No começo deste mês de junho (4), em cerimônia no ITA/DCTA, foi realizada a entrega da Medalha Montenegro AEITA (Associação dos Engenheiros do ITA). Uma das personalidades que teve a honraria foi o engenheiro aeronáutico e fundador da Embraer, Ozires Silva. A filha de Ozires, Ana Maria Bueno Silva Pinheiro, representou o pai no evento para o recebimento da medalha.
O prêmio é concedido anualmente a iteanos que deram grandes contribuições para o Brasil e para o mundo.
“Ozires Silva é muito grato ao ITA, porque ele era uma pessoa simples, que jamais poderia arcar com os custos de uma universidade. Ele veio para a instituição como militar e agarrou a oportunidade com unhas e dentes. Foi um divisor na vida dele, em termos de conhecimento e ambiente propício. E ele realizou seu sonho, pois a Embraer é conhecida mundialmente. O mundo inteiro voa num avião da Embraer, algo a que ele não imaginava chegar, foi além do que ele sonhou”, declarou Ana Maria.
1ª Edição do Prêmio em 2024 – Indicação de Candidatos
Nesta edição, as turmas elegíveis foram as de 1950 a 1962. Convidadas a indicar um representante para participar da votação, essas turmas foram separadas em dois grupos: 1950 a 1958 e 1959 a 1962. Os dois ex-alunos mais votados de cada grupo receberam o Prêmio.
Os iteanos alunos ou ex-alunos da graduação participaram da votação. Entre os indicados nos dois grupos estavam: Arno Clóvis Alves Cabral – T54, Elve Monteiro de Castro – T57, Hugo de Oliveira Piva – T58, Francisco Leme Galvão – T59, Antônio Rego Gil – T60, João Gomez – T61, Ozires Silva – T62.
O resultado foi:
Grupo 1:
Arno Clóvis Alves Cabral – T54
Hugo de Oliveira Piva – T58
Grupo 2:
João Gomez – T61
Ozires Silva – T62
Outras informações sobre a Medalha Montenegro no site: https://www.aeita.com.br
Assessoria de Imprensa do INVOZ: Renata Vanzeli – (12)99768-0799. (@solucaotextual)