É preciso ter hábitos específicos para melhorar a qualidade do sono
Um dos pilares para que as pessoas tenham uma boa qualidade de vida e uma saúde ideal é dormir bem. Pois é, alguns podem não saber, mas ter aquela noite de sono maravilhosa gera muito mais benefícios do que só descansar o corpo e a mente.
Apesar disso, nem todo mundo consegue dormir apenas quando se deita na cama e fecha os olhos. Na verdade, tudo o que se faz no decorrer do dia acaba impactando na hora de dormir, seja para o bem ou para o mal. Por isso, especialistas recomendam ter alguns hábitos para conseguir descansar da forma adequada. Confira quais a seguir.
Cafeína em hora (e quantidade) errada
Café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, mas consumir em horário errado e também em excesso pode influenciar diretamente na qualidade do sono. Isso porque, mesmo horas após beber, a cafeína ainda circula no corpo, o que pode impedir que uma pessoa tenha um sono profundo durante a noite.
Além disso, a substância também é encontrada em grandes níveis em outros produtos, como energético, chá mate, chá preto e refrigerantes de cola. O recomendado é não consumir essas bebidas em excesso e muito tarde.
Cuidado com a luz
Por mais que deixar o quarto escuro possa parecer uma questão de preferência, especialistas apontam que a luz pode alterar os ciclos biológicos e, consequentemente, a produção de hormônios. A melatonina e o cortisol, por exemplo, são os responsáveis por garantir um bom descanso. Então, o recomendado é fechar as cortinas, apagar as luzes e deixar o quarto mais escuro.
Usar eletrônicos antes de dormir
Há alguns anos, pesquisas são realizadas para apontar os problemas gerados por causa de uma alta exposição às telas, como celulares, televisões, computadores, etc. E um dos estudos, feito por Harvard, apontou que eles podem atrapalhar a produção dos dois hormônios citados anteriormente. Isso confunde o cérebro e atrapalha o descanso. Pelo menos uma hora antes de dormir, não veja nada em telas.
Alimentos pesados
A alimentação também pode ser uma grande aliada ou se tornar uma vilã. Afinal de contas, comer muito antes de se deitar pode gerar refluxo. O ideal é que alimentos gordurosos e condimentados, além de açúcares e carboidratos, sejam evitados.
Temperatura inadequada
Outra recomendação que os neurologistas apontam é manter o quarto na temperatura ideal. Ou seja, nem muito quente, nem muito frio. Para isso, é possível encontrar umidificadores de ar ou ares-condicionados com preços melhores em leilão de eletrodomésticos e garantir que a temperatura seja ideal para não atrapalhar o sono.