Home Estilo e Vida Saúde Pacientes com epilepsia ganham novo dispositivo mais seguro com programação de última geração
Saúde

Pacientes com epilepsia ganham novo dispositivo mais seguro com programação de última geração

Envie
Default Featured Image
Envie

A LivaNova, empresa de tecnologia médica líder de mercado, está lançando no Brasil seu mais inovador sistema de estimulação do nervo vago (“VNS Therapy”) composto pelo gerador SenTiva® e um sistema de programação de última geração para o tratamento de pacientes com epilepsia resistente a medicamentos.

O SenTiva recebeu a aprovação da Anvisa em outubro do ano passado e já havia recebido a aprovação dos órgãos reguladores dos Estados Unidos, o FDA, em 2017, e da Comunidade Europeia em 2018.

O gerador SenTiva oferece a menor e mais leve terapia responsiva à condição clínica do paciente com uma série de novos recursos avançados para o tratamento de pacientes com epilepsia resistente a medicamentos. SenTiva é o único dispositivo de seu tamanho que inclui o Modo AutoStim, também conhecido como Modo de Resposta a crises de epilepsia, que é projetado para detectar convulsões e administrar automaticamente um estimulo adicional. O gerador também foi projetado para coletar e registrar eventos como a posição do corpo do paciente e as variações da frequência cardíaca.

O sistema de programação de última geração inclui um pequeno tablet e um aparelho para detecção dos dados do gerador sem fio, compatível com o gerador SenTiva e todos os geradores de terapia VNS da LivaNova. Quando combinado com a tecnologia inteligente do SenTiva, o Sistema de Programação oferece várias opções avançadas e torna o tratamento mais fácil e eficiente por meio de recursos personalizados para atender a necessidade de cada paciente.

“O gerador SenTiva e o novo sistema de programação representam um avanço no tratamento da terapia VNS para pacientes com epilepsia resistente a medicamentos em todo o mundo”, disse Celso Freitas, diretor médico da LivaNova. “O novo sistema de terapia VNS é mais simples de usar, facilitando o tratamento da epilepsia resistente a medicamentos. O gerador SenTiva e o sistema de programação trabalham juntos para permitir que os médicos obtenham resultados importantes com confiança, por meio de tecnologia inteligente e personalizável. Depois de um lançamento bem-sucedido nos EUA e na Europa, esperamos ver os pacientes brasileiros se beneficiarem de nossos avanços tecnológicos mais recentes.

Novos recursos

  • Programação guiada: a tecnologia avançada permite que os médicos administrem com rapidez e confiança um tratamento comprovado de modo simplificado.
  • Programação agendadaos médicos podem programar com segurança várias etapas terapêuticas em uma visita ao consultório; o gerador aumentará gradativa e automaticamente a terapia, sem a necessidade de o paciente retornar a uma consulta médica exclusiva para isso. A programação guiada pode ser muito útil, uma vez que muitos pacientes com epilepsia não conseguem se deslocar com facilidade. Esse recurso também pode permitir que o paciente atinja uma dosagem-alvo mais rapidamente.
  • Programação dia-noite: os médicos têm flexibilidade incomparável para personalizar a terapia seguindo as diferentes necessidades de seus pacientes em horários específicos, seja dia ou noite.

“Os novos recursos ajudarão a melhorar a qualidade de vida geral dos pacientes, tornar a terapia VNS mais fácil de usar e agregar valor ao sistema de saúde. Um ponto fundamental é que o novo gerador dispensa seguidas visitas ao médico para reajustes, já que possibilita a programação antecipada das etapas seguintes, e isto é de extrema importância, principalmente em épocas de pandemia”, afirma a neurocirurgiã Alessandra Moura, que realizou o primeiro implante do SenTiva no país no início do mês. Vânia Nascimento, mãe de Marina dos Santos Nascimento, 11 anos, a primeira paciente implantada no Brasil, conta que desde que a filha usa a terapia VNS suas convulsões pararam, e que a inovação de programação que o novo gerador traz facilitará sua vida. “Sempre que levava minha filha ao médico para reajuste tinha que me ausentar do trabalho, e minha filha da escola, e essa nova função nos ajudará bastante”, afirma.

Sobre a terapia VNS

A Terapia VNS é clinicamente comprovada como apresentando um perfil de segurança e eficácia favorável para o tratamento de epilepsia resistente a medicamentos para adultos e crianças. A terapia VNS foi projetada para prevenir crises antes que ocorram e diminuir sua duração e intensidade se ocorrerem. É uma abordagem de tratamento exclusiva desenvolvida para pessoas com epilepsia resistente a medicamentos – uma condição que afeta uma em cada três pessoas com epilepsia. Mais de 100.000 pacientes utilizam a terapia em todo o mundo. Para obter mais informações, visite https://vnstherapy.com

A Epilepsia

A epilepsia é uma condição neurológica com incidência em torno de 1 a 2% da população. De acordo com a OMS, aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de epilepsia, o que posiciona a epilepsia como uma das doenças neurológicas crônicas mais comuns no planeta. No Brasil, estimativas variam de 2 a 3 milhões de pessoas. Ela ocorre quando o cérebro não funciona corretamente e um grupamento de células cerebrais (neurônios) se comporta de maneira hiperexcitável.

Atualmente existem três opções de tratamento para a doença: a química (medicamentos e/ou dieta), a cirurgia ressectiva e a neuromodulação (terapia VNS). A maioria dos pacientes com epilepsia recebe o tratamento medicamentoso e quando este é feito corretamente 70% tem boa resposta, podendo até viver sem crises. Os casos com indicação cirúrgica são restritos, ocorrendo somente quando a região cerebral responsável pelas crises é bem definida e sua remoção não trará consequências ao paciente. No entanto, 20 a 30% dos pacientes refratários não evoluem bem ou não são candidatos à cirurgia.  Para estes, o tratamento disponível é a neuromodulação.  Dentro deste tipo de tratamento o estimulador do nervo vago (terapia VNS) foi o primeiro a ser aprovado pelo FDA em 1997, e no Brasil em 2000.

Inscreva-se para receber notícias sobre Saúde

Envie

RBN Stories