedicado à arte, cultura e educação. Palco de grandes eventos, já recebeu shows, debates, lançamentos literários e exposições. A iniciativa é mantida pelo Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU), o único centro binacional do Estado com chancela da Embaixada Americana para a promoção do ensino da língua inglesa. Além disso, a atuação do IBEU no cenário cultural se estende à Galeria de Arte IBEU, localizada na unidade Jardim Botânico, na R. Maria Angélica, 168, um espaço renomado que promove exposições de artistas consagrados e novos talentos. Com parcerias internacionais e projetos exclusivos, o IBEU fortalece o intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos.

Serviço:

PARQUE
Uma exposição de: Bernardo Magina, Bruno Miguel e Pedro Varela
Visitação: de 03/10 a 05/12/2025
Local: Galeria de Arte IBEU – Rua Maria Angélica, 168 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Dias e horários: segunda a quinta, das 13h às 19h, sextas das 12h às 18h

Entrada gratuita

Instagram: https://www.instagram.com/galeriaibeu

Bia Lessa - Crédito Fabio Souza Leia Mais

Reta final de “Anos-Luz”: instalação e encontros que celebram 120 anos da Light terminam em novembro no MAM Rio

Galeria de Arte IBEU retoma tradicional edital “Novíssimos” e convoca artistas para o biênio 2026/2027 Leia Mais

Galeria de Arte IBEU retoma tradicional edital “Novíssimos” e convoca artistas para o biênio 2026/2027

Divulgação Leia Mais

Da censura à celebração: Artista plástico brasileiro Gerson Fogaça expõe obras na Argentina

Crédito fotográfico: Fabio Souza Leia Mais

Conversas Anos-Luz recebe Luiz Camillo Osório e Felipe Sussekind com entrada gratuita no MAM Rio

Solano Aquino Leia Mais

Solano Aquino apresenta a exposição-performance “Sobre Pedras” em Santo André.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.